Avançar para o conteúdo principal

Homenagem a Max Stahl


Homenagem dos amigos timorenses a Max Stahl

Este pequeno monumento foi erigido pelos amigos de Max Stahl em sua homenagem - no recinto da pousada rústica Vila Harmonia, Becora, que outrora fora o 'centro' de contacto da Resistência com os jornalistas estrangeiros que se disfarçavam de meros turistas para despistar a 'inteligência' indonésia - pela sua decisiva contribuição na luta pela independência de Timor pela gravação e divulgação das imagens em vídeo do massacre de Santa Cruz, que provocou uma viragem qualitativa na luta diplomática que até então se tem atolado no pântano da indiferença dos países ocidentais conformados com o status quo e com a real
politik e com os negócios.

Comentários

Anónimo disse…
O homem merece este monumento e muito mais.

Foram as imagens dele que percorreram o mundo inteiro e acabaram de uma vez por todas com a propaganda Indonesia de que tudo andava bem em Timor.

Muitos massacres como o de Santa Cruz aconteceram ao longo dos anos mas sem imagens para mostrar ao mundo a Indonesia negava e o mundo, por conveniencia, acreditava na propaganda da Indonesia ou fingia que acreditava.

Imaginem o que seria se o massacre de Sta Cruz nao tivesse sido filmado e divulgado pelo mundo inteiro.
Anónimo disse…
Há muito poucas pessoas da cepa de Max Sthal. Um dia o trabalho que Max Stahl desenvolve em Timor-Leste será conhecido do grande público... intoxicado que anda (o público) com os do costume... Forte abraço!

Ando a tentar ver se encontro e não consigo. Há imagens filmadas da noite em que do campus da UNAMET se viam sair os timorenses em direcção à montanha. Max Stahl também vai. Uma criança de 3 ou 4 anos, não mais que sobe pela mão de quem a acompanha, em plano aproximado da camera de MS que filmava, a criança cai abruptamente num buraco... não se ouviu um gemido, nenhum grito de dor... a RTP passou essas imagens... alguém as consegue arranjar?
Anónimo disse…
em relacao a crianca que caiu no buraco,e depois o esforco que fez para nao chorar muito alto foi muito forte. A crianca daquela idade conseguiu conter a dor para salvar a vida de todos que estavam a sua volta. A crianca e neta do actual vice presidente da federacao de futebol de timor leste.( caso queiram conhece-la agora) . Abraco
Anónimo disse…
ao anónimo 18 de Novembro de 2008 9:29... obrigado pela sua atenção, não esquecerei ...

Mensagens populares deste blogue

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!

Língua materna como língua de instrução: estupidez e teimosia do ME timorense

O melhor caminho para desenvolver as línguas maternas timorenses - vulgo línguas nacionais - é constituir equipas de estudiosos falantes nativos de cada uma das línguas (com a ajuda e colaboração de linguistas) para as estudar, analisar e estruturar a sua morfologia e sintaxe, e posterior aprovação da sua norma ortográfica pelo Parlamento Nacional a fim de haver uniformização no seu uso e ensino, evitando que uma mesma palavra tenha três ou quatro grafias diferentes. A política educativa deve estar integrada na estratégia de defesa e segurança nacional. Não deve servir, nunca, para abrir brechas na segurança e unidade do país. A educação não se limita apenas a ensinar a ler e a escrever ("literacia") e a ensinar efectuar operações aritméticas ("numeracia"). Num país multilingue - como o nosso - e de tradição oral é imperativo haver uma língua de comunicação comum a todos os falantes das cerca de uma vintena de línguas nacionais. Neste momento, o tétum já preenche es