Avançar para o conteúdo principal

A minha passagem por Bali





Bali tem uma indústria turística florescente devido à afabilidade das suas gentes, da sua cultura única naquela região do mundo - herdeira do hinduísmo pacifista - e das suas praias lindíssimas de água tépida. Bali dispõe de infraestuturas e equipamentos hoteleiros de qualidade e clínicas de ponta para a tranquilidade e segurança dos turistas ocidentais mais exigentes.

No verão último, fiz escala em Denpasar e tive a oportunidade de dar uma volta pela cidade e seus arrabaldes. A cidade é pequena e linda, com uma população muito pacífica, onde não existe roubo nem violência gratuita. Mas Bali não tem tanta beleza natural, em bruto, como tem Timor.

Timor tem praias mais lindas que Kuta, uma cordilheira de montanhas - onde, nas suas encostas, florescem diversas plantas alpinas e, nos seus vales, abundam florestas tropicais densas de árvores centenárias - e uma fauna diversificada desde aves exóticas residentes a mamíferos e marsupiais. Timor tem também um mar de corais com condições para o mergulho e na sua costa sul para o surf. Timor tem tudo para igualar a Bali na área do turismo.

Mas a arte de bem receber quem nos visita, os timorenses têm muito que aprender com os balineses. Pelo menos esta geração de timorenses! Pois o turismo depende num primeiro momento mais da hospitalidade e afabilidade dos timorenses. Não da beleza das nossas praias e montanhas.

Comentários

Sebastião,

têm boas condições de vida as pessoas que enquadram a indústria hoteleira? Espero que sim ...

Boas festas,
Sebastião disse…
Margarida,

Desejo-lhe Boas Festas e um Feliz Natal.

Sebastião.
Anónimo disse…
Nem por isso. A industria hoteleira de Bali e' controlada por estrangeiros e por grandes figuras do exercito Indonesio.

Bali em si, como provincia e povo, beneficia relativamente muito pouco com o turismo. Ha alguns anos atras o governo provincial de Bali pediu ao governo de Jakarta maior autonomia economica argumentando que dos cerca de 20 mil milhoes de dolares anuais gerados pelo turismo na ilha so uma fraccao permanecia em Bali sendo o resto canalizado para os cofres em jakarta.

O melhor hospital em Bali foi contruido pelos dolares da assistencia australiana fornecidos logo apos aos atentados bombistas que ceifaram tantas vidas australianas como resultado directo das explosoes e outras pela falta de condicoes que as instalacoes hospitalares tinham ate entao.
Sendo Bali um destino turistico mais popular na Australia, o governo australiano concluiu corretamente que modernizar o hospital atraves de ajuda finanseira traduzia-se a ajudar a salvar as vidas dos seus cidadaos que proventura tivessem que la ir parar.

Boas festas a todos.
Oxalá as coisas mudem para melhor nestes próximos anos! Ao que parece 2009 não será fácil mas não podemos deixar o ânimo!

Bem-hajam aqueles que se preocupam e tentam contribuir para um futuro bem melhor - o ser Humano merece ...

Boas Festas, ânimo e força para todos nós.

Abraço amigo,
Margarida

Mensagens populares deste blogue

23/01: o modelo ADD do ME pode vir a ser suspenso!

Paulo Portas - no seu discurso de encerramento do Congresso do CDS-PP - solicitou ao Secretário-geral do Partido Socialista José Sócrates para conceder liberdade de voto aos deputados da bancada do PS na votação da proposta do seu partido do diploma de um novo modelo de avaliação do desempenho docente agendada para dia 23/01, 6ª feira.

Comandos Timorenses - Rostos (1)

Capitão Chung discursando numa festa de confraternização da Associação de Comandos com os refugiados timorenses no ano de 1978. No palco, estão em primeiro plano o capitão Chung (passou à reserva com o posto de coronel) e ao fundo as crianças do coro Loro Sa'e, dirigido pelo maestro Cornélio Vianey da Cruz. Vicente Guterres, actual deputado do Parlamento Nacional timorense  - e ex-Presidente do mesmo parlamento que renunciou ao cargo em 5 de maio de 2016 - em frente ao Monumento dos Comandos, no Regimento dos Comandos de Amadora. Foto tirada em Maio de 1982. Fez o curso de Comando no 1º turno de 1982.