Avançar para o conteúdo principal

Sonhar também é vindima

Da entrevista de Mari Alkatiri à Lusa (23/6) destacam-se quatro ideias-chave: i) inevitabilidade de eleições antecipadas (2010); ii) ida da Fretilin sozinha nestas pretensas eleições às urnas; iii) governação partilhada - mesmo detendo a maioria absoluta - com outros partidos qualquer que seja "a sua grandeza"; iv) disponibilidade de Alkatiri em integrar um governo liderado por uma outra força política.

1. Alkatiri continua a sonhar acordado com as sempre desejadas eleições antecipadas, invocando "desgovernação", "descontrolo" (em/de quê?!), "aumento de corrupção" e (pasmem-se com a bondade de Mari) a necessidade imperiosa de salvaguardar a figura de Xanana Gusmão "porque ele fez a resistência e ainda tem um papel de referência política e de referência moral em Timor-Leste".

2. É claro que a Fretilin Maputo irá às urnas sozinha, porque não vai conseguir encontrar nenhum aliado em outros partidos para uma coligação (a não ser o apoio do PPT de Jacob Xavier e/ou Kota de Manuel Tilman, seus aliados nas últimas presidenciais).

3. Mais uma mentira grossa de Mari Alkatiri ao prometer partilhar o poder / a governação com outros partidos, em caso de ganhar as eleições (mesmo com uma maioria absoluta).

4. É uma grande verdade a disponibilidade de Mari Alkatiri em integrar um excutivo de um qualquer outro partido - tal é o seu desespero por um cargozito ministerial - pois, recorde-se, chegou a namorar a pasta de petróleo do Governo AMP liderado por Xanana Gusmão.

Comentários

Anónimo disse…
Senhor,perdoai o Alkatiri,porque nao sabe o que diz.
Anónimo disse…
Estes criterios sao compreensiveis porque em 2011 a Fretilin enfrentara uma eleicao interna. Nela discute-se entre continuar de Alkatiri/Lu' olo (caso continuar com metodo braco no ar). Fora dela 'e duvidoso a continuidade dos dois! Por isso, uma elicao geral antecipada em 2010 favoreceria a continuidade dos dois em 2011 porque nao se pode interromper no meio caminho aqueles que estao no poder, caso ganhar eleicoes....!

Este desejo merece questionamentos porquer em 2006, os partidos na oposicao pediram eleicoes antecipadas, Mari Alkatiri disse que as eleicoes so sao legais em 2007. Entao seria ilegal convocar uma eleicao geral em 2010...Logo, MA/Lu daram prioridade a sua cintinuidade no CCF em vez de um programa de desenvolvimento para o pais...!

estas mentiras nao sao referencias para nada...

dat-bere
Anónimo disse…
Subscrevo-me das ideias do anonimo de cima.Gostei!

Mensagens populares deste blogue

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!

Língua materna como língua de instrução: estupidez e teimosia do ME timorense

O melhor caminho para desenvolver as línguas maternas timorenses - vulgo línguas nacionais - é constituir equipas de estudiosos falantes nativos de cada uma das línguas (com a ajuda e colaboração de linguistas) para as estudar, analisar e estruturar a sua morfologia e sintaxe, e posterior aprovação da sua norma ortográfica pelo Parlamento Nacional a fim de haver uniformização no seu uso e ensino, evitando que uma mesma palavra tenha três ou quatro grafias diferentes. A política educativa deve estar integrada na estratégia de defesa e segurança nacional. Não deve servir, nunca, para abrir brechas na segurança e unidade do país. A educação não se limita apenas a ensinar a ler e a escrever ("literacia") e a ensinar efectuar operações aritméticas ("numeracia"). Num país multilingue - como o nosso - e de tradição oral é imperativo haver uma língua de comunicação comum a todos os falantes das cerca de uma vintena de línguas nacionais. Neste momento, o tétum já preenche es