Avançar para o conteúdo principal

Novo Palácio Presidencial em Construção

Este é o novo Palácio presidencial, ainda em construção, oferecido pela República Popular da China (disseram-me que era oferecido, certeza não tenho!), localizado no antigo heliporto de Díli.

Quando se concluir e inaugurada a obra, o Presidente Horta deixará o Palácio das Cinzas e terá como local de trabalho um espaço moderníssimo, com todos os confortos, amplo e arejado, digno da função presidencial.

Os técnicos e operários especializados e restante mão de obra são todos chineses, também os materiais de construção, excepto - penso eu - a areia. Comem e dormem nos estaleiros das obras.

Em Díli, os timorenses com quem falei receiam a colocação de aparelhos de escuta sofisticados durante a sua construção! Na minha modesta opinião, a nossa pequenez como país não deve justificar que os chineses se dêem ao trabalho de, no futuro, escutar as conversas do nosso Presidente com quem quer que seja. Mas, não se sabe!

Comentários

quink644 disse…
Tanto quanto sei os chineses não dão nada a ninguém, como tal aqui há qualquer coisa que traz água no bico.
Como já parece ser irreversível, proponho que lhe chamem o Palácio do Pagode...
Anónimo disse…
e quem eh que daa qquer coisa a alguem sem trazer agua no bico???!!!
Anónimo disse…
Alo Dili

Nao so o palacio presidencial esta a ser construido pela China (RPChina) mas tambem o Ministerio dos Negocios Estrangeiros concluido, Embaixada Chinesa, o edifico do Ministerio da Defesa e o seu Quartel General e 100 casas paras as forcas de defesa em Metinaro o local escolhido tudo deve-se ao anterior governo da Fretilin pricipalmente o trabalho do Ministerio das Obras Publicas.Tambem a construcao de dois barcos para marinha das forcas armadas.
E tambem nao se deve esquecer esta a ser concluido a residencia do presidente em Lahane pela companhia portuguesa ENSUL contracto assinado pelo anterior governo ligado ao Ministerio das Obras Publicas.

Eu preferia os chineses do que os paises que nos invadiram pela presenca das forcas estrangeiras e da crise que criaram em 2006 um golpe que lancaram por terra a democracia que tinhamos criado desde a independencia com o objectivo de nos apoderar os nossos recursos naturais.

Adeus

de Aikurus
Anónimo disse…
Muito pelo contrario. Timor e' uma ilha pequena mas grande para os interesses geoestrategicos das super potencias.

Ja repararam que para um pais tao pequeno e tao 'insiginificante' Timor tem embaixadas dos grandes paises do mundo? So falta a Russia abrir tambem uma embaixada para completar o ramalhete.

Afinal quais sao os interesses que estes gigantes todos tem com Timor para justificar o estabelecimento de uma embaixada?

Obviamente que sao interesses geoestrategicos porque nao pode ser interesses economicos. No aspecto economico Timor e' mesmo insignificante.

Por isso nao me admiro nada se qualquer um desses paises estivesse interessado numa linha directa aos 'pensamentos e conversas' do PR.
Anónimo disse…
Na minha modesta opinião, acho que a história dos submarinos nucleares a passarem por baixo "do cogumelo (leia-se ilha de Ataúro) leva-me a pensar naquela de que a zona é cativa às super-potências... e que eu saiba, todos o podem saber simplesmente... os submarinos que ali passam, nucleares e pejados de comidinha boa para navegarem a todo o vapor debaixo de água... são de qual estratégia? A China e outros, esperam que os EUA façam algumas "retiradas" estratégicas de pontos estratégicos... não percebo nada disto. Quando passarem submarinos... Chineses por baixo de Ataúro... minha gente... está o pessoal frito a ocidente...
Anónimo disse…
http://ermera.blogspot.com/2008/12/atc-inicia-as-frias-com-festa-de-natal.html

Mensagens populares deste blogue

23/01: o modelo ADD do ME pode vir a ser suspenso!

Paulo Portas - no seu discurso de encerramento do Congresso do CDS-PP - solicitou ao Secretário-geral do Partido Socialista José Sócrates para conceder liberdade de voto aos deputados da bancada do PS na votação da proposta do seu partido do diploma de um novo modelo de avaliação do desempenho docente agendada para dia 23/01, 6ª feira.

Comandos Timorenses - Rostos (1)

Capitão Chung discursando numa festa de confraternização da Associação de Comandos com os refugiados timorenses no ano de 1978. No palco, estão em primeiro plano o capitão Chung (passou à reserva com o posto de coronel) e ao fundo as crianças do coro Loro Sa'e, dirigido pelo maestro Cornélio Vianey da Cruz. Vicente Guterres, actual deputado do Parlamento Nacional timorense  - e ex-Presidente do mesmo parlamento que renunciou ao cargo em 5 de maio de 2016 - em frente ao Monumento dos Comandos, no Regimento dos Comandos de Amadora. Foto tirada em Maio de 1982. Fez o curso de Comando no 1º turno de 1982.