Avançar para o conteúdo principal

Marcha da Paz, fiasco ou sucesso?

Um dos organizadores da dita "Marcha da Paz" alkatiriana confidenciou que estão a encontrar alguma dificuldade em mobilizar gentes lorosae para esta projectada marcha. E se encontram alguma resistência das gentes que costumavam ser-lhes muito fiéis (e que costumavam obedecer a voz do dono), então, estão a encontrar sérias dificuldades em mobilizar as gentes loromonu. Por isso, pelos meus cálculos, se conseguirem convencer umas mil e quinhentas pessoas para a dita "marcha" alkatiriana, em Outubro, já se dão por satisfeitos. Mas, posso também estar enganado!

O que Alkatiri afirmou aos meios de comunicação social timorense de que irão conseguir mobilizar cinquenta mil para a sua "marcha" é fruto de delírio.

Mesmo no 'verão quente' de 2006 só conseguiram juntar umas três mil das cem mil inicialmente prometidas para marcharem sobre Díli quanto mais agora que a população está tranquila nos seus distritos, sub-distritos, sucos, aldeias e bairros.

E mesmo esses três mil, chegando a Díli, deram vivas a Xanana!

Comentários

Anónimo disse…
E' possivel que desta vez a Fretilin consiga mobilizar muito mais do conseguiram que em 2006 porque desta vez tiveram 2 anos inteiros para organizar esta marcha. Nao e' de esquecer tambem que ainda nao ainda sabemos para onde foram parar 54% do total de despesas do estado que desapareceram sem rasto durante o anterior governo da Fretilin.

Sera que esse dinheiro vai aparecer agora para financiar essa marcha? Tudo e' possivel.

No entanto e' importante lembrar que mesmo que a Fretilin conseguisse mobilizar o total de eleitores que votaram pela Fretilin/ASDT/AD ainda continuam a ser uma minoria em Timor.

Portanto eles podem gritar, guinchar e andar aos pulos que nao mudam nada porque numa democracia quem manda e' a maioria e o governo AMP representa essa maioria.

Ponto final!!
Anónimo disse…
anónimo,

Acha mesmo que esse dinheirinho (xpto%) foi guardado para coisas destas? Hummmm .... não me parece ... Ia mais pelas casas, pertences, contas em outros países.

Esta marcha é folclore.

Cumprimentos Sebastião!
Anónimo disse…
O uso desse dinheiro para coisas destas seria visto como um 'investimento' numa corrida para o controle de bilioes.

Quando arriscamos dinheiro numa aposta nunca pode ser para ganhar um montante inferior ao da aposta.

Nao faria sentido apostar 100 para ganhar 50. Aposta-se 100 para se ganhar 1000.
Anónimo disse…
Então a parada é dura ...
Desejo boa sorte. Inteligência há e conhecimento também, se me é permitida a opinião.

Força IV Governo!
Cumps.
M.
Anónimo disse…
Obviamente que a "parada e' dura".

Para Mari Alkatiri nunca deixou de ser outra coisa.
Tuda a riqueza e poder que ele conseguiu para a sua familia e o circulo de previlegiados da Fretilin esta em causa.

Na sua optica esta marcha podera muito bem ser a ultima chance de conseguirem desestabilizar e derrubar o governo. Se nao o conseguirem agora muito mais dificil sera quando os grandes projetos de infraestrutura se realizarem no proximo ano.
As projetadas melhorias de vida que esses projetos proporcionarem ao povo serao um enorme obstaculo para a Fretilin convencer o povo que o governo AMP nao presta.

Mari esta a apostar fortemente nesta marcha, resta agora saber se o povo, carente como e', vai cair na tentacao dos cifroes ou vai dar a Mari mais uma licao de politica.
Anónimo disse…
Tenho como intuição que o povo não vai nessa. De todo!
Anónimo disse…
Esperemos que tenha razao.
Mas o problema nao e' a marcha em si mas sim a possibilidade de ela tornar-se violenta.
A marcha pode ate ter 100,000 pessoas que nao faria diferenca ou poria a legitimidade do governo em causa. O importante e' que seja pacifica para nao causar mais sofrimento para o povo.
Anónimo disse…
Tem razão ... e há quem esteja com vontade de instigar a violência ... o passado faz disso prova.

Oxalá não haja mais sofrimento para o povo, realmente.

E sim, a legitimidade deste governo não é sequer colocada em causa.

Mensagens populares deste blogue

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!

Língua materna como língua de instrução: estupidez e teimosia do ME timorense

O melhor caminho para desenvolver as línguas maternas timorenses - vulgo línguas nacionais - é constituir equipas de estudiosos falantes nativos de cada uma das línguas (com a ajuda e colaboração de linguistas) para as estudar, analisar e estruturar a sua morfologia e sintaxe, e posterior aprovação da sua norma ortográfica pelo Parlamento Nacional a fim de haver uniformização no seu uso e ensino, evitando que uma mesma palavra tenha três ou quatro grafias diferentes. A política educativa deve estar integrada na estratégia de defesa e segurança nacional. Não deve servir, nunca, para abrir brechas na segurança e unidade do país. A educação não se limita apenas a ensinar a ler e a escrever ("literacia") e a ensinar efectuar operações aritméticas ("numeracia"). Num país multilingue - como o nosso - e de tradição oral é imperativo haver uma língua de comunicação comum a todos os falantes das cerca de uma vintena de línguas nacionais. Neste momento, o tétum já preenche es