Avançar para o conteúdo principal

"Eleições antecipadas": a frincha?!

A rádio australiana ABC parece ter encontrado uma frincha através da qual a Fretilin Maputo poderá meter o pé-de-cabra para forçar a realização de eleições antecipadas, oferecendo ao PR Horta argumentos “conluio, nepotismo e corrupção” (Bano dixit) para demitir o Governo presidido por Xanana Gusmão. Alegam a Fretilin Maputo e esta rádio australiana que Xanana teria favorecido uma empresa (Prima Food) – na qual sua filha seria uma das accionistas maioritárias – na adjudicação para fornecimento de arroz ao Estado!

Bano, o vice-presidente da Fretilin Maputo, terá de esclarecer muito bem a natureza dos três crimes imputados a Xanana Gusmão, enquanto Primeiro-ministro: "conluio", então quem o prejudicado na adjudicação; "nepotismo", então a alegada empresa favorecida do familiar é ou não merecedora de crédito e mérito para ganhar a adjudicação; "corrupção", então quem é o corruptor e quem é o corrompido nesta adjudicação. Uma vez decidido sobre a natureza dos crimes cometidos basta denunciar o alegado prevaricador ao Ministério Público para se proceder as investigações necessárias e apresentá-las ao tribunal para o julgamento. A PGR não se furtará de dar seguimento a queixa da Fretilin Maputo.

Com esta frincha oferecida pela referida rádio australiana, a Fretilin Maputo encontrou o argumento certo para desencadear a sua tão desejada e sempre adiada “Marcha de Paz” – para agitar e açular os seus seguidores – a fim de criar momentos de instabilidade social e política, oferecendo de bandeja aos australianos argumento para forçar a canalização do pipeline do Greater Sunrise para Darwin, privando aos timorenses milhares de empregos directos e indirectos e desenvolvimento material e humano daí decorrente, alegando ausência de segurança em Timor para técnicos e instalações petrolíferas.

Camaradas, quanto às eleições "antecipadas", aguardem por 2012!

Comentários

Anónimo disse…
Alo Dili

Nao vale apena estar com esta histeria se fosse na Australia estes governantes ja tinham resignado.Vendo o caso do exministro da Defesa australiano resignou do cargo ha um mes por ter um irmao sobre os contractos.Deves aceitar as verdades nao fugir das realidades se quiseres construir um Timor Leste e para um bom desenvolvimento.As riquezas do pais e para todos nao para um punhado de ladroes e criminosos e golpistas.Australia tinha apoiado e implantado o regime de Timor Leste apoiando o Xanana mas o governo da Australia ja e outro.Falar de Fretilin de Maputo e mesma coisa estas a repetir a mesma tecla com do movimento anti-comunista da Udt em 75. Eles sao timorenses como tu es nao interessamos donde vieram.Bano nao veio do Maputo mas a Fretilin e unico partido da oposicao a criticar severamente o governo golpista do Xanana com este escandalo da corrupcao.Nao vale apena apoiar lideres que nao servem ao pais que sao corruptos,ladroes e criminosos que nao benefiam a ti nem ao povo de Timor Leste.Quanto ao pipeline os lideres e os timorenses estao conscientes que ira para Timor Leste nao ha duvida que Australia fara tudo para que seja a Darwin. Todos cerramos as fileiras para que nao aconteca.

Um timorense esta e a minha opiniao.

Adeus

de Aikurus
Anónimo disse…
Alo Dili

Continuarei a debater as tuas posicoes sobre Timor Leste.
Quanto as eleicoes antecipadas cabera o Horta a decidir mas ele lavou as maos e distanciou do Xanana sobre este escandalo.Horta era um grande defensor do Xanana com lider da resistencia mas eu penso como PM nao serve nao tem capacidade para governar e e um grande corrupto.Xanana nao esta governar o pais esta a ser mandado governar. Australia utilizou a mulher australiana para manipular e fazer aquilo que querem.E mais informo que o conselheiro do Xanana o antigo premier da Victoria cuja mulher era colega da Mulher do Xanana quando eram estudantes.Tudo isto era um jogo de interesses australianos incluindo a Emilia Pires, Vicky Chong,Abel guterres, Agio Pereira, Joe Goncalves e a mulher,Maria Bras e o Donanciano este e o grupo em defesa dos interesses australianos em Timor Leste do antigo governo da Australia e que os rastos continuam la.

Adeus

de Aikurus
Anónimo disse…
caro, Alo Dili/ aikurus/ margarida/ mailai azul....

Estou de acordo contigo... nao queremos ladroes, crimonosos, e golpistas transformados em vitimas em Timor Leste...Esta foi a grande liao de 2006. Ninguem quer um ministro como Roque Rodrigues incompetente ou Roregio Lobato delinquente ou um Mari Alkatiri fingido nao saber da milicias vermelhas que defenderam Fretilin "braco no ar"...Fretilin nao e unico partido da oposicao, nao ignores PPT/KOTA/AD, PUN!

os escandalos eram varios...o irmao do Mari Alkatiri foi beneficiado (sem concurso) para comprar armas que mais tarde form distribuidos aos civis nos dois ministerios (defesa e MAI)....

O governo da Australia actuall nao e aliado da Fretilin? Mari Alkatiri cumprimentou o PM australiano minutos antes de o MNEC fez a sua declaracao oficial...a media australia esta a trabalhar ao lado da fretilin agora para difamar xanana agora!

ai kurus estas a dormir pa!

F mudanca
Anónimo disse…
O aikurus tem a mente permanentemente adormecida para a miseria que foi o governo do seu idolatrado Alkatiri.

Corrupcao, 54% de fundos desaparecidos, distribuicao de armas a civis pelos ministros do governo fretilin, desaparecimento de viaturas do estado, etc, favorecimento de negocios dos irmaos Alkatiri sem cuncorsos publicos, colocacao de irmaos, mulher e amigos em posicoes chave de poder, etc etc

Issa foi uma experiencia que os timorenses jamais quererao repetir.

Concordo plenamente com o Sebastiao.


"Camaradas, quanto às eleições "antecipadas", aguardem por 2012!"

Mensagens populares deste blogue

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!

Língua materna como língua de instrução: estupidez e teimosia do ME timorense

O melhor caminho para desenvolver as línguas maternas timorenses - vulgo línguas nacionais - é constituir equipas de estudiosos falantes nativos de cada uma das línguas (com a ajuda e colaboração de linguistas) para as estudar, analisar e estruturar a sua morfologia e sintaxe, e posterior aprovação da sua norma ortográfica pelo Parlamento Nacional a fim de haver uniformização no seu uso e ensino, evitando que uma mesma palavra tenha três ou quatro grafias diferentes. A política educativa deve estar integrada na estratégia de defesa e segurança nacional. Não deve servir, nunca, para abrir brechas na segurança e unidade do país. A educação não se limita apenas a ensinar a ler e a escrever ("literacia") e a ensinar efectuar operações aritméticas ("numeracia"). Num país multilingue - como o nosso - e de tradição oral é imperativo haver uma língua de comunicação comum a todos os falantes das cerca de uma vintena de línguas nacionais. Neste momento, o tétum já preenche es