Avançar para o conteúdo principal

Rostos da diáspora timorense (1)



Pe. Constâncio Gusmão, Capelão Militar

É timorense. Partiu para Portugal antes dos anos da invasão da indonésia para estudar. Integrou-se na Diocese de Braga, onde foi ordenado padre.

Quando os militares [portugueses] partiram em missão para Timor, a Diocese das Forças Armadas viu no Pe. Gusmão o capelão ideal para acompanhar os portugueses. A facilidade de língua, o conhecimento do país e das pessoas foram factores que motivaram essa escolha.

Foi nos anos seguintes à dobragem do milénio.

Depois, esteve no Kosovo. Quando foi necessário partir para o Afeganistão, os responsáveis pela Diocese das Forças Armadas pediram ao Pe. Gusmão para se reintegrar e partir com os militares. E foi, como em todas as missões militares, presença amiga junto dos militares, promovendo gestos de ajuda e dinamizando a celebração da fé entre os militares. (Num Natal, convido os militares presentes no Afeganistão a ajudar as comunidades religiosas que descobrira por aquelas paragens. E recolheu 3000 Euros.) Por outro lado, experimenta a possibilidade de povos viverem em harmonia, tendo opções religiosas diferentes. Nos Balcãs, chegavam a promover encontros inter-religiosos. Foi aliás nesta região que os militares portugueses, nomeadamente os mais graduados, começaram a cultivar o gosto da leitura da Bíblia.

O Pe. Gusmão testemunha que em campo, durante as missões, tem mais tempo para a oração. No Afeganistão, um coronel italiano decidiu rezar com o capelão português… todas as noites…

in Agência Ecclesia, 17-01-2009

Comentários

Pessoas como o Padre Gusmão dão-nos ânimo! Entre os Timorenses há grandes heróis :-)

Abraço,
M.
Sebastião disse…
O Padre Constâncio Gusmão foi colega, no Seminário de Dare, do Vice-PM José Luís Guterres e Vice-PN Vicente Guterres.

Quase todos os actuais políticos, tanto do poder como da oposição, estudaram no Seminário de Dare.

Abraço.
Sebastião
Anónimo disse…
Sebastiao!

Entre (eles), o Zacarias e o Ze Barreto, que em 1975, no seminario de Lalian, ainda jovens, tiveram em nos os mais katuas, "um olho de guarda".
Tu es o Sebastiao Guterres, irmao do padre Apolinario?

Mensagens populares deste blogue

23/01: o modelo ADD do ME pode vir a ser suspenso!

Paulo Portas - no seu discurso de encerramento do Congresso do CDS-PP - solicitou ao Secretário-geral do Partido Socialista José Sócrates para conceder liberdade de voto aos deputados da bancada do PS na votação da proposta do seu partido do diploma de um novo modelo de avaliação do desempenho docente agendada para dia 23/01, 6ª feira.

Comandos Timorenses - Rostos (1)

Capitão Chung discursando numa festa de confraternização da Associação de Comandos com os refugiados timorenses no ano de 1978. No palco, estão em primeiro plano o capitão Chung (passou à reserva com o posto de coronel) e ao fundo as crianças do coro Loro Sa'e, dirigido pelo maestro Cornélio Vianey da Cruz. Vicente Guterres, actual deputado do Parlamento Nacional timorense  - e ex-Presidente do mesmo parlamento que renunciou ao cargo em 5 de maio de 2016 - em frente ao Monumento dos Comandos, no Regimento dos Comandos de Amadora. Foto tirada em Maio de 1982. Fez o curso de Comando no 1º turno de 1982.