Avançar para o conteúdo principal

Quem é quem na PRIMA FOOD

Pequeno excerto da posição do CNRT relativamente à acusação da Fretilin a Xanana Gusmão - enquanto Primeiro-ministro - de ter favorecido a filha na adjudicação de importação de arroz para fazer face à crise alimentar de 2008.

«No ano passado [2008], respondendo ao apelo do governo, algumas mulheres timorenses, incluindo algumas da Organização Popular da Mulher Timorense (OPMT), do partido Fretilin, fundaram a Associação Empresarial Mulher Timor (Dulce Alves, esposa de Óscar Lima, esposa de Júlio Alfaro, de entre outras).

Sim, é verdade, um dos seus membros é filha de Kay Rala Xanana Gusmão.

Esta empresa tem o nome de PRIMA FOOD, que tem como objectivo capacitar, estimular e desenvolver as competências necessárias das mulheres que se envolvem no desenvolvimento das áreas rurais.

Mas, no dia 1 de Setembro de 2008, a filha de Xanana, de nome Zenilda Gusmão, retira-se como membro desta empresa, enviando uma carta de renúncia ao
Conselho PRIMA FOOD, tendo recebido resposta de confirmação do seu pedido a 11 de Setembro de 2008. Assim, efectivamente, ela [a filha de Xanana] deixou de ser membro [accionista] desta empresa.

Assim sendo, quando a PRIMA FOOD requereu para se candidatar ao concurso de adjudicação para importação de arroz, Zenilda Gusmão já não era membro [accionista] desta empresa. A Presidente desta empresa é Maria Angélica Rangel, irmã mais nova de um ex-Secretário de Estado do governo da Fretilin.

PRIMA FOOD é uma das dezassete empresas timorenses convidadas e que tiveram a confiança do Governo [que passaram pelo crivo dos critérios estabelecidos] para a importação de arroz. Os resultados deste concurso saíram em Novembro de 2008, quando a filha de Xanana Gusmão já não era accionista da PRIMA FOOD.»

Comentários

Anónimo disse…
Mari Alkatiri e seus dois lacaios, Arsenio Bano e Jose Teixeira, sao uns aldraboes. Coitadinhos, estao tao deseperados, que ja recorrem a mentiras.
Anónimo disse…
O TLN tem a obrigação de pedir disculpas ao PM timorense. E já
Alfredo
Br
Anónimo disse…
O Arsenio Bano deve resignar-se imediatamente da sua posicao no Parlamento devido a calunia e difamacao que ele lancou ao PM Xanana Gusmao.

Se o Bano e' coerente com a sua palavra nao deve fazer outra coisa senao resignar-se imediatamente.

Mas claro, isso seria pedir mais destes vermes que so sabem caluniar e lancar acusacoes falsas contra os membros deste governo.

Eles sao uns sedentos pelo poder e Bano e' um criado de Alkatiri disposto a fazer tudo para agradar o seu patrao.
Anónimo disse…
Correccao:

"Mas claro, isso seria pedir DEmais destes vermes que so sabem caluniar e lancar acusacoes falsas contra os membros deste governo."
Anónimo disse…
O TLN já não dialoga com ninguém. Deve ter receio do contraditório, sobretudo em relação ao caso PRIMA FOOD. Porque andaram a caluniar e difamar o PM timorense Xanana injustamente.

Sabem que perderam.

E esta senhor Bano?!
Anónimo disse…
Aquela conversa toda do TLN defender a liberdade de expressao foi tudo areia para os olhos.
Assim que aperceberam da grande gaffe cometida pelos seus patroes da fretilin maputo fecharam logo a caixa de comentarios para nao serem fortemente criticados.

A desculpa que deram de fecharem os comentarios por causa dos comentarios baixos foi uma desculpa esfarrapada porque o blog em si ja insultava, caluniava e difamava atraves das escritas dos seus colaboradores.

Mas assim foi melhor para mostrarem a todos o que eles realmente sao. Uma corja de difamadores e caluniadores escondidos atras do anonimato que o blog lhes oferecia.

Quanto a Fretilin maputo e a ultima campanha de fimacao e calunias contra o PM Xanana Gusmao eles nao hao de escapar-se das consequencias. O povo ha de julga-los nas urnas nas proximas eleicoes.

O parlamento nacional timorense devia levantar-se e exigir a resignacao do raivoso Bano. Ele nao merece ser deputado no parlamento nacional. Ele e' uma nodoa no parlamento nacional.

Cambada de bandidos.
Anónimo disse…
TLN tera o mesmo fim de TIMOR ON LINE.Esperemos pela proxima.A fretilin maputo tem vindo a sofrer sucessivas baixas,Forca XANANA!
Anónimo disse…
TLN podes encerrar
podes fechar
temos o ECA para continuar
temos o ECA para caminhar
temos o ECA para fortificar
temos o ECA para enfrentar
temos o ECA para avancar
temos o ECA para falar e exprssar a nossa grande democracia.

VIVA O ECA!VIVA TIMOR LESTE! VIVA XANANA!
Anónimo disse…
Algumas que estão na Prima Food são militantes da Fretilin. É por isso é que se calaram.

Já toda a gente sabe das mentiras da Fretilin mauputo e do seu megafone TLN. A acusação a Xanana era infundada.
Anónimo disse…
Afinal, estou enganado. O TLN, na pena do seu 'fabricante' (é são todos operários; serão também pedreiros?) António Veríssimo volta a insistir no assunto, a bater na mesma tecla já gasta sobre a PRIMA FOOD...

Vale a pena dar uma saltada até TLN para melhor conhecer a argumentação do porta-voz da Fretilin mauputo.

Mensagens populares deste blogue

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!

Língua materna como língua de instrução: estupidez e teimosia do ME timorense

O melhor caminho para desenvolver as línguas maternas timorenses - vulgo línguas nacionais - é constituir equipas de estudiosos falantes nativos de cada uma das línguas (com a ajuda e colaboração de linguistas) para as estudar, analisar e estruturar a sua morfologia e sintaxe, e posterior aprovação da sua norma ortográfica pelo Parlamento Nacional a fim de haver uniformização no seu uso e ensino, evitando que uma mesma palavra tenha três ou quatro grafias diferentes. A política educativa deve estar integrada na estratégia de defesa e segurança nacional. Não deve servir, nunca, para abrir brechas na segurança e unidade do país. A educação não se limita apenas a ensinar a ler e a escrever ("literacia") e a ensinar efectuar operações aritméticas ("numeracia"). Num país multilingue - como o nosso - e de tradição oral é imperativo haver uma língua de comunicação comum a todos os falantes das cerca de uma vintena de línguas nacionais. Neste momento, o tétum já preenche es