O senhor da foto do meio (parte da cara tapada pela senhora do primeiro plano) é Nuno Franco. Foi quem relatou em primeira mão - além de Mari Alkatiri - para as rádios e televisões portuguesas, nomeadamente TSF e SIC, o atentado contra a vida do Presidente da República, omitindo convenientemente o atentado contra o Primeiro-ministro Xanana Gusmão.
Sabe-se agora que esta mesma personagem, Nuno Franco, quem fez as fotografias exclusivas do corpo do ex-major Alfredo Reinaldo e do seu guarda-costas na mesma manhã do 'golpe' passada apenas cerca de uma hora do atentado para a decapitação do Estado timorense, do qual saiu gravemente ferido o Presidente Horta.
Agora, falta descobrir quem fez a foto da viatura oficial do Primeiro-Ministro Xanana Gusmão, imobilizada na berma da estrada, crivada de balas, visíveis os estragos no vidro traseiro e na respectiva chapa.
Meus amigos, é interessante ver que, logo naquela manhã, havia repórter(es) em cima dos acontecimentos nos dois locais de atentados - sítios ermos, fora de Díli - para captar as imagens das mortes e do carro imobilizado do Primeiro-ministro. E reportar in situ para os média portugueses.
Comentários
tb já ouvi dizer que esse senhor foi visto a dirigir-se a um dos jornais locais, cerca de uma hora depois do episódio em causa, ao que consta para, entregar as 'ditas' fotografias.
Diga-me se puder e/ou souber, esse senhor é jornalista?
Com os melhores cumprimentos,
M.
Pelo que sei Nuno Franco substituiu António Veladas, durante uma temporada, na direcção do jornal Semanário (em 2004 ou 2005, não tenho a data precisa).
Li alguns editoriais e peças de Nuno Franco. Daí dizer-se que tem formação em jornalismo, desconheço.
Mas de resto, como pessoa, é um senhor simpático.
Cumprimentos,
Sebastião.
Como é que adivinhei que a mensagem era sua? Pela escrita. É que já vários textos seus, pois há sempre uma 'marca' nossa naquilo escrevemos.
É possível que tenhamos conhecidos em comum! Mais tarde passaremos também a conhecermos. Até lá só pela escrita.
Cumprimentos,
Sebastião.
Nuno Franco e a sua equipa se não me engano estão a trabalhar em Dili. O "hotel de Timor" é o ponto de encontro destes oportunistas...! mas nada se preocupe porque ninguém escapa se voltarem a traçar planos perigosos contra o estado para ganhar milhoes...a receita eptrolifera de Timor!
A casa do Presidente Horta não fica num local ermo, mas sim a 5 minutos do centro de Dili, a caminho da praia da Areia Branca...
Sejemos precisos.