Avançar para o conteúdo principal

Mais uma escola portuguesa em Díli?

Fiz uma pesquisa no motor de busca google sobre "Escola Portuguesa de Díli" e encontrei no sítio Notícias Lusófonas o artigo «Bispo defende televisão própria», no qual há dois parágrafos que fazem referência à criação de outra escola portuguesa, em Díli, de matriz católica:

«A Escola Portuguesa de Timor-Leste, em Díli, é um projecto conjunto do Estado português e do Patriarcado da Diocese de Lisboa, que será orientado pela Congregação de Padres Salesianos.

A presença desta Congregação no território de Timor-Leste como projecto educativo remonta a meados dos anos 70, embora tenha sido totalmente destruído pelo regime indonésio.»

Este artigo vem na sequência de uma entrevista ao Bispo Carlos Ximenes Belo, antigo Admnistrador Apostólico da Diocese de Díli.

Estou ansioso para ver concretizado mais este projecto de ensino exclusivamente em língua portuguesa em Timor.

Comentários

Anónimo disse…
Filhadamãe,

Vocês não vão acreditar nisto pá.

Voltei de Timor esta semana e estive em Ermera, Atolia, Manatuto e Baucau e o que achei interesante é que esta coisa da Marcha de Paz é tudo uma cantiga da Fretilin. Não vai existir nada disso.

Nestas 3 semanas, falei com centenas de pessoas nas ruas um por um e não querem nada a ver com esta marcha. Um senhor em Baucau ficou violento quando peguntei esta pergunta e eu disse a ele que estava de ferias da Australia e que so queria falar com algumas pessoas para saber um bocado da vida deles depois de 2006/07. Fomos almoçar num restaurante e esta tudu bem agora. Convidou me a casa dele para jantar no proximo dia mas eu tinha que voltar para Dili neste mesmo dia. Quando estivemos a almoçar, eu disse a ele que na democracia, temos que respeitar as opinioens doutras pessoas porque se ameaçar estas pessoas com violencia, isto não é democracia e ele disse que isto é verdade. Somos amigos agora mas ele vai votar na Fretilin até a morte na mesma, disse.

Outra coisa que achei muito interesante é que muitas pessoas que votaram na Fretilin não vão votar mais na Fretilin nas proxias eleiçoes. A vida deles esta a melhorar dia a dia, muitos dos pais,maes e avos, recebem pensoens, vai ter eletricidade 24 horas por dia no proximo ano, etc., etc., etc. Com a maneira de falar deles, Fretilin vai obter menos que 10% nas proximas eleiçoens.

Viva Timor Leste


Xico Lorico

Mensagens populares deste blogue

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!

Língua materna como língua de instrução: estupidez e teimosia do ME timorense

O melhor caminho para desenvolver as línguas maternas timorenses - vulgo línguas nacionais - é constituir equipas de estudiosos falantes nativos de cada uma das línguas (com a ajuda e colaboração de linguistas) para as estudar, analisar e estruturar a sua morfologia e sintaxe, e posterior aprovação da sua norma ortográfica pelo Parlamento Nacional a fim de haver uniformização no seu uso e ensino, evitando que uma mesma palavra tenha três ou quatro grafias diferentes. A política educativa deve estar integrada na estratégia de defesa e segurança nacional. Não deve servir, nunca, para abrir brechas na segurança e unidade do país. A educação não se limita apenas a ensinar a ler e a escrever ("literacia") e a ensinar efectuar operações aritméticas ("numeracia"). Num país multilingue - como o nosso - e de tradição oral é imperativo haver uma língua de comunicação comum a todos os falantes das cerca de uma vintena de línguas nacionais. Neste momento, o tétum já preenche es