Avançar para o conteúdo principal

Convite a Alkatiri em causa

A bancada parlamentar do CNRT questiona o convite a Mari Alkatiri por Ramos-Horta para coordenar a equipa governamental do AMP às negociações relativas a 'pipeline' do campo petrolífero Greater Sunrise em disputa com a Austrália, argumentando que Alkatiri não tem autoridade política para desempenhar com êxito tal tarefa de suma importância para o desenvolvimento e progresso do país uma vez que já cedeu no passado às exigências da equipa negocial australiana, 'alienando a linha da fronteira marítima com a Austrália por cinquenta anos', deixando para a jurisdição australiana grandes áreas ricas em petróleo.

Comentários

Anónimo disse…
Horta respondeu "a que" com ameacas de um corte de relacoes com o governo??

Uma resposta tem que ser em relacao a alguma coisa.

Ora bem, a historia e' assim.

Pelo que consta, a 'nomeacao' do Mari Alkatiri para liderar TODOS os esforcos das negociacoes do PETROLEO foram feitos por Ramos-Horta a revelia do governo e do proprio PM Xanana Gusmao.

A reuniao do trio Ramos Horta, Xanana e Mari nao produziu qualquer acordo definitivo.

Consta que Ramos-Horta tera esperado que o PM Xanana saisse do pais em visita a Portugal para encontrar-se com Alkatiri e fazer os arranjos 'finais'.

Parece ter querido impingir ao governo a sua decisao de por o Mari responsavel por tudo que e' petroleo.

Para isso, dizem que Horta apressou-se a redigir um comunicado de imprensa para anunciar, enquanto o PM Xanana estava de costas, aos timorenses que ele tinha feito um cozinhado e que a partir do momento ficava incluido no ementa a 'salada russa'.

Em retaliacao a isso, a bancada do CNRT fez uma declaracao a denunciar o Horta por ter-se imiscuido em assuntos para os quais nao tinha competencia e de fazer decisoes unilaterais relativamente a questoes de competencia do governo.

Parece que Horta nao gostou e ameacou um corte de relacoes com o governo se nao acatassem a sua decisao unilateral.

Aqui os carissimos leitores podem, com toda a razao, perguntar porque esta atitude de Ramos-Horta em insistir que o Mari Alkatiri seja o responsavel pelo petroleo e logo atraves de uma decisao unilateral em materias que nao lhe competem?

Bem, ao que parece esta questao toda esta relacionada com umas companhias petroliferas do Kuwait com quem, consta, tanto Ramos-Horta como Mari Alkatiri tem as mais 'cordiais' relacoes.

Nao foi por acaso que os Kuwatis fizeram tantas ofertas a Ramos-Horta desde ambulancias a dezenas de mercedes e tambem mandaram um jato de luxo para tirar Rogerio Lobato de Timor.

Sera por isso que agora se tornou tao importante para alguns que Mari Alkatiri esteja a frente das negociacoes do petroleo? E' que havendo sucesso com o gasoduto vai ser preciso dar contratos a companhias para desenvolver a industria petrolifera em Timor.

Politica, politica, negocios a parte.

Cada um tire a sua conclusao.
Anónimo disse…
O governo da AMP vai ser um osso dificil para o Mari Alkatiri roer. O PR Ramos Horta e uma moeda com 2 caras, da um no cravo e outra na ferradura.
Gostava de saber a sua fonte Sebastião, apenas para arquivo.

Cumprimentos,
m.
Sebastião disse…
Margarida,

A minha fonte são amigos meus no terreno relacionados com Parlamento Nacional.

Esta informação é fidedigna.

Mais: O Pr Horta ficou muito irritado ao tomar conhecimento da posição da bancada do CNRT relativa ao seu convite endereçado ao ex-PM Alkatiri para coordenar e encabeçar as negociações para trazer o 'pipeline' do Greater Sunrise para o território timorense.

Sebastião

PS: Amanhã, 3/12, vamos fazer parar todas as escolas públicas do país. Profs: só unidos venceremos.
Sebastião,

integrar e cooperar talvez seja uma boa e frutífera ideia. Dúvidas sobre Alkatiri são mais do que pertinentes ...
Não sabia que Mari iria coordenar ou que tal seria uma possibilidade. Entendi, pelo que soube, que iria estar presente e com objectivo comum, baptizado pela paz.
Sinto que vai correr bem e que uns e outros (as excepções conhecem-se) poderão ficar tranquilos.

Amanhã é um dia na vida dos professores, mais uma greve onde não saberemos números reais ...

Abraço solidário,
M.

Mensagens populares deste blogue

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!

Língua materna como língua de instrução: estupidez e teimosia do ME timorense

O melhor caminho para desenvolver as línguas maternas timorenses - vulgo línguas nacionais - é constituir equipas de estudiosos falantes nativos de cada uma das línguas (com a ajuda e colaboração de linguistas) para as estudar, analisar e estruturar a sua morfologia e sintaxe, e posterior aprovação da sua norma ortográfica pelo Parlamento Nacional a fim de haver uniformização no seu uso e ensino, evitando que uma mesma palavra tenha três ou quatro grafias diferentes. A política educativa deve estar integrada na estratégia de defesa e segurança nacional. Não deve servir, nunca, para abrir brechas na segurança e unidade do país. A educação não se limita apenas a ensinar a ler e a escrever ("literacia") e a ensinar efectuar operações aritméticas ("numeracia"). Num país multilingue - como o nosso - e de tradição oral é imperativo haver uma língua de comunicação comum a todos os falantes das cerca de uma vintena de línguas nacionais. Neste momento, o tétum já preenche es