Avançar para o conteúdo principal

Abrantes vetou nome de Ximenes Belo

Manuel Abrantes, Embaixador da RDTL acreditado em Portugal, quis impedir a presença do Nobel da Paz e antigo Bispo de Díli, D. Carlos Ximenes Belo, na confraternização dos timorenses e amigos de Timor com o Primeiro-ministro Xanana Gusmão - na sua última visita oficial a Portugal - no auditório da Aula Magna da Universidade de Lisboa, vetando o seu nome da lista de convidados para o evento elaborada pelo Gabinete do Primeiro-ministro e entregue à Embaixada para processar os convites.

Foi necessária a intervenção do próprio Primeiro-ministro para o demover dos seus intentos, tendo Xanana Gusmão puxado dos seus galões no ofício que lhe enviou, recordando-lhe - caso se tenha esquecido - que a função de um embaixador é seguir as directrizes emanadas do Governo, e nunca agir de 'motu proprio' nem tão pouco contrariar as orientações do Primeiro-ministro.

Comentários

Anónimo disse…
O Manuel Abrantes e uma mao do Mari Alkatiri, e como tal, devera em breve ser substituido por outro. Forsa Xanana!
Anónimo disse…
O Manuel Abrantes é um lambe botas da Fretilin Maputo que anda a enfeitar as àrvores, pilhares de electricidade e pontes de Timor Leste com bandeiras do partido retrogado Fretilin Maputo...

A Comunidade Timorense em Portugal está acompanhar de perto as actuações da Sua Excelencia Embaixador de Timor acreditado em Lisboa...! Representar a comunidade na diáspora é uma missão fundamental e esquecer dela é sinónimo de querer terminar o mandato antes do tempo...!

Viva Fretilin Maputo
Anónimo disse…
Ora que esta é que não imaginava... então está explicado porque é que não era preciso convites para o encontro com os timorenses. Foi o sr. Manuel Abrantes que andou "a distribuir convites"? Quer dizer, tentou controlá-los. Tá mal, assim tá mal. Assim se percebe algumas caras de pau no evento... outras sorridentes a disfarçar mas está bem lá comeram qualquer coisa.

Há uma série de assuntos ainda não tratados pelo sr. Embaixador em relação à diáspora. É triste.

Já agora, como se contacta o autor deste blog? É azelhice minha certamente mas gostava de saber. Tenho uma informação que pode ser pertinente.
Anónimo disse…
O autor deste blogue é o Sebastião Aparicio Guterres irmão do Padre Apoliário e do Vicente aparicio Guterres.
Uma Familia bastante conhecida pelas suas atitudes direitistas e fazcistas

Mensagens populares deste blogue

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!

Língua materna como língua de instrução: estupidez e teimosia do ME timorense

O melhor caminho para desenvolver as línguas maternas timorenses - vulgo línguas nacionais - é constituir equipas de estudiosos falantes nativos de cada uma das línguas (com a ajuda e colaboração de linguistas) para as estudar, analisar e estruturar a sua morfologia e sintaxe, e posterior aprovação da sua norma ortográfica pelo Parlamento Nacional a fim de haver uniformização no seu uso e ensino, evitando que uma mesma palavra tenha três ou quatro grafias diferentes. A política educativa deve estar integrada na estratégia de defesa e segurança nacional. Não deve servir, nunca, para abrir brechas na segurança e unidade do país. A educação não se limita apenas a ensinar a ler e a escrever ("literacia") e a ensinar efectuar operações aritméticas ("numeracia"). Num país multilingue - como o nosso - e de tradição oral é imperativo haver uma língua de comunicação comum a todos os falantes das cerca de uma vintena de línguas nacionais. Neste momento, o tétum já preenche es