Avançar para o conteúdo principal

Alkatiri afirma não desejar o cargo de Primeiro Ministro mesmo que a Fretilin vença, no futuro, as eleições!

Todos os timorenses sabem que Mari Alktiri nunca mais voltará a exercer o cargo de Primeiro-ministro menos o próprio que ainda continua a alimentar as suas ilusões de vir substituir Xanana na chefia do governo com a sua sonhada maioria Fretilin Maputo nas tão desejadas eleições antecipadas eventualmente provocadas pela sua tão desejada "Marcha de Paz" de cinquenta mil marchantes.

Alkatiri manifestou o mesmo desejo nas últimas eleições legislativas, que não era candidato a primeiro-ministro, mas quando a Fretilin Maputo conseguiu uma maioria relativa - e ainda em negociações 'informais' com o Partido Democrático ou ainda em negociações 'secretas' para 'comprar' a fuga de alguns deputados de outros partidos para formar a sua maioria parlamentar, isto é, ainda na possibilidade de vir a formar governo com uma coligação pós-eleitoral - Mari nunca mais tocou no assunto, nunca mais falou em entregar o cargo de PM para um outro seu camarada do partido caso fosse convidado pelo Presidente da República para formar governo, deixando bem claro a todos, pelo seu silêncio e azáfama em aliciar outros deputados de outros partidos, que seria ele o candidato a Primeiro-ministro.

Nesta fase de combate político, Alkatiri vai-se consolando em pregar aos que quisessem escutá-lo que deixou de desejar o cargo de PM, que nunca mais iria assumir o cargo de PM, fazendo passar a imagem de um político que não está apegado ao poder. Mas não nos iludamos, pois é apenas uma figura de retórica, é apenas um discurso retórico, porque o que ele pretende dizer é precisamente o seu contrário.

Comentários

Anónimo disse…
Quem nao o conhece que o compre!

Ta bem ta!
Anónimo disse…
Que tal candidata-lo a premio nobel de fingimentos?
pordentro disse…
"raposa velha... raposa velha"...
Anónimo disse…
Concordo com a sua analise da afirmacao em relacao da ambicao, egoismo e arogancia do Sr. Alkatiri por seguintes razoes:-Alkatiri egoista por ser tao inteligente-alkatiri arogante por nao acreditar as qualidades de outras personalidades-Alkatiri ambicioso por quer tudo e todos mas esqueceu-se o ditado antigo disse quem tudo quer tudo perde.
Anónimo disse…
Segundo o meu ponto de vista para este IV Governo e positivo no sentido constitucional mas existe a minha preocupacao que ainda nao existe uma condicao legal para criar seguransa para atrair os investidores a investir no nosso pais assim sendo consiguiremos responder o minimo das necessidades do nosso querido povo que com toda a coragem deles mostravam para o mundo internacional que apesar de nos somos novinhos no mundo politico internacional mas intendemos o que quer dizer com a democracia porque o nosso povo demonstrava nas elicoes gerais que foi orientado pelo ONU em 1999.

Mensagens populares deste blogue

23/01: o modelo ADD do ME pode vir a ser suspenso!

Paulo Portas - no seu discurso de encerramento do Congresso do CDS-PP - solicitou ao Secretário-geral do Partido Socialista José Sócrates para conceder liberdade de voto aos deputados da bancada do PS na votação da proposta do seu partido do diploma de um novo modelo de avaliação do desempenho docente agendada para dia 23/01, 6ª feira.

Comandos Timorenses - Rostos (1)

Capitão Chung discursando numa festa de confraternização da Associação de Comandos com os refugiados timorenses no ano de 1978. No palco, estão em primeiro plano o capitão Chung (passou à reserva com o posto de coronel) e ao fundo as crianças do coro Loro Sa'e, dirigido pelo maestro Cornélio Vianey da Cruz. Vicente Guterres, actual deputado do Parlamento Nacional timorense  - e ex-Presidente do mesmo parlamento que renunciou ao cargo em 5 de maio de 2016 - em frente ao Monumento dos Comandos, no Regimento dos Comandos de Amadora. Foto tirada em Maio de 1982. Fez o curso de Comando no 1º turno de 1982.