Avançar para o conteúdo principal

Ainda PRIMA FOOD

Mais um pequeno excerto da posição do CNRT relativa à acusação da Fretilin a Xanana Gusmão de alegadamente ter favorecido sua filha no concurso para adjudicação de importação de arroz para fazer face à crise alimentar de 2008.

«Desde que a Fretilin perdeu a confiança do Povo, em 2007, para governar, os seus dirigentes empreenderam uma guerra sem quartel para derrubar o Governo AMP e o nosso irmão mais velho Xanana Gusmão, utilizando todas as formas de estratégias e truques, recorrendo inclusive a média internacional e a manobras da Austrália.

Esta política baixa e suja começa por atacar outros que não são da sua área político-ideológica, acusando-nos de autonomistas, mesmo sabendo que lutámos e votámos todos pela Independência [no Referendum de 30/08/1999], afirmando que foram eles que mais lutaram pela Independência, reclamando para si todo o património do Estado, mesmo sabendo que todo este património é fruto de trabalho e esforço de todos os Timorenses; e nem dão valor aos sacrifícios de outros – que também derramaram o seu sangue – para alcançarmos a nossa Independência, reclamando para si, também, a exclusividade de todo o protagonismo da História da Libertação. Esta sua postura demonstra arrogância e cinismo ao negar e reescrever a verdadeira História da nossa Luta pela Libertação Nacional.

Negam todas as práticas obscuras que protagonizaram desde 1975 até aos nossos dias, esquecendo que praticaram muitos erros [crimes] e lançaram uma nódoa negra nesta Terra, que nem vale a pena enumerá-los neste Parlamento.

Depois de atacar outros sem fundamento, aqueles que andaram pelo mundo fora – sem experimentar na pele e na carne fome e sede e dor – viraram-se assanhadamente contra o nosso irmão mais velho Xanana Gusmão, o bravo guerrilheiro, o Comando da Luta [da Libertação], o primeiro Presidente da República e actual Primeiro-ministro de Timor-Leste, com o objectivo último de atingir a sua honra e dignidade.

Neste Parlamento, deputados – como Arsénio Bano, Mari Alkatiri e José Teixeira e mais alguns – utilizam linguagem insidiosa e insultuosa para atacar o nosso irmão mais velho Xanana Gusmão e o Governo acusando-os de ladrões. É uma pena, pois o homem que tanto se sacrificou para conseguirmos esta nossa Independência é alvo de ataques e insultos de indivíduos cuja obra em prol da Independência não conhecemos! Isto é um insulto dirigido a todos os bravos guerreiros, é um insulto grave a nosso Irmão-mais-Velho, é um insulto a todos os que tombaram por esta Terra, e é um insulto a todos nós que nos sacrificámos, até com o risco da própria vida, para conseguir esta nossa Independência.

Estes (…) utilizam informações veiculadas pela média internacional – fornecidas por eles [pela Fretilin] – para acusar, sem fundamento, o nosso irmão mais velho Xanana Gusmão de conceder projectos [por acerto directo] a sua filha.

Ainda agora mesmo, neste Parlamento, mais uma vez, escutámos esta grave e sem fundamento acusação. Porquê?»

Comentários

Anónimo disse…
Esses bandidos caluniadores e difamadores da fretilin maputo deviam ser todos mandados para o olho da rua.

Esses tres palhacos, Mari, Teixeira, e Bano nao deixaram mesmo nenhuma obra reconhecida para a libertacao de Timor Leste e agora armam-se em grandes espertalhoes lancandos os maiores insultos a Xanana Gusmao.

Eles deviam era ter vergonha na cara, mas como nao tem, o povo deviam levantar-se e manda-los calar para o seu proprio bem.
Anónimo disse…
Caros irmaos e camaradas, nos os tres "Mari, Texeira e Bano" estamos a fazer os nosso dever. Isto e lutar tudo por todo para nao chegarmos mais rapidamente ao poder em 2010. O mais dificil para nos sera a eleicao interna na Fretilin. Vai ser muito dificil reutilizarmos a metodologia utilizada no ultimo congresso da Fretilin para ganhar as eleicoes internas "braco no ar" em 2011. Este e o nosso problema. Nos os tres nao queremos que a Fretilin seja de nov criticado como foi em 2007 (recorrer a metodologias mais antigas do mundo para ameacar os congressistas). Os ditos Fretilin mudanca teriam mais chance nest disputa interna. Pelo que compreendam a nossa posicao "Estar no poder antes de 2011 ficaria para nos um ponto positivo para formalizar apenas a nossa posicao em 2011" porque quem esta no poder dificilmente perde as eleicoes internas pois ainda temos uma palavra a dizer "se perdermos esta eleicao interna demitiriamos do governo porque ja nao temos legitimidade para governar" disse Alkatiri em 2007 antes de ir para o II congresso da Fretilin. Sem isto, estamos lixados...!

Antonio...Guterres

Mensagens populares deste blogue

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!

Língua materna como língua de instrução: estupidez e teimosia do ME timorense

O melhor caminho para desenvolver as línguas maternas timorenses - vulgo línguas nacionais - é constituir equipas de estudiosos falantes nativos de cada uma das línguas (com a ajuda e colaboração de linguistas) para as estudar, analisar e estruturar a sua morfologia e sintaxe, e posterior aprovação da sua norma ortográfica pelo Parlamento Nacional a fim de haver uniformização no seu uso e ensino, evitando que uma mesma palavra tenha três ou quatro grafias diferentes. A política educativa deve estar integrada na estratégia de defesa e segurança nacional. Não deve servir, nunca, para abrir brechas na segurança e unidade do país. A educação não se limita apenas a ensinar a ler e a escrever ("literacia") e a ensinar efectuar operações aritméticas ("numeracia"). Num país multilingue - como o nosso - e de tradição oral é imperativo haver uma língua de comunicação comum a todos os falantes das cerca de uma vintena de línguas nacionais. Neste momento, o tétum já preenche es