Avançar para o conteúdo principal

Novo Palácio Presidencial em Construção

Este é o novo Palácio presidencial, ainda em construção, oferecido pela República Popular da China (disseram-me que era oferecido, certeza não tenho!), localizado no antigo heliporto de Díli.

Quando se concluir e inaugurada a obra, o Presidente Horta deixará o Palácio das Cinzas e terá como local de trabalho um espaço moderníssimo, com todos os confortos, amplo e arejado, digno da função presidencial.

Os técnicos e operários especializados e restante mão de obra são todos chineses, também os materiais de construção, excepto - penso eu - a areia. Comem e dormem nos estaleiros das obras.

Em Díli, os timorenses com quem falei receiam a colocação de aparelhos de escuta sofisticados durante a sua construção! Na minha modesta opinião, a nossa pequenez como país não deve justificar que os chineses se dêem ao trabalho de, no futuro, escutar as conversas do nosso Presidente com quem quer que seja. Mas, não se sabe!

Comentários

quink644 disse…
Tanto quanto sei os chineses não dão nada a ninguém, como tal aqui há qualquer coisa que traz água no bico.
Como já parece ser irreversível, proponho que lhe chamem o Palácio do Pagode...
Anónimo disse…
e quem eh que daa qquer coisa a alguem sem trazer agua no bico???!!!
Anónimo disse…
Alo Dili

Nao so o palacio presidencial esta a ser construido pela China (RPChina) mas tambem o Ministerio dos Negocios Estrangeiros concluido, Embaixada Chinesa, o edifico do Ministerio da Defesa e o seu Quartel General e 100 casas paras as forcas de defesa em Metinaro o local escolhido tudo deve-se ao anterior governo da Fretilin pricipalmente o trabalho do Ministerio das Obras Publicas.Tambem a construcao de dois barcos para marinha das forcas armadas.
E tambem nao se deve esquecer esta a ser concluido a residencia do presidente em Lahane pela companhia portuguesa ENSUL contracto assinado pelo anterior governo ligado ao Ministerio das Obras Publicas.

Eu preferia os chineses do que os paises que nos invadiram pela presenca das forcas estrangeiras e da crise que criaram em 2006 um golpe que lancaram por terra a democracia que tinhamos criado desde a independencia com o objectivo de nos apoderar os nossos recursos naturais.

Adeus

de Aikurus
Anónimo disse…
Muito pelo contrario. Timor e' uma ilha pequena mas grande para os interesses geoestrategicos das super potencias.

Ja repararam que para um pais tao pequeno e tao 'insiginificante' Timor tem embaixadas dos grandes paises do mundo? So falta a Russia abrir tambem uma embaixada para completar o ramalhete.

Afinal quais sao os interesses que estes gigantes todos tem com Timor para justificar o estabelecimento de uma embaixada?

Obviamente que sao interesses geoestrategicos porque nao pode ser interesses economicos. No aspecto economico Timor e' mesmo insignificante.

Por isso nao me admiro nada se qualquer um desses paises estivesse interessado numa linha directa aos 'pensamentos e conversas' do PR.
Anónimo disse…
Na minha modesta opinião, acho que a história dos submarinos nucleares a passarem por baixo "do cogumelo (leia-se ilha de Ataúro) leva-me a pensar naquela de que a zona é cativa às super-potências... e que eu saiba, todos o podem saber simplesmente... os submarinos que ali passam, nucleares e pejados de comidinha boa para navegarem a todo o vapor debaixo de água... são de qual estratégia? A China e outros, esperam que os EUA façam algumas "retiradas" estratégicas de pontos estratégicos... não percebo nada disto. Quando passarem submarinos... Chineses por baixo de Ataúro... minha gente... está o pessoal frito a ocidente...
Anónimo disse…
http://ermera.blogspot.com/2008/12/atc-inicia-as-frias-com-festa-de-natal.html

Mensagens populares deste blogue

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!

Língua materna como língua de instrução: estupidez e teimosia do ME timorense

O melhor caminho para desenvolver as línguas maternas timorenses - vulgo línguas nacionais - é constituir equipas de estudiosos falantes nativos de cada uma das línguas (com a ajuda e colaboração de linguistas) para as estudar, analisar e estruturar a sua morfologia e sintaxe, e posterior aprovação da sua norma ortográfica pelo Parlamento Nacional a fim de haver uniformização no seu uso e ensino, evitando que uma mesma palavra tenha três ou quatro grafias diferentes. A política educativa deve estar integrada na estratégia de defesa e segurança nacional. Não deve servir, nunca, para abrir brechas na segurança e unidade do país. A educação não se limita apenas a ensinar a ler e a escrever ("literacia") e a ensinar efectuar operações aritméticas ("numeracia"). Num país multilingue - como o nosso - e de tradição oral é imperativo haver uma língua de comunicação comum a todos os falantes das cerca de uma vintena de línguas nacionais. Neste momento, o tétum já preenche es