Avançar para o conteúdo principal

Faleceu Manuel Carrascalão

Morreu o líder timorense Manuel Carrascalão

O político timorense, de 78 anos, morreu este sábado, em Díli, vítima de complicações de saúde na sequência de uma embolia cerebral. Manuel Carrascalão foi uma das principais personalidades associadas ao processo de consulta popular em 30 de Agosto 1999, que conduziu o território à independência, após 27 anos de ocupação pela Indonésia.

A morte de Manuel Carrascalão foi confirmada pela irmã, Gabriela Carrascalão. "O meu irmão morreu hoje, cerca das 14h30 em Lisboa, no hospital Guido Valadares, em Díli, rodeado de familiares e amigos", declarou à Lusa. Manuel Carrascalão estava doente há oito meses, quando sofreu uma embolia cerebral. Manuel Carrascalão fundou, ainda durante o período da ocupação indonésia, um movimento de resistência que reuniu quase todas as forças políticas timorenses que se opunham à ocupação.

Em Abril de 1999, perdeu o filho de 16 anos durante um ataque à sua casa pelas forças anti-independência. Na sua habitação estavam refugiadas dezenas de civis.

Foi uma das principais figuras associadas ao processo de consulta popular de Agosto de 1999. Mais tarde liderou o Conselho Nacional da Resistência Timorense, a coligação independentista timorense, sucedendo a Xanana Gusmão.

A morte de Manuel Carrascalão é uma "perda lamentável" para Timor-Leste, considera o primeiro-ministro da jovem nação. "Manuel Carrascalão está profundamente ligado à história de Timor, desde os tempos das administrações portuguesa e indonésia", disse Zacarias Costa.

O secretário de Estado português dos Negócios Estrangeiros evoca a "dignidade" com que o líder timorense Carrascalão reagiu à morte do filho. Sem uma intervenção tão visível quanto a dos irmãos João e Mário, era "uma figura incontornável da vida política de Timor-Leste ao longo destas últimas décadas", aponta João Gomes Cravinho.

A eurodeputada Ana Gomes, que privou com Manuel Carrascalão quando representava Portugal em Djacarta, lamentou a morte do amigo.

RTP, 11/07/2009

Comentários

Anónimo disse…
A minha simpatia e solidariedade para com a familia Carrascalao.As minhas oracoes pela alma do tio manel.RIP
Anónimo disse…
Condolencias a familia Carrascalao e que a alma do katuas Manuel descanse em paz.

Mensagens populares deste blogue

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!

Língua materna como língua de instrução: estupidez e teimosia do ME timorense

O melhor caminho para desenvolver as línguas maternas timorenses - vulgo línguas nacionais - é constituir equipas de estudiosos falantes nativos de cada uma das línguas (com a ajuda e colaboração de linguistas) para as estudar, analisar e estruturar a sua morfologia e sintaxe, e posterior aprovação da sua norma ortográfica pelo Parlamento Nacional a fim de haver uniformização no seu uso e ensino, evitando que uma mesma palavra tenha três ou quatro grafias diferentes. A política educativa deve estar integrada na estratégia de defesa e segurança nacional. Não deve servir, nunca, para abrir brechas na segurança e unidade do país. A educação não se limita apenas a ensinar a ler e a escrever ("literacia") e a ensinar efectuar operações aritméticas ("numeracia"). Num país multilingue - como o nosso - e de tradição oral é imperativo haver uma língua de comunicação comum a todos os falantes das cerca de uma vintena de línguas nacionais. Neste momento, o tétum já preenche es