Avançar para o conteúdo principal

Estou de volta!

Tenho estado fora das várias discussões sobre algumas temáticas 'quentes' relacionadas com Timor-Leste, não por vontade deliberada de me colocar fora do 'debate', mas por motivo outro - igualmente importante para a cidadania, liberdade e democracia em qualquer país do mundo - que é a actual luta dos professores contra a tirania, a prepotência e a mesquinhez de quem nos governa, neste momento. Posso estar a correr o risco de sofrer represálias por desobediência a leis erradas, a leis ilegais e a leis inconstitucionais por não entregar, como professor, os chamados "Objectivos Individuais", cuja obrigatoriedade nada consta em nenhuma legislação aplicável que rege o ensino e a educação em Portugal. Posso também vir a correr o risco de sofrer o "mobbing" (o 'bullying' no ambiente laboral)... Mas não importa! Sei que a razão está do lado dos professores... Sou mais de quebrar que vergar... quando a razão me assiste.

Passando a minha outra frente de batalha: Timor. Gostava de falar da questão do AMBIENTE.

Quem conhece Díli, já terá visitado as três lagoas de TACI-TÓLU (Tasi-tolu, em tétum). É a única zona húmida de Díli local de alimentação (e nidificação?) de aves migratórias (corvo marinho, gansos patola e outras - não sou biólogo, os entendidos que acrescentem ou rectifiquem os dados), por isso essas lagoas devem ser preservadas de excessiva proximidade de edificações - casas para habitação ou imóveis institucionais. Para bom entendedor...

Comentários

Bem-vindo apesar de considerar que o amigo Sebastião nunca esteve longe.

Abraço e ... tudo, tudo de bom! As causas são o sentido!

M. (as fotografias das Bonecas ficam para amanhã mas lembrei-me do Sebastião ontem! Foi muito bonito o encontro Conimbricense :-)
Sebastião disse…
Obrigado pela atenção, Margarida.

Aguardo então pelas fotos das Bonecas de Ataúro do encontro Conimbricense.

Abraço de

Sebastião.

Mensagens populares deste blogue

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!

Língua materna como língua de instrução: estupidez e teimosia do ME timorense

O melhor caminho para desenvolver as línguas maternas timorenses - vulgo línguas nacionais - é constituir equipas de estudiosos falantes nativos de cada uma das línguas (com a ajuda e colaboração de linguistas) para as estudar, analisar e estruturar a sua morfologia e sintaxe, e posterior aprovação da sua norma ortográfica pelo Parlamento Nacional a fim de haver uniformização no seu uso e ensino, evitando que uma mesma palavra tenha três ou quatro grafias diferentes. A política educativa deve estar integrada na estratégia de defesa e segurança nacional. Não deve servir, nunca, para abrir brechas na segurança e unidade do país. A educação não se limita apenas a ensinar a ler e a escrever ("literacia") e a ensinar efectuar operações aritméticas ("numeracia"). Num país multilingue - como o nosso - e de tradição oral é imperativo haver uma língua de comunicação comum a todos os falantes das cerca de uma vintena de línguas nacionais. Neste momento, o tétum já preenche es