Avançar para o conteúdo principal

Visita da delegação do PN a Portugal

Há vícios instalados na embaixada timorense de Lisboa, que persistem mesmo com a mudança de embaixador, que devem urgentemente ser erradicados para melhor servir o país e os timorenses radicados em Portugal.

Mais uma vez os serviços da embaixada mostraram a sua incompetência ao não preparar o terreno para a visita (de 24/07 a 14/08) da delegação parlamentar a Portugal, liderada pelo próprio Vice-Presidente do Parlamento Nacional, Vicente Guterres, para estudar o funcionamento dos municípios portugueses a fim de encontrar o melhor modelo para o poder local a adoptar em Timor. Antes da vinda da delegação, o Parlamento Nacional enviou ao Ministério dos Negócios Estrangeiros um memorando sobre os contactos que os deputados pretendiam efectuar em Portugal: audiência com o Presidente da Assembleia da República, visita de trabalho à Câmara Municipal de Torres Novas e à Presidência do Governo Regional dos Açores, entre outros. Seguindo o protocolo, o MNE deve informar a Embaixada de Lisboa da vinda dos parlamentares e os procedimentos a efectuar. Mas, chegada a delegação nenhum contacto solicitado fora realizado pelos serviços da embaixada, nem dispôs um motorista para os transportar nas suas deslocações. A própria delegação fez os contactos anteriomente solicitados ao MNE e teve de contratar o seu próprio motorista para conduzir a viatura da Embaixada.

Ainda neste período de visita dos parlamentares, um diplomata teve a ousadia de convocar o próprio Vice-Presidente do Parlamento Nacional para a recepção ao Ministro dos Negócios Estrangeiros, invertendo (por ignorância?) a hierarquia do Estado, porque o Governo é subordinado ao Parlamento Nacional e o Ministro dos Negócios Estrangeiros está hierarquicamente abaixo do Vice-Presidente do PN.

Quando uma embaixada que não serve os interesses dos seus cidadãos imigrantes em Portugal, não recebe condignamente representantes de órgãos de soberania em visita a Portugal, nem consegue contratar um motorista, e os funcionários administrativos mandam nos diplomatas, encerra-se. Ou faz-se uma limpeza à casa.

Comentários

Anónimo disse…
"O jogo" instalado, faz anos, na Embaixada da República Democrática de Timor-Leste em Lisboa, tem a chancela do grupo habitual.

É fantástico como, por exemplo, aquando de uma das diversas visitas de Mari Alkatiri a Portugal, foram disponibilizados meios para quem já não estava em funções de Estado.

Várias foram as vezes em que teve de haver pressão de denúncia pública para que a Embaixada fizesse de forma a dar apoio aos diversos representantes da RDTL que foram visitando Portugal. O contacto entre os representantes do Estado Timorense e todos/as os conterrâneos no exterior, é crucial.

É manipulação tacanha, com a habitual desculpa de que o MNE tem a cargo estas matérias mas pelo que se continua a ver a coisa é mesmo local, localizadíssima e encontra-se dentro do edifício da Embaixada, plasmada nos seus únicos e exclusivos intervenientes.

Fantástico!

Esperemos que Natália Carrascalão "limpe a casa" de alto abaixo. Caso contrário acontecerá o que sempre existiu: desculpas constantes e o sacudir de responsabilidade por parte dos funcionários da Embaixada, atirando culpas para o topo, para o MNE. Já chega!
De acordo com o anónimo ... Oxalá Natália Carrascalão coloque as coisas como devem ser!!!

Abraço, Sebastião!

Mensagens populares deste blogue

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!

Língua materna como língua de instrução: estupidez e teimosia do ME timorense

O melhor caminho para desenvolver as línguas maternas timorenses - vulgo línguas nacionais - é constituir equipas de estudiosos falantes nativos de cada uma das línguas (com a ajuda e colaboração de linguistas) para as estudar, analisar e estruturar a sua morfologia e sintaxe, e posterior aprovação da sua norma ortográfica pelo Parlamento Nacional a fim de haver uniformização no seu uso e ensino, evitando que uma mesma palavra tenha três ou quatro grafias diferentes. A política educativa deve estar integrada na estratégia de defesa e segurança nacional. Não deve servir, nunca, para abrir brechas na segurança e unidade do país. A educação não se limita apenas a ensinar a ler e a escrever ("literacia") e a ensinar efectuar operações aritméticas ("numeracia"). Num país multilingue - como o nosso - e de tradição oral é imperativo haver uma língua de comunicação comum a todos os falantes das cerca de uma vintena de línguas nacionais. Neste momento, o tétum já preenche es