Avançar para o conteúdo principal

Frustrações alkatirianas

Alkatiri e os seus compagnons de la route estavam muito esperançados que o PR Horta lhes desse uma ajudinha para criar instabilidade política com críticas infundadas à acção governativa do Primeiro-ministro Xanana, a fim de encontrar pretensas razões objectivas para dissolver o Parlamento, possibilitando assim a tão desejada realização das “eleições antecipadas” para apear Xanana do poder e fazer sentar Alkatiri na cadeira de primeiro-ministro – que já foi sua durante quatro anos e um mês. Esta expectativa alkatiriana cresceu com a nomeação de Ana Pessoa – membro do Comité Central da Fretilin e pertencente ao círculo restrito da entourage do chefe Alkatiri – para Procuradora Geral da República. Mas, o tiro saiu pela culatra e ficaram chamuscados com a pólvora, turvando-lhes a visão… e já não dizem “coisa com coisa”!

Nem Horta lhes fez a vontade, nem a Ana Pessoa (penso eu, até se ver), que está a tornar-se magistrada, metendo a sua condição de política na gaveta.

De Ana Pessoa esperavam, enquanto Procuradora Geral da República, que desse seguimento às acusações a Primeiro-ministro Xanana de corrupção por Bano, Teixeira e Alkatiri; e que retirasse a acusação de conspiração contra a segurança do Estado a Angelita Pires e quiçá também a Salsinha! Porque a verdade está para chegar, via Angelita e Salsinha. No tribunal. E não querem que se chegue à verdade. E a verdade é que estavam por detrás do Reinado para decapitar o Estado timorense, para serem reis e senhores de Timor. Porque se tivesse tido êxito o 11 de Fevereiro, desaparecido o PR e PM, adivinha-se quem, aproveitando-se da situação criada, poderia apoderar-se do poder e tornar-se o todo poderoso de Timor.

Por isso, parem de carpir e deixem-se de queixumes. As vossas acusações a Presidente da República (tratando-o depreciativamente por José Manuel) de, supostamente, ter influenciado ou mesmo pressionado Gastão Salsinha para não dizer a verdade à Justiça são areia para os olhos daqueles que desconhecem a aliança com Alfredo Reinado, pouco antes do atentado. E o videozinho de Reinado a acusar Xanana, produzido a mando de quem toda a gente sabe, vem testemunhar este casamento, de conveniência. Aguardemos pelo final do julgamento.

Comentários

Anónimo disse…
As frustracoes ja ha muito que passaram a desespero e ate loucura.

Ficou noticiado no 'Timor News line' que Alkatiri tera dito durante mais um dos seus episodios de delirio/tentativa de enganar a quem quer ser enganado, que Xanana Gusmao iria reingressar na Fretilin e voltar a ser da Fretilin como nos tempos idos da resistencia.

Algum tempo depois Alkatiri anuncia que a Fretilin esta pronta a coligar-se com o CNRT para governar Timor, como se pode ler no blog Forum Haksesuk.

Ha os que dizem que estas manobras sao uma tentativa demasiado infantil (ele pensa que o povo ainda e' ignorante) de tentar semear as sementes da desconfianca e discordia entre os partidos da AMP.

Outros tambem dizem que e' sem margens para duvida uma demonstracao, ainda que nao intencional, de admissao de derrota anticipada por parte de Mari Alkatiri.

Mari Alkatiri e o seu grupinho de seguidores ja tentou tudo e mais alguma coisa sem qualquer sucesso para aliciar o povo a juntar-se a eles e derrubar Xanana e o governo da AMP.

Ja viram que nao estao em condicoes para fazer frente a Xanana Gusmao e os partidos da AMP, e que cada vez mais vao perdendo a confianca do povo.

"Nao os consegues vencer junta-te a eles" parece ser a nova linha da debilitada Fretilin maputo.

Se e' uma estrategia para criar desconfianca e divisao entre a AMP entao o Alkatiri e' mesmo ingenuo ao pensar que hoje em dia alguem jamais poderia cair numa dessas.

Se e' uma tentativa de verdadeira aproximacao mas em pe de igualdade com os partidos da AMP entao e' preciso que esses partidos assim o queiram mas parece-me que isso esta muito longe de ser o caso.

Agora as suas declaracoes ja demonstram mais claramente o grau de desespero que lhes aflige e o que eles estao preparados a fazer/dizer para ganhar alguma migalha de poder.

So resta agora Alkatiri oferecer-se para de joelhos lamber as botas de Xanana Gusmao.

Ao que o homemzinho chegou...
MAKATIRI, um metro e cinquenta é mais do que ...
Malkatiri
http://4.bp.blogspot.com/_YkZcQUn8hrQ/SiVD4Qs3VEI/AAAAAAAABLM/TGXW70kePxE/s320/fauno.JPG
Anónimo disse…
Apos o resultado do julgamento dos arguidos de 11 de fevereiro,tenho toda a certeza de que o BICHO VAI PEGAR

Mensagens populares deste blogue

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!

Língua materna como língua de instrução: estupidez e teimosia do ME timorense

O melhor caminho para desenvolver as línguas maternas timorenses - vulgo línguas nacionais - é constituir equipas de estudiosos falantes nativos de cada uma das línguas (com a ajuda e colaboração de linguistas) para as estudar, analisar e estruturar a sua morfologia e sintaxe, e posterior aprovação da sua norma ortográfica pelo Parlamento Nacional a fim de haver uniformização no seu uso e ensino, evitando que uma mesma palavra tenha três ou quatro grafias diferentes. A política educativa deve estar integrada na estratégia de defesa e segurança nacional. Não deve servir, nunca, para abrir brechas na segurança e unidade do país. A educação não se limita apenas a ensinar a ler e a escrever ("literacia") e a ensinar efectuar operações aritméticas ("numeracia"). Num país multilingue - como o nosso - e de tradição oral é imperativo haver uma língua de comunicação comum a todos os falantes das cerca de uma vintena de línguas nacionais. Neste momento, o tétum já preenche es