Avançar para o conteúdo principal

Os "experts" da UNMIT: peritos em quê?! (2)

Mais um excerto do discurso de Xanana Gusmão (17/05) em que põe em causa o conhecimento dos peritos da UNMIT em áreas como economia e finanças e justiça.

«A UNMIT referiu-se também à minha resposta às "Contas Gerais do Estado 2009" como sendo 'hostil', isto é, que a minha resposta é muito crítica e que demonstra uma falta de respeito pelos Tribunais. Eu concordo que a UNMIT tem muitos peritos, todos muitos inteligentes, nacionais e internacionais, por isso é que eles não analisaram a fundo a minha resposta ao Parlamento Nacional. Mas, a sabedoria da UNMIT não chega para entender que eu, enquanto Primeiro-ministro de Timor-Leste, não aceito teorias de políticos e intelectuais de Portugal que o Tribunal menciona e escreve no seu relatório, porque acompanho a situação económica e financeira em Portugal. (Como no passado [na Resistência], não fazia a guerra na escuridão.) Na minha resposta eu procurava fazer entender que se as teorias citadas pelo Tribunal são as certas e correctas, então Portugal não entraria em bancarrota, com dívidas de 120 biliões de dólares e, hoje em dia, está de mão estendida ao Banco [Central] Europeu e ao FMI. Se isto é que a UNMIT classifica como 'hostil', então, não há nenhuma sombra de dúvida que os "experts" da UNMIT são mesmo muito inteligentes! E a UNMIT falou também do caso Maternus Bere.»

E eu, autor deste humilde blogue, acrescento: Não resta a mínima sombra de dúvida que os "experts" timorenses e internacionais da UNMIT são mesmo muito, muito inteligentes!

Comentários

Anónimo disse…
Sebastião, estava pesquisando sobre UNMIt para um assignment e descobri por acaso o seu blog. Acho interessante essa repercussão que vc dá, e a visibilidade para o lado " oficial" dos fatos.

No entanto, gostaria de salientar que é muito fácil escrever baseado em apenas um lado da história. É inegavel que há gente incompetente em todos os ramos do mundo, mas é preciso um pouco mais de cautela ao se comprar uma briga que é muito mais profunda do que o discurso do Sr. Presidente.

Gostaria que fosse feita uma análise, por exemplo, de como estaria o país hoje sem a presen´ca dos tais " experts" que sugerem transparencia nos gastos públicos e gestão adequada dos recursos.

De acordo com LABEH (google, ok?), em 5 anos foram gastos mais de 3 bilhoes de dolares do fundo ndo petroleo, sem nenhum sinal de sustentabilidade. Para onde foi esse dinheiro? Será que a UNMIT tem que "gastar" o dinheiro do país? Até onde sei, a funcao das nacoes unidas é de aconselhar e ajudar a manter a seguranca do país, assegurando estabilidade enquanto a missao ainda estiver em mandato.

Mensagens populares deste blogue

23/01: o modelo ADD do ME pode vir a ser suspenso!

Paulo Portas - no seu discurso de encerramento do Congresso do CDS-PP - solicitou ao Secretário-geral do Partido Socialista José Sócrates para conceder liberdade de voto aos deputados da bancada do PS na votação da proposta do seu partido do diploma de um novo modelo de avaliação do desempenho docente agendada para dia 23/01, 6ª feira.

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!