Avançar para o conteúdo principal

'O Velho do Restelo' mora no TLN

1. Se os timorenses tivessem dado ouvido aos pessimistas 'profissionais' - que diziam que Timor não alcançaria a independência nunca porque a Indonésia é não só um gigante regional como também 'enterrou' muito dinheiro e homens na conquista do território -, teriam baixado os braços a partir de princípios de 1980, quando foram conquistadas as últimas bases de apoio nas serras altas do monte Matabia, e não teriam surgido chefes político-militares como Xanana Gusmão e outros, que reorganizaram a luta a partir de meia dúzia de homens que restaram da liderança independentista e de umas escassas centenas de homens armados.

2. Se os timorenses tivessem dado ouvido aos pessimistas 'profissionais' - que diziam que Timor é um caso perdido e que mais valia conformarmos porque a Indonésia é país poderoso e que não sairia nunca de Timor -, teriam desistido de se empenhar na luta político-diplomática nos fóruns internacionais.

3. E se os timorenses tivessem dado crédito a esses pessimistas 'de serviço' não existiria, hoje, um Timor independente. Mas os timorenses são povo optimista por natureza, os timorenses são um povo feliz por natureza (mesmo nas adversidades de vida), os timorenses são um povo lutador por natureza. Por isso, este Povo está a erguer o seu país; por isso, este Povo já arregaçou as mangas para desenvolver o seu país; por isso, este Povo voltou a depositar nas mão de Xanana Gusmão o seu destino, correndo com os pessimistas 'de serviço', correndo com os prepotentes e autistas, correndo com todos aqueles que apenas se governam e se esquecem do bem-estar dos timorenses. E este Povo sabe que Xanana está a salvar o país da ruína social, este Povo sabe que Xanana está a salvar o país da instabilidade política, e este Povo sabe que só Xanana pode conduzir o seu país ao progresso, ao desenvolvimento e à paz.

5. Por isso, também, ó meus senhores 'derrotistas' e 'maus perdedores', os Timorenses acreditam na boa liderança de Xanana, os Timorenses não se deixam abater pelo retrato pessimista da situação actual do seu país 'tirado' por Pedro Rosa Mendes e seus seguidores que 'habitam' o blogue militante alkatirista TLN.

Comentários

Anónimo disse…
Este Pedro ROSA Mendes não será algum parente do juiz Ivo ROSA?
Anónimo disse…
Muito bem escrito!! Quem fala assim nao e' gago.

E' isso mesmo. Por fim os timorenses vao ter que confiar em si mesmos e fazer aquilo que fizeram aos longos do anos da luta pela independencia, fazer ouvidos moucos `aqueles que sempre nos disseram que jamais conseguiriamos aquilo que tanto almejavamos.

Noutros tempos era a independencia, agora e' a felicidade e propsperidade que eles querem nos dizer nunca encontraremos.

"Timor tem tudo para ser grande e SERA!!"

VIVA KAY RALA XANANA GUSMAO!!

VIVA A NACAO TIMOR LESTE!!!

VIVA O POVO TIMORENSE!!!
Anónimo disse…
Com a vergonha que aconteceu em 2006 o que a Fretilin deveria ter feito era um exame de consciência. Além de não o fazer, fez pior, passou a "atacar" abertamente Xanana e mesmo Ramos Horta, quando não o consegue colocar a dizer umas coisas a seu favor.

Agora Mari vai ter de reunir em forma tripla. Devagar, devagarinho vai ter de trabalhar em conjunto... para não se sentir sozinho.

É assim mesmo...

Mensagens populares deste blogue

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!

Língua materna como língua de instrução: estupidez e teimosia do ME timorense

O melhor caminho para desenvolver as línguas maternas timorenses - vulgo línguas nacionais - é constituir equipas de estudiosos falantes nativos de cada uma das línguas (com a ajuda e colaboração de linguistas) para as estudar, analisar e estruturar a sua morfologia e sintaxe, e posterior aprovação da sua norma ortográfica pelo Parlamento Nacional a fim de haver uniformização no seu uso e ensino, evitando que uma mesma palavra tenha três ou quatro grafias diferentes. A política educativa deve estar integrada na estratégia de defesa e segurança nacional. Não deve servir, nunca, para abrir brechas na segurança e unidade do país. A educação não se limita apenas a ensinar a ler e a escrever ("literacia") e a ensinar efectuar operações aritméticas ("numeracia"). Num país multilingue - como o nosso - e de tradição oral é imperativo haver uma língua de comunicação comum a todos os falantes das cerca de uma vintena de línguas nacionais. Neste momento, o tétum já preenche es