Avançar para o conteúdo principal

Fretilin alkatiriana quebrou o mutismo!

Em sucessivos comunicados Alkatiri ameaça que 'algum dia' vai mesmo levar avante a sua sempre amada "Marcha da Paz" e, em jeito de tira-teima, dirigindo-se aos incrédulos e seus detractores disse para não duvidar da capacidade de mobilização e de contenção de massa da sua Fretilin maputense, pois já tem provas dadas nesta matéria em duas "marchas" anteriores (Maio 2005 e Junho 2006) e no adestramento das suas gentes nas eleições presidenciais e legislativas de 2007.

Isto é, a "Marcha da Paz" vai mesmo realizar-se, só que ele (Alkatiri) não sabe é quando!

Alkatiri ameaça também que pode levar os seus deputados a abandonarem o Parlamento!? É aqui que a porca pode torcer o rabo: os deputados da sua amada Fretilin Maputo vão simplesmente assobiar para o lado e colocar cotonete nos ouvidos. Nenhum deputado da Fretilin vai abandonar o Parlamento Nacional a não ser ele próprio, Alkatitiri, e seus apêndices: a Ana Pessoa, o Bano, o José Manuel Fernandes, o Estanislau Silva e aquele que esteve a presidir o CAVR (que de momento não me recordo do nome).

Exige também novas eleições para os chefes de aldeia. No caso vertente, Alkatiri pretende, talvez, testar a sua popularidade junto das populações - 40 por cento votou no Partido, ouviram 'Partido' com P maiúscula - e reeditar as votações de 2004. Na minha modesta opinião, Alkatiri, com estas eleições, vai antecipar o tombo nas legislativas de 2012 - de 29 para 15%. Mas, não sejamos ingénuos: o que Alkatiri pretende é uma oportunidade para agitar a 'massa', para agitar a população ora tranquila com a boa governação de Xanana e chegar de novo ao poder pela força de rua!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!

Língua materna como língua de instrução: estupidez e teimosia do ME timorense

O melhor caminho para desenvolver as línguas maternas timorenses - vulgo línguas nacionais - é constituir equipas de estudiosos falantes nativos de cada uma das línguas (com a ajuda e colaboração de linguistas) para as estudar, analisar e estruturar a sua morfologia e sintaxe, e posterior aprovação da sua norma ortográfica pelo Parlamento Nacional a fim de haver uniformização no seu uso e ensino, evitando que uma mesma palavra tenha três ou quatro grafias diferentes. A política educativa deve estar integrada na estratégia de defesa e segurança nacional. Não deve servir, nunca, para abrir brechas na segurança e unidade do país. A educação não se limita apenas a ensinar a ler e a escrever ("literacia") e a ensinar efectuar operações aritméticas ("numeracia"). Num país multilingue - como o nosso - e de tradição oral é imperativo haver uma língua de comunicação comum a todos os falantes das cerca de uma vintena de línguas nacionais. Neste momento, o tétum já preenche es