Avançar para o conteúdo principal

Alkatiri afirma não desejar o cargo de Primeiro Ministro mesmo que a Fretilin vença, no futuro, as eleições!

Todos os timorenses sabem que Mari Alktiri nunca mais voltará a exercer o cargo de Primeiro-ministro menos o próprio que ainda continua a alimentar as suas ilusões de vir substituir Xanana na chefia do governo com a sua sonhada maioria Fretilin Maputo nas tão desejadas eleições antecipadas eventualmente provocadas pela sua tão desejada "Marcha de Paz" de cinquenta mil marchantes.

Alkatiri manifestou o mesmo desejo nas últimas eleições legislativas, que não era candidato a primeiro-ministro, mas quando a Fretilin Maputo conseguiu uma maioria relativa - e ainda em negociações 'informais' com o Partido Democrático ou ainda em negociações 'secretas' para 'comprar' a fuga de alguns deputados de outros partidos para formar a sua maioria parlamentar, isto é, ainda na possibilidade de vir a formar governo com uma coligação pós-eleitoral - Mari nunca mais tocou no assunto, nunca mais falou em entregar o cargo de PM para um outro seu camarada do partido caso fosse convidado pelo Presidente da República para formar governo, deixando bem claro a todos, pelo seu silêncio e azáfama em aliciar outros deputados de outros partidos, que seria ele o candidato a Primeiro-ministro.

Nesta fase de combate político, Alkatiri vai-se consolando em pregar aos que quisessem escutá-lo que deixou de desejar o cargo de PM, que nunca mais iria assumir o cargo de PM, fazendo passar a imagem de um político que não está apegado ao poder. Mas não nos iludamos, pois é apenas uma figura de retórica, é apenas um discurso retórico, porque o que ele pretende dizer é precisamente o seu contrário.

Comentários

Anónimo disse…
Quem nao o conhece que o compre!

Ta bem ta!
Anónimo disse…
Que tal candidata-lo a premio nobel de fingimentos?
pordentro disse…
"raposa velha... raposa velha"...
Anónimo disse…
Concordo com a sua analise da afirmacao em relacao da ambicao, egoismo e arogancia do Sr. Alkatiri por seguintes razoes:-Alkatiri egoista por ser tao inteligente-alkatiri arogante por nao acreditar as qualidades de outras personalidades-Alkatiri ambicioso por quer tudo e todos mas esqueceu-se o ditado antigo disse quem tudo quer tudo perde.
Anónimo disse…
Segundo o meu ponto de vista para este IV Governo e positivo no sentido constitucional mas existe a minha preocupacao que ainda nao existe uma condicao legal para criar seguransa para atrair os investidores a investir no nosso pais assim sendo consiguiremos responder o minimo das necessidades do nosso querido povo que com toda a coragem deles mostravam para o mundo internacional que apesar de nos somos novinhos no mundo politico internacional mas intendemos o que quer dizer com a democracia porque o nosso povo demonstrava nas elicoes gerais que foi orientado pelo ONU em 1999.

Mensagens populares deste blogue

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!

Língua materna como língua de instrução: estupidez e teimosia do ME timorense

O melhor caminho para desenvolver as línguas maternas timorenses - vulgo línguas nacionais - é constituir equipas de estudiosos falantes nativos de cada uma das línguas (com a ajuda e colaboração de linguistas) para as estudar, analisar e estruturar a sua morfologia e sintaxe, e posterior aprovação da sua norma ortográfica pelo Parlamento Nacional a fim de haver uniformização no seu uso e ensino, evitando que uma mesma palavra tenha três ou quatro grafias diferentes. A política educativa deve estar integrada na estratégia de defesa e segurança nacional. Não deve servir, nunca, para abrir brechas na segurança e unidade do país. A educação não se limita apenas a ensinar a ler e a escrever ("literacia") e a ensinar efectuar operações aritméticas ("numeracia"). Num país multilingue - como o nosso - e de tradição oral é imperativo haver uma língua de comunicação comum a todos os falantes das cerca de uma vintena de línguas nacionais. Neste momento, o tétum já preenche es