Avançar para o conteúdo principal

Homenagem a Max Stahl


Homenagem dos amigos timorenses a Max Stahl

Este pequeno monumento foi erigido pelos amigos de Max Stahl em sua homenagem - no recinto da pousada rústica Vila Harmonia, Becora, que outrora fora o 'centro' de contacto da Resistência com os jornalistas estrangeiros que se disfarçavam de meros turistas para despistar a 'inteligência' indonésia - pela sua decisiva contribuição na luta pela independência de Timor pela gravação e divulgação das imagens em vídeo do massacre de Santa Cruz, que provocou uma viragem qualitativa na luta diplomática que até então se tem atolado no pântano da indiferença dos países ocidentais conformados com o status quo e com a real
politik e com os negócios.

Comentários

Anónimo disse…
O homem merece este monumento e muito mais.

Foram as imagens dele que percorreram o mundo inteiro e acabaram de uma vez por todas com a propaganda Indonesia de que tudo andava bem em Timor.

Muitos massacres como o de Santa Cruz aconteceram ao longo dos anos mas sem imagens para mostrar ao mundo a Indonesia negava e o mundo, por conveniencia, acreditava na propaganda da Indonesia ou fingia que acreditava.

Imaginem o que seria se o massacre de Sta Cruz nao tivesse sido filmado e divulgado pelo mundo inteiro.
Anónimo disse…
Há muito poucas pessoas da cepa de Max Sthal. Um dia o trabalho que Max Stahl desenvolve em Timor-Leste será conhecido do grande público... intoxicado que anda (o público) com os do costume... Forte abraço!

Ando a tentar ver se encontro e não consigo. Há imagens filmadas da noite em que do campus da UNAMET se viam sair os timorenses em direcção à montanha. Max Stahl também vai. Uma criança de 3 ou 4 anos, não mais que sobe pela mão de quem a acompanha, em plano aproximado da camera de MS que filmava, a criança cai abruptamente num buraco... não se ouviu um gemido, nenhum grito de dor... a RTP passou essas imagens... alguém as consegue arranjar?
Anónimo disse…
em relacao a crianca que caiu no buraco,e depois o esforco que fez para nao chorar muito alto foi muito forte. A crianca daquela idade conseguiu conter a dor para salvar a vida de todos que estavam a sua volta. A crianca e neta do actual vice presidente da federacao de futebol de timor leste.( caso queiram conhece-la agora) . Abraco
Anónimo disse…
ao anónimo 18 de Novembro de 2008 9:29... obrigado pela sua atenção, não esquecerei ...

Mensagens populares deste blogue

23/01: o modelo ADD do ME pode vir a ser suspenso!

Paulo Portas - no seu discurso de encerramento do Congresso do CDS-PP - solicitou ao Secretário-geral do Partido Socialista José Sócrates para conceder liberdade de voto aos deputados da bancada do PS na votação da proposta do seu partido do diploma de um novo modelo de avaliação do desempenho docente agendada para dia 23/01, 6ª feira.

Comandos Timorenses - Rostos (1)

Capitão Chung discursando numa festa de confraternização da Associação de Comandos com os refugiados timorenses no ano de 1978. No palco, estão em primeiro plano o capitão Chung (passou à reserva com o posto de coronel) e ao fundo as crianças do coro Loro Sa'e, dirigido pelo maestro Cornélio Vianey da Cruz. Vicente Guterres, actual deputado do Parlamento Nacional timorense  - e ex-Presidente do mesmo parlamento que renunciou ao cargo em 5 de maio de 2016 - em frente ao Monumento dos Comandos, no Regimento dos Comandos de Amadora. Foto tirada em Maio de 1982. Fez o curso de Comando no 1º turno de 1982.