Avançar para o conteúdo principal

O REPÓRTER DE 11 DE FEVEREIRO


O senhor da foto do meio (parte da cara tapada pela senhora do primeiro plano) é Nuno Franco. Foi quem relatou em primeira mão - além de Mari Alkatiri - para as rádios e televisões portuguesas, nomeadamente TSF e SIC, o atentado contra a vida do Presidente da República, omitindo convenientemente o atentado contra o Primeiro-ministro Xanana Gusmão.

Sabe-se agora que esta mesma personagem, Nuno Franco, quem fez as fotografias exclusivas do corpo do ex-major Alfredo Reinaldo e do seu guarda-costas na mesma manhã do 'golpe' passada apenas cerca de uma hora do atentado para a decapitação do Estado timorense, do qual saiu gravemente ferido o Presidente Horta.

Agora, falta descobrir quem fez a foto da viatura oficial do Primeiro-Ministro Xanana Gusmão, imobilizada na berma da estrada, crivada de balas, visíveis os estragos no vidro traseiro e na respectiva chapa.

Meus amigos, é interessante ver que, logo naquela manhã, havia repórter(es) em cima dos acontecimentos nos dois locais de atentados - sítios ermos, fora de Díli - para captar as imagens das mortes e do carro imobilizado do Primeiro-ministro. E reportar in situ para os média portugueses.

Comentários

Anónimo disse…
O Nuno Franco é um dos elementos da equipa "Malai Azul".
Anónimo disse…
Caro Sebastião,

tb já ouvi dizer que esse senhor foi visto a dirigir-se a um dos jornais locais, cerca de uma hora depois do episódio em causa, ao que consta para, entregar as 'ditas' fotografias.

Diga-me se puder e/ou souber, esse senhor é jornalista?

Com os melhores cumprimentos,
M.
Anónimo disse…
NUNO FRANCO OU MALAI AZUL,NAO E NENHUM JORNALISTA,MAS SIM,UM PORTUGUES OPORTUNISTA. FOI A TIMOR,EM 2OOO OU 2001 ANTES DAS ELEICOES CONSTITUINTES.ESTEVE TAMBEM EM ANGOLA.
Sebastião disse…
Olá Margarida,

Pelo que sei Nuno Franco substituiu António Veladas, durante uma temporada, na direcção do jornal Semanário (em 2004 ou 2005, não tenho a data precisa).

Li alguns editoriais e peças de Nuno Franco. Daí dizer-se que tem formação em jornalismo, desconheço.

Mas de resto, como pessoa, é um senhor simpático.

Cumprimentos,

Sebastião.
Este comentário foi removido pelo autor.
Sebastião disse…
Olá Margarida,

Como é que adivinhei que a mensagem era sua? Pela escrita. É que já vários textos seus, pois há sempre uma 'marca' nossa naquilo escrevemos.

É possível que tenhamos conhecidos em comum! Mais tarde passaremos também a conhecermos. Até lá só pela escrita.

Cumprimentos,

Sebastião.
Anónimo disse…
Nuno Franco e Mari Alkatiri têm os mesmos interesses. Nada de supresas quando apareçam juntos nestes trites acontecimentos. Havia tudo coordenado, basta reler um artigo publicado no Forum Haksesuk para perceber nas mesma manha do 11 Fevereiro havia Fretilinanos que proibiram as suas filhas iam a desfile programado para este dia "Reuniao dos minsitérios da Defesa CPLP" em Dili e um ministro Angola pretendia regressar para Angola uma dia antes dos acontecimentos ou atentados falhados do 11 de Fevereiro...!

Nuno Franco e a sua equipa se não me engano estão a trabalhar em Dili. O "hotel de Timor" é o ponto de encontro destes oportunistas...! mas nada se preocupe porque ninguém escapa se voltarem a traçar planos perigosos contra o estado para ganhar milhoes...a receita eptrolifera de Timor!
Anónimo disse…
Só uma chamada de atenção...

A casa do Presidente Horta não fica num local ermo, mas sim a 5 minutos do centro de Dili, a caminho da praia da Areia Branca...

Sejemos precisos.
Anónimo disse…
A cinco minutos do centro Díli?! Só se o carro tiver asas!

Mensagens populares deste blogue

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!

Língua materna como língua de instrução: estupidez e teimosia do ME timorense

O melhor caminho para desenvolver as línguas maternas timorenses - vulgo línguas nacionais - é constituir equipas de estudiosos falantes nativos de cada uma das línguas (com a ajuda e colaboração de linguistas) para as estudar, analisar e estruturar a sua morfologia e sintaxe, e posterior aprovação da sua norma ortográfica pelo Parlamento Nacional a fim de haver uniformização no seu uso e ensino, evitando que uma mesma palavra tenha três ou quatro grafias diferentes. A política educativa deve estar integrada na estratégia de defesa e segurança nacional. Não deve servir, nunca, para abrir brechas na segurança e unidade do país. A educação não se limita apenas a ensinar a ler e a escrever ("literacia") e a ensinar efectuar operações aritméticas ("numeracia"). Num país multilingue - como o nosso - e de tradição oral é imperativo haver uma língua de comunicação comum a todos os falantes das cerca de uma vintena de línguas nacionais. Neste momento, o tétum já preenche es