Avançar para o conteúdo principal

Manuel Abrantes cessou funções de embaixador em Lisboa

Manuel Abrantes cessou as suas funções de embaixador acreditado em Lisboa três meses mais cedo do tempo previsto. Numa situação normal, Abrantes deveria ser substituído (ou mesmo reconduzido) apenas em Março 2009. Contudo, a sua postura, em Lisboa, era mais de boicote, confronto e não acatação das directrizes emanadas de Díli.

Se Abrantes não estava disposto a servir sob às ordens do governo do PM Xanana - porque nomeado pelo governo da Fretilin -, deveria ter posto o seu cargo à disposição quando se deu a mudança de governo. Mas preferiu permanecer no cargo, seguindo a sua própria 'agenda'. E o resultado é o que está à vista!

Comentários

Anónimo disse…
Nao merecia outra coisa!!! Deviam-lhe ter corrido a tres pontapes.
Anónimo disse…
Alo Dili

Deviam-lhe ter corrido a tres pontapes e assim que se trata dum timorense podia ser mais educado.Porque com a violencia que chegaram ao poder com o apoio australiano com interesse no oleo e o gas nao pelo facto de os timorenses serem bonitos.
Podia ter pedido a resignacao antes da mudanca do governo. Durante a crise os golpistas liderado por Xanana assaltaram a casa ia quase ser morto e refugiou depois no seminario menor em Balide.

De Aikurus
Anónimo disse…
Segundo me contaram,que a casa do ex embaixador Abrantes foi assaltada pelo camarada Aikurus e Maubere Taba Rai Metin. AH!AH!AH!
Anónimo disse…
Oh o mentiroso do aikurus agora tambem ja anda a espalhar as suas mentiras por estes lados?

Ao que parece ate os senhores da Fretilin concordam com a cessacao de funcoes do seu camarada Manuel Abrantes. Alguma coisa de feio ele fez para merecer esta sina.
Anónimo disse…
Enquanto houverem senhores como este que e' o objecto do seguinte email Timor nunca sera o paraiso que pode ser.

O que se segue e' um documento que deixei no TLN em forma de comentario e que expoem o embaixador Nelson Santos (mais um dos falsos mauberes e neo-fascista da Fretilin) como um usurpador de fundos do povo.

O texto que transcrevo mais abaixo e' a traducao para Portugues do original em Ingles de uma comunicacao email interceptada entre o Director Nacional de Administracao do Ministerio dos Negocios Estrangeiros e o seu Ministro, Zacarias da Costa.

Espero que o blog O Eca ajude a desmascarar esses senhores corruptos, que sendo do partido historico que alegadamente so defende os interesses do povo mas que na realidade sao sempre os primeiros a roubar ao povo.

Faca-se conhecer a todo o mundo se possivel em destaque na pagina principal do blog com a respectiva foto do senhor.




“[Veja só esta!!!!!!!!!.....Ouvi dizer que o apartamento extra era para a "ama diplomática"...ele deu a ela um passaporte diplomático...quando ele era secretário geral..no MNE...hahahah!] (comentario da minha fonte)





Sua Excelência, Dr. Zacarias Albano da Costa

Ministro de Negócios Estrangeiros - RDTL


Excelência,

Tenho a honra de lhe escrever em relação às despesas relacionadas com as necessidades privadas do Embaixador Nelson Santos em que o Embaixador usou o dinheiro da Embaixada para financiar:

As seguintes são as despesas detectadas pela Direcção Nacional de Administração, Ministério de Negócios Estrangeiros:
--------------------------------------------------------------

Pagamentos para actividades extra-curriculares dos filhos do Embaixador Nelson Santos totalizam USD$4,600.

1. 31 de Janeiro, pagamento do custo de ensino do programa extra-curricular para Daniela e Yuri Santos, filhas do Embaixador Nelson Santos; montante USD$500

2. 14 de Março 2008, pagamento do custo de ensino do programa extra-curricular para Daniela e Yuri Santos, filhas do Embaixador Nelson Santos; montante USD$500

3. 10 de Abril 2008, pagamento do custo de ensino do programa extra-curricular para Daniela e Yuri Santos, filhas do Embaixador Nelson Santos; montante USD$500

4. 01 de Maio 2008, pagamento do custo de ensino do programa extra-curricular para Daniela e Yuri Santos, filhas do Embaixador Nelson Santos; montante USD$500

5. 28 de Maio 2008, pagamento do custo de ensino do programa extra-curricular para Daniela e Yuri Santos, filhas do Embaixador Nelson Santos; montante USD$500

6. 15 de Julho 2008, pagamento do custo de ensino do programa extra-curricular para Daniela e Yuri Santos, filhas do Embaixador Nelson Santos; montante USD$1,600

7. 05 de Setembro 2008, pagamento do custo de ensino do programa extra-curricular para Daniela e Yuri Santos, filhas do Embaixador Nelson Santos; montante USD$500

*Razão: *

Este é o único caso em que o Embaixador Nelson Santos usou incorrectamente os fundos da Embaixada para pagar a educação das suas filhas, neste caso, sem qualquer autorização do Ministério de Negócios Estrangeiros, Sua Excelência.

------------------------------------------------------------

*Pagamento para o Aluguer do Apartamento Privado e serviços relacionados do Embaixador Nelson Santos*

08 de Fevereiro 2008, Pagamento do aluguer do apartamento do Embaixador de Março à Julho de 2008, montante USD$11,000.

08 de Fevereiro 2008, pagamento dos custos do agente para o apartamento do Embaixador Nelson Santos, montante USD$4,000

08 de Março 2008, pagamento da remoção da divisoria na residência privada do Embaixador Nelson Santos, montante USD$1,358.54.

26 de Junho 2008, pagamento do aluguer do apartamento do Embaixador de Agosto à Dezembro de 2008, montante USD$11,000.


*Razão: *

1. Foi pago ao Embaixador Nelson Santos o subsídio de alojamento diretamente para a sua conta bancária privada. Em vez de usar o seu subsídio de alojamento para pagar o aluguer privado, ele usou o dinheiro dos bens e serviços da Embaixada para pagar o aluguer privado.

2. O Embaixador Nelson Santos recebeu o seu subsídio de três meses de estabelecimento. Este dinheiro é o dinheiro que deve ser usado para se estabelecer uma vez estando no seu posto de trabalho, e não usar o dinheiro dos bens e serviços da Embaixada para pagar os custos do agente.

3. O Embaixador ampliou o seu apartamento privado com mais um outro apartamento; o que resultou no Embaixador passar a ter dois apartamentos privados. A remoção da divisória na sua residência privada reprezenta uma despesa privada que não pode ser cobrada àos bens e serviços da Embaixada.

Total de despesas é USD$27,358.54 relacionadas ao pagamento do aluguer do apartamento privado do Embaixador e de outros serviços relacionados.

----------------------------------------------------------------

*Despesas diversas no apartamento privado do Embaixador Nelson Santos*



29 de fevereiro 2008 pagamento para items diversos na residência do Embaixador Nelson Santos no montante de USD$1,500 consistindo (entre outros):


1. *Artigos de cuidado pessoal*

2. *Sabão de banho*

3. *Colchão de Casal Zupem *

4. *Cama Belixe *

5. *Armário de 5 gavetas *

6. *Colchão de Casal Sakura*

7. *numerosos pagamentos para items não estipulados*


29 de Fevereiro 2008, pagamento para items diversos na residência do Embaixador no montante de USD$81.05 consistindo de:


1. *Um item sem descrição *

2. *Porta toalhas *

3. *OTD Rack *

4. *Prateleira de Chuveiro*


29 de Abril 2008, pagamento para items diversos na residência do Embaixador no montante de USD$111.53 consistindo de:

1. *Espanador 'Swiffer'*

2. *Conair Infin *

3. *20x Area Tapete *

4. *OTD Rack *


29 de Fevereiro 2008, pagamento para items diversos na residência do Embaixador no montante de USD$467.85 consistindo (entre outros):


1. *Porta Escova de Dentes*

2. *Bomba Doseadora de sabão*

3. *Frasco de Algodão *

4. *Porta Sabonete *

5. *Caixote de Lixo*

6. *Escova de Banho *

7. *Oxo Squeege *

8. *Tapete de Banheiro *

9. *Toalha de Mão *

10. *Toalha de Banho *

11. *Bomba Doseadora de Sabão*

12. *Tumbler *

13. *Tension Rod *

14. *Porta Toalhas *

15. *Papél Higiénico 'Scott Bath' *

16. *Produto de limpeza 'Clorox' *

17. *Produto de limpeza anti-bolor 'Tilex Mold' *

18. *Regador *

19. *Pldege *

20. *Shake 'n Feed *

21. *Aspirador 'Prontovacuum' *

22. *Bálsamo para dor de costas 'Backaaid' *

23. *Bálsamo de Tigre morno*


*Total das despesas privadas diversas do Embaixador é USD$2,160.43*

*Razão*

As despesas acima mencionadas representam despesas privadas. O Embaixador Nelson Santos recebeu o seu subsídio de custos de vida, assim como o subsídio de alojamento como outros diplomatas de Timor-Leste colocados no estrangeiro. O Embaixador tem que usar o seu subsídio de custos de vida para as necessidades privadas, e não usar o dinheiro de Bens e Servicos para pagar estas despesas.


* ------------------------------------------------------------------------------
*
**

*Clube de Saúde do Embaixador - Gym - Foti Besi *

**

Foi detectado uma fatura de pagamento em Dili que inclui a despesa da ida do Embaixador à um clube de saúde privado - ginásio - Foti Besi para exercitar e o Embaixador usou o dinheiro dos bens e serviços da Embaixada para pagar.
*----------------------------------------------------------------------*
**

*O total de todas as despesas privadas para as quais o Embaixador Nelson Santos usou o dinheiro dos bens e serviços da Embaixada para pagar é de USD$34,118.97,

mais as do Clube de Saude - Foti Besi.*

**

Pela amável atenção de Sua Excelência, por favor aceite o meu sincero sentido de respeito.


*Felizberto de Araujo Duarte (Tony) *

*Diretor Nacional de Administração *

*Ministério dos Negócios Estrangeiros *

*Timor-Leste *

*Telemóvel: +670 723 0072 *"
Anónimo disse…
Deviamos todos pensar neste momento em ajudar timor, nao pensar em nos mesmos ou de nao sermos mais marionetas do jogo politico das grandes naçoes. temos de nos consciencializar como gente adulta e povo cristaos que vao sempre a missa.
temos neste momento de nos unir em prol do que passamos e esquecer, sei que custa, o passado sangrento em que nos os irmaos timorenses entramos em conflito conosco proprio, ou seja com o nossos proprios irmaos de amizade e de cultura. é tempo de mudar...é tempo de fazermos diferença pelo que é justo e nao pelas falsas injurias e conspiraçoes malditas proprio dos seres humanos. vamos dar-nos a mao e juntar as forças e vivermos num estado de direito com valores morais e civicos enraizados no nosso espirito.

Mensagens populares deste blogue

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!

Língua materna como língua de instrução: estupidez e teimosia do ME timorense

O melhor caminho para desenvolver as línguas maternas timorenses - vulgo línguas nacionais - é constituir equipas de estudiosos falantes nativos de cada uma das línguas (com a ajuda e colaboração de linguistas) para as estudar, analisar e estruturar a sua morfologia e sintaxe, e posterior aprovação da sua norma ortográfica pelo Parlamento Nacional a fim de haver uniformização no seu uso e ensino, evitando que uma mesma palavra tenha três ou quatro grafias diferentes. A política educativa deve estar integrada na estratégia de defesa e segurança nacional. Não deve servir, nunca, para abrir brechas na segurança e unidade do país. A educação não se limita apenas a ensinar a ler e a escrever ("literacia") e a ensinar efectuar operações aritméticas ("numeracia"). Num país multilingue - como o nosso - e de tradição oral é imperativo haver uma língua de comunicação comum a todos os falantes das cerca de uma vintena de línguas nacionais. Neste momento, o tétum já preenche es