Avançar para o conteúdo principal

Dando voz aos comentaristas (4)




Ainda Bali

A propósito da postagem «A minha passagem por Bali», nossa amiga Margarida - do blogue Umalúlik - queria saber se as pessoas que enquadram a indústria hoteleira de Bali teriam boas condições de vida. Como o meu esclarecimento estava a tardar, um outro amigo nosso teve a gentileza de tirar a dúvida a nossa amiga e visitante Margarida.

«Margarida disse...
Sebastião,

têm boas condições de vida as pessoas que enquadram a indústria hoteleira? Espero que sim ...

Boas festas,
21 de Dezembro de 2008 23:43

Anónimo disse...

Nem por isso. A industria hoteleira de Bali e' controlada por estrangeiros e por grandes figuras do exercito Indonesio.

Bali em si, como provincia e povo, beneficia relativamente muito pouco com o turismo. Ha alguns anos atras o governo provincial de Bali pediu ao governo de Jakarta maior autonomia economica argumentando que dos cerca de 20 mil milhoes de dolares anuais gerados pelo turismo na ilha so uma fraccao permanecia em Bali sendo o resto canalizado para os cofres em Jakarta.

O melhor hospital em Bali foi contruido pelos dolares da assistencia australiana fornecidos logo apos aos atentados bombistas que ceifaram tantas vidas australianas como resultado directo das explosoes e outras pela falta de condicoes que as instalacoes hospitalares tinham ate entao. Sendo Bali um destino turistico mais popular na Australia, o governo australiano concluiu corretamente que modernizar o hospital atraves de ajuda financeira traduzia-se a ajudar a salvar as vidas dos seus cidadaos que proventura tivessem que la ir parar.

Boas festas a todos.
24 de Dezembro de 2008 1:51»

Obrigado, pelo esclarecimento, amigo. Continue a dar-nos a sua contribuição em comentários.

Comentários

Sebastião!

Grata pela atenção.
Mas, há-que desenvolver o turismo em Timor e preparar profissionais, isso é sempre uma mais-valia!

Obrigada, amigo e, espero que esteja a passar umas Boas Festas.

Abraço
Sebastião disse…
Margarida,

Desejo a si a continuação de Boas Festas junto dos seus.

Obrigado pelas suas palavras, amiga.

Sebastião
Anónimo disse…
Obviamente que o turismo em Timor deve ser desenvolvido ate porque e' o sector que mais emprego pode gerar para os timorenses e mais riqueza pode gerar para o pais a seguir ao sector petrolifero.

No entanto ha que ter-se um certo cuidado para evitar que a industria passe a ser dominada por um certo tipo de operadores e de practicas 'indesejaveis' que se sabe andam sempre atentos a novas oportunidades para espalharem as suas raizes.
Totalmente de acordo com o anónimo (1:59)!
Abraço,
M.

Mensagens populares deste blogue

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!

Língua materna como língua de instrução: estupidez e teimosia do ME timorense

O melhor caminho para desenvolver as línguas maternas timorenses - vulgo línguas nacionais - é constituir equipas de estudiosos falantes nativos de cada uma das línguas (com a ajuda e colaboração de linguistas) para as estudar, analisar e estruturar a sua morfologia e sintaxe, e posterior aprovação da sua norma ortográfica pelo Parlamento Nacional a fim de haver uniformização no seu uso e ensino, evitando que uma mesma palavra tenha três ou quatro grafias diferentes. A política educativa deve estar integrada na estratégia de defesa e segurança nacional. Não deve servir, nunca, para abrir brechas na segurança e unidade do país. A educação não se limita apenas a ensinar a ler e a escrever ("literacia") e a ensinar efectuar operações aritméticas ("numeracia"). Num país multilingue - como o nosso - e de tradição oral é imperativo haver uma língua de comunicação comum a todos os falantes das cerca de uma vintena de línguas nacionais. Neste momento, o tétum já preenche es