Avançar para o conteúdo principal

'O Velho do Restelo' mora no TLN

1. Se os timorenses tivessem dado ouvido aos pessimistas 'profissionais' - que diziam que Timor não alcançaria a independência nunca porque a Indonésia é não só um gigante regional como também 'enterrou' muito dinheiro e homens na conquista do território -, teriam baixado os braços a partir de princípios de 1980, quando foram conquistadas as últimas bases de apoio nas serras altas do monte Matabia, e não teriam surgido chefes político-militares como Xanana Gusmão e outros, que reorganizaram a luta a partir de meia dúzia de homens que restaram da liderança independentista e de umas escassas centenas de homens armados.

2. Se os timorenses tivessem dado ouvido aos pessimistas 'profissionais' - que diziam que Timor é um caso perdido e que mais valia conformarmos porque a Indonésia é país poderoso e que não sairia nunca de Timor -, teriam desistido de se empenhar na luta político-diplomática nos fóruns internacionais.

3. E se os timorenses tivessem dado crédito a esses pessimistas 'de serviço' não existiria, hoje, um Timor independente. Mas os timorenses são povo optimista por natureza, os timorenses são um povo feliz por natureza (mesmo nas adversidades de vida), os timorenses são um povo lutador por natureza. Por isso, este Povo está a erguer o seu país; por isso, este Povo já arregaçou as mangas para desenvolver o seu país; por isso, este Povo voltou a depositar nas mão de Xanana Gusmão o seu destino, correndo com os pessimistas 'de serviço', correndo com os prepotentes e autistas, correndo com todos aqueles que apenas se governam e se esquecem do bem-estar dos timorenses. E este Povo sabe que Xanana está a salvar o país da ruína social, este Povo sabe que Xanana está a salvar o país da instabilidade política, e este Povo sabe que só Xanana pode conduzir o seu país ao progresso, ao desenvolvimento e à paz.

5. Por isso, também, ó meus senhores 'derrotistas' e 'maus perdedores', os Timorenses acreditam na boa liderança de Xanana, os Timorenses não se deixam abater pelo retrato pessimista da situação actual do seu país 'tirado' por Pedro Rosa Mendes e seus seguidores que 'habitam' o blogue militante alkatirista TLN.

Comentários

Anónimo disse…
Este Pedro ROSA Mendes não será algum parente do juiz Ivo ROSA?
Anónimo disse…
Muito bem escrito!! Quem fala assim nao e' gago.

E' isso mesmo. Por fim os timorenses vao ter que confiar em si mesmos e fazer aquilo que fizeram aos longos do anos da luta pela independencia, fazer ouvidos moucos `aqueles que sempre nos disseram que jamais conseguiriamos aquilo que tanto almejavamos.

Noutros tempos era a independencia, agora e' a felicidade e propsperidade que eles querem nos dizer nunca encontraremos.

"Timor tem tudo para ser grande e SERA!!"

VIVA KAY RALA XANANA GUSMAO!!

VIVA A NACAO TIMOR LESTE!!!

VIVA O POVO TIMORENSE!!!
Anónimo disse…
Com a vergonha que aconteceu em 2006 o que a Fretilin deveria ter feito era um exame de consciência. Além de não o fazer, fez pior, passou a "atacar" abertamente Xanana e mesmo Ramos Horta, quando não o consegue colocar a dizer umas coisas a seu favor.

Agora Mari vai ter de reunir em forma tripla. Devagar, devagarinho vai ter de trabalhar em conjunto... para não se sentir sozinho.

É assim mesmo...

Mensagens populares deste blogue

23/01: o modelo ADD do ME pode vir a ser suspenso!

Paulo Portas - no seu discurso de encerramento do Congresso do CDS-PP - solicitou ao Secretário-geral do Partido Socialista José Sócrates para conceder liberdade de voto aos deputados da bancada do PS na votação da proposta do seu partido do diploma de um novo modelo de avaliação do desempenho docente agendada para dia 23/01, 6ª feira.

Comandos Timorenses - Rostos (1)

Capitão Chung discursando numa festa de confraternização da Associação de Comandos com os refugiados timorenses no ano de 1978. No palco, estão em primeiro plano o capitão Chung (passou à reserva com o posto de coronel) e ao fundo as crianças do coro Loro Sa'e, dirigido pelo maestro Cornélio Vianey da Cruz. Vicente Guterres, actual deputado do Parlamento Nacional timorense  - e ex-Presidente do mesmo parlamento que renunciou ao cargo em 5 de maio de 2016 - em frente ao Monumento dos Comandos, no Regimento dos Comandos de Amadora. Foto tirada em Maio de 1982. Fez o curso de Comando no 1º turno de 1982.