Avançar para o conteúdo principal

Ainda PRIMA FOOD (1)

Este excerto é a introdução da posição do CNRT relativa à acusação da Fretilin e da imprensa australiana (ABC) de corrupção a Xanana Gusmão, por alegadamente ter favorecido a sua filha no concurso para adjudicação de importação de arroz para fazer face à escassez deste produto, base de alimentação dos timorenses, na crise alimentar de 2008.

«Na semana passada, a média australiana acusou injustamente Sua Excelência Primeiro-ministro Xanana Gusmão, alegando que teria concedido um projecto a sua filha. Este jornal australiano praticou um “assalto político” contra a pessoa de Xanana Gusmão, sem ter a preocupação de confirmar a veracidade e a autenticidade das informações – e a seriedade da fonte – recolhidas que utilizaram para acusar injustamente o PM timorense.

O CNRT não ficou espantado com o timing destas acusações, porque este “assalto político” ocorreu depois de o Tribunal de Recursos de Timor-Leste emitir a sua decisão, rejeitando as pretensões do partido Fretilin relativa a uma sua reclamação ao tribunal para cancelar [encerrar] a instituição reguladora da riqueza do Mar de Timor – a Autoridade Nacional do Petróleo (ANP).

Com esta decisão do tribunal, a Austrália e alguns membros da Fretilin – que estiveram a trabalhar em consonância, nesta fase [das negociações], com as manobras da Austrália para canalizar o pipeline do Mar de Timor do Greater Sunrise para Darwin – perderam a oportunidade. O nosso irmão mais velho Xanana, o CNRT juntamente com toda a AMP não recuarão nem um centímetro sequer para trazer o pipeline de Greater Sunrise para Timor-Leste.

Como não conseguiram, via judicial, cancelar [encerrar] a Autoridade Nacional do Petróleo (ANP), a Fretilin i) recorre a este “assalto político”, neste Parlamento, para atacar o PM de Timor, enquanto pessoa, para rebaixar a sua dignidade; ii) provoca instabilidade e cria confusão no seio do Povo Timorense para assim poderem declarar que o pipeline só pode ser canalizado para Austrália porque Timor é instável.

Infelizmente, esta política colonial e conservadora vinda de fora armadilhou alguns timorenses da Fretilin, que caíram nesta conspiração. Deputados ou membros políticos da Fretilin e alguns jornalistas timorenses caíram dentro desta rede colonial moderna, que tem como objectivo desestabilizar Timor-Leste e provocar, por mais uma vez, sofrimento ao Povo. Porque não convém à Austrália a estabilidade de Timor, pois pode vir a perder muito; por isso, provocam conflito entre timorenses para eles poderem tirar toda a nossa riqueza do mar.

Sabemos também que alguns timorenses, neste momento, escondendo-se sob a capa da democracia e da transparência, sempre a procura de informações para facilitar à média internacional, sobretudo da Austrália, com a intenção de rebaixar a dignidade das nossas autoridades e instituições democráticas.

Fazem parte de uma grande rede de conspiração internacional para desestabilizar Timor-Leste. Já não se trata apenas de política, mas envolve também a ética e quiçá também crime organizado contra o Estado. Eles [dirigentes da Fretilin] esquecem-se de que se forem governo, no futuro, estes malfeitores hão-de tentar destruí-los, também, porque somos todos filhos de Timor.»

Comentários

Anónimo disse…
O TLN continua a falar sozinho.

Toda a mentalidade autoritária tem muito de contraditório, tem muito medo de ser confrontada com a realidade, tem muito medo de ser desmacarada das mentiras que propalarm aos quatro ventos, servindo de megafone a Fretilin mauputo.
Anónimo disse…
Parabens pelo artigo.Ta tudo dito,so nao ve quem nao quer.A fretilin e o grupo dos comunas do TLN jamais conseguirao atingir os seus fins,porque a lideranca e forte.Que venha sunamis,grande marcha,eleicoes antecipadas,etc..etc..NAO PEGA!
Anónimo disse…
Ó Aikurus, queremos o teu comentário! Não te escondas!
Anónimo disse…
Isto era o que muitos de nos ja deconfiavamos e sabiamos.

O antigo governo da fretilin deu o pipeline do Bayu Undan a Australia dizendo que Timor nao tinha condicoes para isso e agora estavam a tentar fazer o mesmo com o pipeline do Greater Sunrise ao tentar encerrar por via judicial a Autoridade Nacional de Petroleo que tem sido a voz deste governo em insistir que o pipeline seja trazido para Timor.

A resposta negativa do tribunal a tentativa da Fretilin de boicotar os designios do atual governo em trazer o pipeline para Timor atraves do ANP foi uma grande vitoria para o povo timorense e uma grandiosa derrota para os interesses das companhias petroliferas australianas e para os seus aliados na fretilin mauputo.

As jogadas sujas e traicoeiras da fretilin maputo que poem em causa o interesse nacional timorense esta a vista para todos verem. Mas felizmente estao a ser derrotados em todas as frentes e isso e' optimo para Timor e os timorenses.

Viva Timor!!!
Viva Xanana Gusmao!!
Viva o Governo AMP!!
Anónimo disse…
A Autoridade Nacional do Petroleo e' a instituicao Timorense que defende os interesses timorenses sobre as riquezas petroliferas no Mar Timor.

O facto de a Fretilin Maputo ter tentado inviabilizar essa instituicao atraves de um desafio legal no tribunal ja diz tudo e nao requer mais comentarios.

Essa gente ficara na historia de Timor como traidores dos interesses do povo timorense.

Mensagens populares deste blogue

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!

Língua materna como língua de instrução: estupidez e teimosia do ME timorense

O melhor caminho para desenvolver as línguas maternas timorenses - vulgo línguas nacionais - é constituir equipas de estudiosos falantes nativos de cada uma das línguas (com a ajuda e colaboração de linguistas) para as estudar, analisar e estruturar a sua morfologia e sintaxe, e posterior aprovação da sua norma ortográfica pelo Parlamento Nacional a fim de haver uniformização no seu uso e ensino, evitando que uma mesma palavra tenha três ou quatro grafias diferentes. A política educativa deve estar integrada na estratégia de defesa e segurança nacional. Não deve servir, nunca, para abrir brechas na segurança e unidade do país. A educação não se limita apenas a ensinar a ler e a escrever ("literacia") e a ensinar efectuar operações aritméticas ("numeracia"). Num país multilingue - como o nosso - e de tradição oral é imperativo haver uma língua de comunicação comum a todos os falantes das cerca de uma vintena de línguas nacionais. Neste momento, o tétum já preenche es