Avançar para o conteúdo principal

Aprovada a criação da Escola Portuguesa de Díli - Centro de Ensino e Língua Portuguesa

O Conselho de Ministros (de Portugal) aprovou, hoje, 30/10/2008, o «Decreto-Lei que cria, ao abrigo do Acordo da Cooperação celebrado em 4 de Dezembro de 2002 entre a República Portuguesa e a República Democrática de Timor-Leste, a Escola Portuguesa de Díli – Centro de Ensino e Língua Portuguesa.»

Gostaria que alguém me informasse sobre o concurso para uma vaga de professor na Escola Portuguesa de Díli, pois conheço alguns amigos meus, professores vinculados ao Ministério da Educação, que gostariam de ajudar a reintroduzir a língua portuguesa em Timor, leccionando na referida escola.

Comentários

Anónimo disse…
Apesar de já não estar no blogue Uma Lulik fico feliz por ver que aqui é considerado um blogue amigo.

Felicidades,
M.
Anónimo disse…
Reparei depois no link para 'a sinistra ministra' ...
Sem palavras ...
Sebastião disse…
Olá M.(Moriae),

Folgo em saber que continua a ler este meu humilde blogue.

Conheço a sua intervenção cívica, muito antes do surgimento do Umalúlik, através da 'a sinistra ministra'. Ainda antes de saber do seu afecto por Timor Lorosae.

Não sei se a M. esteve alguma vez em Timor, mas dizem que quando se 'bebe a água do coco' daquela linda terra (abstraindo-nos das constantes quezílias dos políticos, com ou sem fundamento) nunca se vai esquecê-la!

Se nunca lá esteve, vale a pena visitá-la um dia.

De qualquer forma gostei da sua combatividade nos post em Umalúlik e comentários também em outros blogues amigos e de 'estimação'.

Por favor não desista de continuar a combater por Timor.

Escrevo-lhe um dia por e-mail.

Cumprimentos,

Sebastião.
Anónimo disse…
Para os interessados em leccionar na Escola Portuguesa de Díli este é o endereço:

Escola Portugesa de Díli
Rua de Balide, Santa Cruz
Díli, Timor-Leste
Telf. nº 00670 3322070
Faxe nº 00670 3310581
E-mail: escolaportuguesa@mail.timortelecom.tp
Sebastião,

conheci a causa Timorense por afecto. Nunca pensei que se tornasse uma causa própria, projecto pessoal. Assim foi e assim é difícil. Mas não faz mal. Um dia ... não sei.

Deveria ter lá passado 2 meses, desenvolvido um projecto, regressado e depois, quem sabe. Mas não fui capaz. Não consegui chegar a Timor.

A Moriae não deveria ser nome de guerra mas tornou-se um. Demasiado idealista, demasiado emotiva. Isto, Sebastião, para lhe dizer que já não há Moriae.

Obrigada,
M.

Mensagens populares deste blogue

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!

Língua materna como língua de instrução: estupidez e teimosia do ME timorense

O melhor caminho para desenvolver as línguas maternas timorenses - vulgo línguas nacionais - é constituir equipas de estudiosos falantes nativos de cada uma das línguas (com a ajuda e colaboração de linguistas) para as estudar, analisar e estruturar a sua morfologia e sintaxe, e posterior aprovação da sua norma ortográfica pelo Parlamento Nacional a fim de haver uniformização no seu uso e ensino, evitando que uma mesma palavra tenha três ou quatro grafias diferentes. A política educativa deve estar integrada na estratégia de defesa e segurança nacional. Não deve servir, nunca, para abrir brechas na segurança e unidade do país. A educação não se limita apenas a ensinar a ler e a escrever ("literacia") e a ensinar efectuar operações aritméticas ("numeracia"). Num país multilingue - como o nosso - e de tradição oral é imperativo haver uma língua de comunicação comum a todos os falantes das cerca de uma vintena de línguas nacionais. Neste momento, o tétum já preenche es