Avançar para o conteúdo principal

"A morte de Malai Azul não é uma metáfora."

Micael Pereira, jornalista, autor do artigo «A melhor embaixadora de Xanana», publicado no último número do semanário EXPRESSO, que noticiou a "morte inesperada, em Março," de MALAI AZUL, enviou-me um mail a confirmar a morte desta personagem política nascida em Maio de 2006 na sequência dos acontecimentos político-militares de Abril/Junho - que por pouco não descambou em guerra civil - apoiando uma das partes em conflito (a Fretilin cujo Secretário-geral é Mari Alkatiri) e a diabolizar Xanana Gusmão.

A fazer fé no mail de Micael Pereira, então, Malai Azul não é um colectivo... É apenas uma única pessoa, uma senhora, que infelizmente nos deixou. Os meus pêsames.

Comentários

h correia disse…
A fazer fé nesta notícia, há um par de personagens que deveria pedir desculpas públicas no seu pasquim KATUMALULIK, o mesmo local onde atribuiu a essa senhora os mais variados nomes, desde Carlos Noronha até um jornalista português, e caraterizou o seu blog como parte de uma campanha internacional organizada e paga, com o objetivo de desacreditar Xanana Gusmão.
Anónimo disse…
Para fazer fé nesta notícia é necessário que Micael Pereira revele a identidade da "falecida" Malai Azul.

Timor é pequeno, toda a gente se conhece, mesmo uma malai, como parece ser a personagem Malai Azul.

Sem a sua identidade revelada, a morte de Malai Azul pode não passar de mais um ficção romanesca como a própria Malai Azul...
Anónimo disse…
Ela viveu em Timor tantos anos, parece que Timor nao e assim tao pequeno, ou entao ela foi mais esperta que todos voces juntos. Eu sei a identidade dela, mas nao digo!!!
Anónimo disse…
Vá aldrabar para outro lado.
Anónimo disse…
E onde pára o Nuno Franco?

Evaporou-se de Timor...
Anónimo disse…
Se o 'Malai Azul' e' mesmo uma pessoa, ja falecida, nao ha razao alguma para nao se revelar a sua identidade. Se faleceu mesmo, onde esta, ja ninguem lhe pode fazer algum mal se foi essa preocupacao que o/a motivou a estar por tras de um pseudonimo.

Revelando a sua verdadeira identidade seria suficiente para muita gente com quem o 'malai Azul' cruzou caminhos em Timor confirmar que realmente e' verdade que uma pessoa de tal nome tera falecido.

Sem isso, ficamos todos no mesmo e temos que aceitar que para alguns as duvidas continuarao.

No entanto, confesso que para mim pouca diferenca faz, diria somente que se faleceu mesmo, paz a alma dele/a.
j soares disse…
Meu caro H Correia,

Antes de mais aceite um abraco! Nao nos conhecemos mas ja vai tempo bastante que a tua pena se arredou, e da tua prosa no TOL, o minimo que posso dizer dela eh a robustez, como a do dono...

Da Malai Azul, de quem tambem lia o seu blog, foi acima de tudo uma mulher inteligente e combativa. Vim a conhecer-lhe em finais de 2007 e varias vezes depois em 2008. Simpatica, vivaça e muito humana. Timor Leste para ela foi nao so uma paixao mas tambem uma vida vivida...

Como timorense sinto-lhe em divida. Tambem ela sabia que tinha e tem muitos amigos timorenses. Ao filho pequenote, que em Dili ja ensaiava e refilava em Tetum, nunca nos ha-de ser um estranho!

Os amigos sabem das circunstancias tragicas de seu desaparecimento fisico. Foi completamente inesperado.

E embora eu possa perceber que a Malai Azul tenha suscitado certa animosidade em alguns compatriotas, deve-se dizer que em boa parte ela (a animosidade, bem entendido!) extravasou os limites do razoavel. Para dizer o minimo.

Mas nao ha-de concerteza ser por causa disso, que da Malai Azul a gente guarde, memoria de mulher de raça audaz!

Um abraco!
J Soares
Anónimo disse…
Será que podia-nos informar onde é que a senhora faleceu? Em Timor?
Anónimo disse…
"E embora eu possa perceber que a Malai Azul tenha suscitado certa animosidade em alguns compatriotas, deve-se dizer que em boa parte ela (a animosidade, bem entendido!) extravasou os limites do razoavel. Para dizer o minimo."

As coisas sao mesmo assim. Quem semeia animosidade contra os outros, colhe animosidade para si mesmo/a.
Anónimo disse…
Ressuscitou ... http://timor-online.blogspot.com/
Anónimo disse…
E um segredo publico que toda a gente sabe em Dili ha anos. A Malai Azul era uma portuguesa, a Maria Jose das Aguas, com ar de tia da linha de Cascais mas mais papista que o Papa na defesa fanatica dos camaradas ricos da FRETILIN. Muitos dos nomes que foram sendo mencionados nao sao nenhuns inocentes, porque a Maria Jose tinha o apoio de uma rede de portugueses distribuidos por muitos tachos na cooperacao portuguesa e nas outras instituicoes internacionais.
A senhora faleceu, merece o nosso respeito, e Deus na sua misericordia sabera perdoar-lhe o mal que fez aos timorenses com as suas campanhas de espalhar mentiras, que se calhar ela ate acreditava que estava a ajudar.
Os nossos pesames a familia enlutada.

Mensagens populares deste blogue

23/01: o modelo ADD do ME pode vir a ser suspenso!

Paulo Portas - no seu discurso de encerramento do Congresso do CDS-PP - solicitou ao Secretário-geral do Partido Socialista José Sócrates para conceder liberdade de voto aos deputados da bancada do PS na votação da proposta do seu partido do diploma de um novo modelo de avaliação do desempenho docente agendada para dia 23/01, 6ª feira.

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!