Avançar para o conteúdo principal

Ruak, o próximo inquirido?

Ruak nada tem a esconder pela sua acção na crise de 2006. E nada a temer da justiça. A sua audição irá ajudar a revelar a verdade sobre a responsabilidade de Mari Alkatiri e Rogério Lobato na deserção de cerca de seiscentos soldados das F-FDTL, reduzindo as forças da defesa a apenas setecentos homens (o núcleo duro, quase todos veteranos da Resistência) e no fortalecimento exagerado da PNTL em homens (cerca de três mil), em armamento pesado (que nem as F-FDTL dispunham) e em treino (de ranger de um batalhão).

Consta em alguns círculos políticos de Díli que o objectivo dessas duas personalidades (e também dos seus restantes camaradas) era decapitar, em primeiro lugar, a chefia das F-FDTL, para abrir caminho à limpeza de todos os políticos que se lhes fazem frente a começar por Xanana. E quando viram que a polícia com a qual contava se desmoronou como baralho de cartas e vendo que quem controlava o terreno eram os homens de Ruak, com receio que as armas das F-FDTL se virassem contra eles, pediram a intervenção da Austrália e de outros países da região, levando a carta já redigida e assinada (por Lu-Olo e Alkatiri) ao Presidente da República solicitando-lhe que colocasse também a sua assinatura.

Comentários

Anónimo disse…
Concordo perfeitamente. A audicao de taur Matam Ruak ira ajudar a comprender muita coisa e onde caem as responsabilidades da distribuicao ilegal de armas a civis.

Durante a crise TMR disse a Xanana: "Eu disse a Roque Rodrigues que o maior erro deles foi tentar submeter as F-FDTL `a Fretilin"

Vamos ver o que mais nos pode dizer Taur Matan Ruak.
Mas nao e' de admirar que o Mari Alkatiri tenha reagido fortemente contra esta iniciativa da PGR.

Sera que o Roque Rodrigues deu a autorizacao final para distribuicao de armas tambem sem qualquer conhecimento e aval do seu chefe, o PM Mari Alkatiri?

Tenho serias duvidas de que tenha sido esse o caso.
Por alguma razao alguem esta fortemente contra a chefia da F-FDTL serem ouvidas por um tribunal.

Vamos ver o que vai sair dai.

Mensagens populares deste blogue

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!

Língua materna como língua de instrução: estupidez e teimosia do ME timorense

O melhor caminho para desenvolver as línguas maternas timorenses - vulgo línguas nacionais - é constituir equipas de estudiosos falantes nativos de cada uma das línguas (com a ajuda e colaboração de linguistas) para as estudar, analisar e estruturar a sua morfologia e sintaxe, e posterior aprovação da sua norma ortográfica pelo Parlamento Nacional a fim de haver uniformização no seu uso e ensino, evitando que uma mesma palavra tenha três ou quatro grafias diferentes. A política educativa deve estar integrada na estratégia de defesa e segurança nacional. Não deve servir, nunca, para abrir brechas na segurança e unidade do país. A educação não se limita apenas a ensinar a ler e a escrever ("literacia") e a ensinar efectuar operações aritméticas ("numeracia"). Num país multilingue - como o nosso - e de tradição oral é imperativo haver uma língua de comunicação comum a todos os falantes das cerca de uma vintena de línguas nacionais. Neste momento, o tétum já preenche es