Avançar para o conteúdo principal

PNTL assume maior responsabilidade

Declaração do Porta-voz do IV Governo Constitucional,
Secretário de Estado do Conselho de Ministros

O Porta-voz do IV Governo Constitucional e Secretário de Estado do Conselho de Ministros, Ágio Pereira, anunciou que a PNTL (Polícia Nacional de Timor-Leste) tem vindo a fazer avanços significativos ao nível da capacitação e da profissionalização dos efectivos de polícia, fomentando deste modo a confiança junto das comunidades de Timor-Leste.

Os avanços são evidentes em Lautém, Oecussi-Ambeno e Manatuto, três dos treze distritos de Timor-Leste, nos quais a PNTL retomou da polícia das Nações Unidas as responsabilidades primárias de policiamento. Manatuto é o mais recente distrito em que a PNTL reassume as responsabilidades de policiamento, mais concretamente no passado dia 25 de Julho de 2009.

A transição faz parte de um esforço concentrado entre o Governo de Timor-Leste e a UNMIT com o intuito de transferir gradualmente as responsabilidades de policiamento para a Polícia Nacional de Timor-Leste. Para que tal fosse possível implementou-se uma formação coordenada visando melhorar a capacidade e o profissionalismo dos efectivos da PNTL.

Ágio Pereira afirmou: “Entrámos numa nova era de paz. A estabilização da Nação foi resultado do esforço de colaboração entre o Governo e as forças conjuntas, apoiado pelas reformas bem-sucedidas que o Governo de Xanana Gusmão implementou com vista a reconstruir as nossas forças de segurança. Encaramos as transições em termos de aceitação de responsabilidades primárias de policiamento como um passo muito significativo rumo a tornarmo-nos uma Nação autosustentável. Mais importante ainda, consideramos que estes avanços são um sinal de que a nossa Nação está a sarar as suas feridas e que a população volta a confiar nas nossas Instituições.”

O Governo de Xanana Gusmão fez da segurança nacional uma prioridade em 2008/2009, dando ênfase ao estabelecimento de condições de trabalho justas e equitativas para os agentes de polícia, implementando um sistema nacional de classificações e atribuindo aumentos salariais comensuráveis, condição que os agentes não haviam obtido desde que a Nação conquistou a sua soberania.

Os agentes receberam também formação intensiva em policiamento, com alguns agentes de topo a serem enviados para programas de liderança a nível internacional com a finalidade de aprenderem melhores práticas de policiamento. A despolitização da PNTL foi um factor essencial no sucesso das reformas.

Ágio Pereira terminou afirmando “Estamos orgulhosos dos feitos da PNTL. As nossas comunidades voltaram a confiar na sua polícia e a PNTL atingiu um novo nível de orgulho, sentido de missão e profissionalismo nas suas tarefas, respondendo ao apelo da nossa Nação e do nosso Povo para servir de forma justa e imparcial.” FIM

Díli, 31 de Julho de 2009

Comentários

Mensagens populares deste blogue

23/01: o modelo ADD do ME pode vir a ser suspenso!

Paulo Portas - no seu discurso de encerramento do Congresso do CDS-PP - solicitou ao Secretário-geral do Partido Socialista José Sócrates para conceder liberdade de voto aos deputados da bancada do PS na votação da proposta do seu partido do diploma de um novo modelo de avaliação do desempenho docente agendada para dia 23/01, 6ª feira.

Comandos Timorenses - Rostos (1)

Capitão Chung discursando numa festa de confraternização da Associação de Comandos com os refugiados timorenses no ano de 1978. No palco, estão em primeiro plano o capitão Chung (passou à reserva com o posto de coronel) e ao fundo as crianças do coro Loro Sa'e, dirigido pelo maestro Cornélio Vianey da Cruz. Vicente Guterres, actual deputado do Parlamento Nacional timorense  - e ex-Presidente do mesmo parlamento que renunciou ao cargo em 5 de maio de 2016 - em frente ao Monumento dos Comandos, no Regimento dos Comandos de Amadora. Foto tirada em Maio de 1982. Fez o curso de Comando no 1º turno de 1982.