Avançar para o conteúdo principal

Carnaval de Díli

Depois de um interregno de 34 anos, 'renasceu' o Carnaval de Díli. Este é diferente do carnaval de há 34 e mais anos!

O carnaval de então era mais espontâneo na brincadeira e no espectáculo que proporcionava aos habitantes de cada bairro. Nas brincadeiras, participavam - sem excepção - novos e velhos, mulheres e crianças: consistiam em atirar uns contra os outros farinha (sobretudo) e alguns raros ovos (dizem que podres!). Para além de sujar a vestimenta de outros participantes com farinha e ovos, organizavam-se também desfiles de 'matronas' (transformistas) - homens vestidos de mulher com traje ocidental ou timorense, que faziam furor na miudagem - encabeçados por uma banda de rebecas, ukuleles e tambores. Diziam que o desfile mais famoso - nos anos setenta - era o da 'escola' de Kuluhun! Nesse dia era permitido atirar farinha e ovos a qualquer um que passasse pela rua do bairro. Mas havia uma excepção: nunca sujar alguém fardado - seja agente da polícia, soldado do exército ou da marinha ou qualquer um outro fardado que tem, também, prerrogativa de dar voz de prisão! Nesta última categoria entram os administradores do posto e do concelho e alguns funcionários do governo colonial.

O carnaval deste ano - segundo dizem as notícias - é organizado pelo Ministro do Turismo, com patrocínio da embaixada brasileira, portuguesa e australiana. Pasmem-se: até o Embaixador australiano não só sambou - aprendizagem feita em Brasília quando esteve destacado naquele nosso país irmão - como também encabeçou o desfile da 'escola' australiana, com 'sambistas' australo-timorenses (ex-exilados/asilados que adquiriram a nacionalidade australiana e seus descendentes) e australianos 'de gema'. Contudo, houve um senão: ninguém deve ter ensinado aos 'internacionais' destacados em Timor a regra de ouro do carnaval de Díli: nunca sujar alguém fardado! Deve ter sido o caso do casal de professores 'missionários' brasileiros, que teve a ousadia (por ignorância) de quebrar esta lei costumária dos habitantes de Díli. Resultado: muitas mazelas e voz de prisão ao professor e algumas mazelas no corpo da professora! E que até pode desembocar em conflito diplomático entre Lisboa e Brasília. Porque a farda era de um militar da GNR (herói para as crianças timorenses) destacado em Timor.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!

Língua materna como língua de instrução: estupidez e teimosia do ME timorense

O melhor caminho para desenvolver as línguas maternas timorenses - vulgo línguas nacionais - é constituir equipas de estudiosos falantes nativos de cada uma das línguas (com a ajuda e colaboração de linguistas) para as estudar, analisar e estruturar a sua morfologia e sintaxe, e posterior aprovação da sua norma ortográfica pelo Parlamento Nacional a fim de haver uniformização no seu uso e ensino, evitando que uma mesma palavra tenha três ou quatro grafias diferentes. A política educativa deve estar integrada na estratégia de defesa e segurança nacional. Não deve servir, nunca, para abrir brechas na segurança e unidade do país. A educação não se limita apenas a ensinar a ler e a escrever ("literacia") e a ensinar efectuar operações aritméticas ("numeracia"). Num país multilingue - como o nosso - e de tradição oral é imperativo haver uma língua de comunicação comum a todos os falantes das cerca de uma vintena de línguas nacionais. Neste momento, o tétum já preenche es