Avançar para o conteúdo principal

Opinião: Os conspiradores de serviço?

Nos meus habituais passeios matinais por outros blogues, antes de começar a 'cavar batatas' na serra algarvia do Sotavento, encontrei um comentário interessante (que não resisto em transcrevê-lo aqui neste meu humilde blogue para partilhar convosco) no blogue Timor Lorosae Nação, na caixa de comentário da postagem «Xanana vem a Portugal? Que seja muito bem-vindo!», da autoria de Teodora Caetano, comentando a prosa da referida autora sobre a próxima visita do Primeiro-ministro timorense Xanana Gusmão.

Eis então o comentário:

Anónimo disse...

Pois nem mais... o pessoal do TLN está com o rabo a arder. Adorava estar presente nas diferentes situações da próxima visita de Xanana para ver olhos nos olhos se há a coragem (haverá seguramente pois não vão querer perder a oportunidade), dizia, adorava ver as carinhas de alguns que invariavelmente se irão colar nesta visita.

Tenham mas é vergonha na cara... não são apenas jornalistas, são também doutos professores, doutores da praça... apaguem como é costume.

Sobre Xanana!

Bem-vindo Kay Rala Xanana Gusmão!
Se há aqueles que utilizaram a máquina da mentira e que por todos os meios já tudo tentaram, inclusivé, matarem-te... outros há que tudo farão para estar a teu lado!

A vergonhosa postura deste blog desde a sua nascença, motivada pelo "problema" surgido com o TimorOnline, em que fechado a comentários pois assumido blog Fretiliniano, teria de abrir outra plataforma de manipulação e em que durante estes dois últimos anos tudo fizeram para incutirem naqueles que os liam, a ideia de que Xanana, Horta, Lasama, Lugu, Carrascalão, os bispos, os padres, as freiras, a fauna, a flora, etc ... etc... (tudo aquilo que nao fosse da cor-política do maestro Mari) seriam os maus da fita. Muita coisa aconteceu ao longo deste tempo. Cabe a quem lê destrinçar afinal o que andam uma série de pessoas a fazer por Timor-Leste?? O que andam a fazer aqueles que antes tanto queriam ajudar Timor-Leste e que afinal acabaram por ser os conspiradores de toda esta manipulação.

Antes dos atentados, este blog discutiu a "possibilidade" da "impossibilidade de governação" por parte de figuras de topo do Estado Timorense! Este e outros blogs da mesma traça e intuito, fizeram desde sempre o pleno de ataque a Xanana Gusmão, como se o sr. Mari fosse a Santa Virgem... "não foi nada comigo, não sei de nada..."

A última vez que Xanana veio a Portugal, foi em Fevereiro de 2006. Em Fevereiro de 2006 já tinha aparecido a tal história da "carta dos peticionários"... a que o pessoal do grupo do sr. Mari não ligou patavina. Muito pelo contrário, até andou a jogar com o assunto. Certo?

Não se esqueçam que Taur Matan Ruak, nesta altura, ainda não tinha dito a Xanana qual tinha sido o maior erro da Fretilin... erro que aliás disse (TMR) a Roque Rodrigues, segundo o próprio TMR.

Xanana antes de vir para Portugal, pede para resolverem a situação dos peticionários, já antes o havia feito mas... aquela mania do ego nalguns é lixada. Como os peticionários tinham supostamente enviado a petição para o PR... etc e tal... ganhando tempo e baralhando talvez... Mari não resolve nada... pode pensar-se que queria que a situação "explodisse", como aliás aconteceu.

E eis que com Xanana em Portugal, Taur Matan Ruak é atirado para o PN e faz aquela bela história de "despedir" 40% da F-FDTL. Uma coisa nunca vista, uma tonteria total... UM ACTO DO QUAL NÃO EXISTE DOCUMENTAÇÃO, NADA OFICIAL (na linha do "não sei de nada, não é nada comigo...")... tenham vergonha na cara! Mari sabe e sabia que não havendo "rasto" escrito a coisa não lhe cairia em cima.

Portanto se de golpe se fala, que maior golpe haverá que fazer o que foi feito, em pleno Parlamento Nacional, ao mais alto nível? Na realidade o que se vivia em relação às problemáticas das forças, exigia obviamente soluções por parte do governo de Alkatiri, o que nunca fez. Se podiam fazê-lo? Sim, tanto que o fizeram... despedindo as forças com o Comandante Supremo das mesmas fora do país! É grande obra sr. Mari. Quereria que a coisa descambasse logo ali? Ou foi para testar? Não sei. O que sei é que o mestre Alkatiri fugiu com o rabo à seringa e aproveitou a ausência de Xanana para executar o plano - esse sim - O Golpe!

Aconteceu que afinal a popularidade do sr. Mari estava já nessa altura pela hora da debandada.

Voltando. Ora, estava Xanana fora do país. Quando volta o bate-pé mantém-se. As questões da discriminação nas F-FDTL obviamente por resolver, os peticionários já não o eram, eram sim já personas non gratas pelo Estado Maior e pelo Estado Timorense. Quem esteve à frente destas questões? Aquele que diz sempre que não é nada com ele - OBVIAMENTE!

Xanana, como sempre o foi, igual a si próprio diz num discurso de data comemorativa das F-FDTL, que não é justo o que foi feito ... aos peticionários. E desculpem lá, mas é alguma mentira? É que além de não o ser, na minha perspectiva, é um erro de todo o tamanho como aliás se confirmou a seguir. E Mari sabia perfeitamente o que iria acontecer a seguir. Motivos para activar "as suas forças ocultas" com a mãozinha forte de um seu peão, Rogério Lobato e de uma "arma psicológica de nome Roque Rodrigues" e estava em marcha o ramalhete. Esqueceu-se Mari que Timor-Leste não é a Fretilin, nem Rogério Lobato, nem Roque Rodrigues, nem Mari ele mesmo... e a prova cabal disso foram as legislativas de 2007. Teve 29%... não conseguiu juntar forças para levar de maioria os objectivos de governação, os outros foram dar uma volta. E foram porque certamente não lhes agradou o destino que o partido tomou. Só se podem culpar os próprios.

Agora há um valente problema. Xanana vai vir a Portugal e ainda bem que o faz. Sabe-se que há pessoas formatadas para denegrirem Xanana, melhor prova não há que este mesmo blog. Quantos são? Meus senhores e minhas senhoras, como certamente poderão admitir, vocês são uma minoria. Têm com vocês uma série de jornalistas, de onde se destaca (um-ex) Adelino Gomes, desde a primeira hora desta manipulação na net, ao serviço de Mari; um Jorge Heitor que anda entre o parece e o deixa cá ver se consigo saber...; um Orlando Castro que sinceramente era melhor ser Veríssimo...; uma Felícia Cabrita que valha-nos cruzes canhoto... afinal como é que é? as vítimas da Casa Pia, quando é que vão ser condenadas?; um Motta; duas Mottas; uns e umas pontas-de-lança espetadas em Timor-Leste e que "conspiram", ai conspiram sim senhora... não há já dúvida alguma... até a uns belíssimos catedráticos, que anónimos, como dizia um deles "gente anónima", da luta de Timor Lorosae, que faziam uma luta nos corredores do poder e em tudo onde fosse possível... isto na altura dos 24 anos de luta... encontram-se agora cavernosamente noutra luta.

Quero ver se as carinhas larocas têm a coragem de aparecer. Claro que o farão. Não vá o comboio passar mais uma vez.

O deputado Manuel Tillman, em declarações recentes, admirava-se por não ver agora aqueles e aquelas que "anonimamente" (sic) lutavam também pela libertação de Timor-Leste, nos eventos timorenses que se vão realizando - neste caso era um evento em Coimbra. Ele admirava-se perante os presentes. Pois eu também me admiro mas a explicação pode ser muito simples. A esses lutadores já não lhes interessa ajudar. O patamar já está noutro sítio. Mas de facto a ausência de "antigos combatentes da causa timorense" (se é que se pode abandonar alguma vez a causa... impossível!) é sintomática dos jogos políticos. Em Coimbra nem UM ou UMA DAQUELAS PESSOAS QUE ANONIMAMENTE (ver PUREZA, José M. - algures perto de si na net) apareceu ao humilde evento para comemorar mais um ano da Restauração da Independência... São os tempos que correm. Certamente não receberam convite em papel couché.

Noutra visita, José Luís Guterres, também ele, reparou nesse "efeito"... onde estão aqueles que nos anos 90... pois, de facto é realmente uma boa pergunta.

Devem estar, para aí, anonimamente... como bem se percebe pelos satélites em acção... ;)

Para terminar o "lençol"...

Xanana Gusmão vai ter a recepção que merece... e ele merece e muito!

VIVA XANANA!
RESISTIR É VENCER!

E tu sempre venceste... e eles não aprendem mesmo...

nota: mais um comentário para ser apagado... como já é habitual com esta gente... bom proveito... olha o passarinho... olha o pdf...
1 de Outubro de 2008 23:51


Anónimo disse...

Emendo, pois enganei-me no mês:

FEVEREIRO por MARÇO de 2006... foi o mês em que Xanana visitou Portugal. Março marçagão, manhã de inverno... tarde de Verão...

Desculpem lá
2 de Outubro de 2008 0:04




Comentários

Anónimo disse…
Kay Rala so ha um, Xanana e mais nenhum!!
Anónimo disse…
Excelente!!!
Realmente só conseguimos ler os bons comentários desse blogue em outros blogues eheheh.

Abraço!
Orlando Castro disse…
De facto, é fácil, é barato e pode (quem sabe?) dar milhões ser anónimo. Atirar a pedra e esconder a... pata.

Cordialmente,

Orlando Castro
Anónimo disse…
Estão aflitos, não é sr. Orlando? E, já agora, para memória futura, como prefere que o tratemos? Algo, de preferência, minimamente honesto.
Anónimo disse…
Olhem so para o jornalista de 24 horas...

Nao me esqueco do veneno e da baixeza a que voce chegou em alguns artigos de verborreia que escreveu sobre quem nao faz parte da vossa laia vermelha.

Voce e' um bicho vermelhusco desprezivel. Desculpe mas e' o que penso de si.
Anónimo disse…
Já me tinham dito que estava aqui mais uma das imensas coisas que os "operacionais" do TLN apagam lá do sítio... e eis que me deparo aqui com o sr. Orlando.

Ouça lá, não são pedras não sr. Orlando... são verdades que o sr. e os seus conterrâneos de conspiração não conseguem nem podem admitir estarem preto no branco nas vossas estâncias de manipulação da opinião pública portuguesa e não só.

E já agora diga-nos lá se o sr. tem alguma "pata" mal curada? Ou, quiçá, fora de sítio? Essa forma de escrever sobre as pessoas dá-lhe claramente vantagem. Os meus parabéns... esperemos que não se ponha de gatas...

até um dia...
Anónimo disse…
O coto da cauda do sr. Orlando está a gangrenar, assim como a pata do sr. Motta (de dois cano). Vi-os agora mesmo no TLN a coçarem-se e a trocar as ligaduras.

O TLN encerrou completamente a caixa dos comentários. "Quem tem cu tem medo". Medo da verdade.

Meus caros amigos do TLN: A coisa está preta para o vosso, não é?! Já nem conseguem convencer ninguém, pois não?! O desespero é tanto que passaram ao monólogo. Sabem, ó pessoal do TLN, que quando alguém começa a falar sozinho é porque está a passar por um problema gravísimo ou porque está maluquinho da cabeça.

Não sei qual das duas hipóteses se adequa ao vosso caso.

Bye bye
Anónimo disse…
Obviamente que o encerramento das caixas de comentarios no blog TLN deve-se ao fato de os operadores do blog nao conseguirem tomar conta dos anonimos que convincentemente iam refutando a parvoice que por la propalavam.
Os unicos defensores da propaganda (aikurus, etc) tambem nao tinham a bagagem suficiente para o fazer e assim foi mais seguro fechar os comentarios especialmente agora que a Fretilin esta prestes a fazer mais parvoices com a sua planeada marcha da 'paz'.

O interessante e' que agora, com o poder da censura, ja aparecem outros propagandistas como a Filomena Almeida, mulher do ex ministro Estanislau da Silva armada em constitucionalista de meia-tigela a insistir na mesma parvoice da inconstitucionalidade do governo AMP.

Ve-se que os baldes de agua fria que o seu filho Sahe da Silva levou como resposta a sua parvoice com o titulo 'parecer juridico' para argumentar precisamente esse ponto nao foi o suficiente para a mama pensar que realmente esse argumento e' absolutamente idiotico.

Nenhum jurista com a minima preocupacao com a sua reputacao profissional se atreveria a fazer um argumento tao idiotico.

Essa gente nao tem vergonha na cara porque a ignorancia e' atrevida.

E este Orlando Castro nao e' mais que um vermezinho ao servico da Fretilin.

Mensagens populares deste blogue

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!

Língua materna como língua de instrução: estupidez e teimosia do ME timorense

O melhor caminho para desenvolver as línguas maternas timorenses - vulgo línguas nacionais - é constituir equipas de estudiosos falantes nativos de cada uma das línguas (com a ajuda e colaboração de linguistas) para as estudar, analisar e estruturar a sua morfologia e sintaxe, e posterior aprovação da sua norma ortográfica pelo Parlamento Nacional a fim de haver uniformização no seu uso e ensino, evitando que uma mesma palavra tenha três ou quatro grafias diferentes. A política educativa deve estar integrada na estratégia de defesa e segurança nacional. Não deve servir, nunca, para abrir brechas na segurança e unidade do país. A educação não se limita apenas a ensinar a ler e a escrever ("literacia") e a ensinar efectuar operações aritméticas ("numeracia"). Num país multilingue - como o nosso - e de tradição oral é imperativo haver uma língua de comunicação comum a todos os falantes das cerca de uma vintena de línguas nacionais. Neste momento, o tétum já preenche es