Avançar para o conteúdo principal

"A morte de Malai Azul não é uma metáfora."

Micael Pereira, jornalista, autor do artigo «A melhor embaixadora de Xanana», publicado no último número do semanário EXPRESSO, que noticiou a "morte inesperada, em Março," de MALAI AZUL, enviou-me um mail a confirmar a morte desta personagem política nascida em Maio de 2006 na sequência dos acontecimentos político-militares de Abril/Junho - que por pouco não descambou em guerra civil - apoiando uma das partes em conflito (a Fretilin cujo Secretário-geral é Mari Alkatiri) e a diabolizar Xanana Gusmão.

A fazer fé no mail de Micael Pereira, então, Malai Azul não é um colectivo... É apenas uma única pessoa, uma senhora, que infelizmente nos deixou. Os meus pêsames.

Comentários

h correia disse…
A fazer fé nesta notícia, há um par de personagens que deveria pedir desculpas públicas no seu pasquim KATUMALULIK, o mesmo local onde atribuiu a essa senhora os mais variados nomes, desde Carlos Noronha até um jornalista português, e caraterizou o seu blog como parte de uma campanha internacional organizada e paga, com o objetivo de desacreditar Xanana Gusmão.
Anónimo disse…
Para fazer fé nesta notícia é necessário que Micael Pereira revele a identidade da "falecida" Malai Azul.

Timor é pequeno, toda a gente se conhece, mesmo uma malai, como parece ser a personagem Malai Azul.

Sem a sua identidade revelada, a morte de Malai Azul pode não passar de mais um ficção romanesca como a própria Malai Azul...
Anónimo disse…
Ela viveu em Timor tantos anos, parece que Timor nao e assim tao pequeno, ou entao ela foi mais esperta que todos voces juntos. Eu sei a identidade dela, mas nao digo!!!
Anónimo disse…
Vá aldrabar para outro lado.
Anónimo disse…
E onde pára o Nuno Franco?

Evaporou-se de Timor...
Anónimo disse…
Se o 'Malai Azul' e' mesmo uma pessoa, ja falecida, nao ha razao alguma para nao se revelar a sua identidade. Se faleceu mesmo, onde esta, ja ninguem lhe pode fazer algum mal se foi essa preocupacao que o/a motivou a estar por tras de um pseudonimo.

Revelando a sua verdadeira identidade seria suficiente para muita gente com quem o 'malai Azul' cruzou caminhos em Timor confirmar que realmente e' verdade que uma pessoa de tal nome tera falecido.

Sem isso, ficamos todos no mesmo e temos que aceitar que para alguns as duvidas continuarao.

No entanto, confesso que para mim pouca diferenca faz, diria somente que se faleceu mesmo, paz a alma dele/a.
j soares disse…
Meu caro H Correia,

Antes de mais aceite um abraco! Nao nos conhecemos mas ja vai tempo bastante que a tua pena se arredou, e da tua prosa no TOL, o minimo que posso dizer dela eh a robustez, como a do dono...

Da Malai Azul, de quem tambem lia o seu blog, foi acima de tudo uma mulher inteligente e combativa. Vim a conhecer-lhe em finais de 2007 e varias vezes depois em 2008. Simpatica, vivaça e muito humana. Timor Leste para ela foi nao so uma paixao mas tambem uma vida vivida...

Como timorense sinto-lhe em divida. Tambem ela sabia que tinha e tem muitos amigos timorenses. Ao filho pequenote, que em Dili ja ensaiava e refilava em Tetum, nunca nos ha-de ser um estranho!

Os amigos sabem das circunstancias tragicas de seu desaparecimento fisico. Foi completamente inesperado.

E embora eu possa perceber que a Malai Azul tenha suscitado certa animosidade em alguns compatriotas, deve-se dizer que em boa parte ela (a animosidade, bem entendido!) extravasou os limites do razoavel. Para dizer o minimo.

Mas nao ha-de concerteza ser por causa disso, que da Malai Azul a gente guarde, memoria de mulher de raça audaz!

Um abraco!
J Soares
Anónimo disse…
Será que podia-nos informar onde é que a senhora faleceu? Em Timor?
Anónimo disse…
"E embora eu possa perceber que a Malai Azul tenha suscitado certa animosidade em alguns compatriotas, deve-se dizer que em boa parte ela (a animosidade, bem entendido!) extravasou os limites do razoavel. Para dizer o minimo."

As coisas sao mesmo assim. Quem semeia animosidade contra os outros, colhe animosidade para si mesmo/a.
Anónimo disse…
Ressuscitou ... http://timor-online.blogspot.com/
Anónimo disse…
E um segredo publico que toda a gente sabe em Dili ha anos. A Malai Azul era uma portuguesa, a Maria Jose das Aguas, com ar de tia da linha de Cascais mas mais papista que o Papa na defesa fanatica dos camaradas ricos da FRETILIN. Muitos dos nomes que foram sendo mencionados nao sao nenhuns inocentes, porque a Maria Jose tinha o apoio de uma rede de portugueses distribuidos por muitos tachos na cooperacao portuguesa e nas outras instituicoes internacionais.
A senhora faleceu, merece o nosso respeito, e Deus na sua misericordia sabera perdoar-lhe o mal que fez aos timorenses com as suas campanhas de espalhar mentiras, que se calhar ela ate acreditava que estava a ajudar.
Os nossos pesames a familia enlutada.

Mensagens populares deste blogue

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!

Língua materna como língua de instrução: estupidez e teimosia do ME timorense

O melhor caminho para desenvolver as línguas maternas timorenses - vulgo línguas nacionais - é constituir equipas de estudiosos falantes nativos de cada uma das línguas (com a ajuda e colaboração de linguistas) para as estudar, analisar e estruturar a sua morfologia e sintaxe, e posterior aprovação da sua norma ortográfica pelo Parlamento Nacional a fim de haver uniformização no seu uso e ensino, evitando que uma mesma palavra tenha três ou quatro grafias diferentes. A política educativa deve estar integrada na estratégia de defesa e segurança nacional. Não deve servir, nunca, para abrir brechas na segurança e unidade do país. A educação não se limita apenas a ensinar a ler e a escrever ("literacia") e a ensinar efectuar operações aritméticas ("numeracia"). Num país multilingue - como o nosso - e de tradição oral é imperativo haver uma língua de comunicação comum a todos os falantes das cerca de uma vintena de línguas nacionais. Neste momento, o tétum já preenche es