Avançar para o conteúdo principal

Rostos da diáspora timorense (1)



Pe. Constâncio Gusmão, Capelão Militar

É timorense. Partiu para Portugal antes dos anos da invasão da indonésia para estudar. Integrou-se na Diocese de Braga, onde foi ordenado padre.

Quando os militares [portugueses] partiram em missão para Timor, a Diocese das Forças Armadas viu no Pe. Gusmão o capelão ideal para acompanhar os portugueses. A facilidade de língua, o conhecimento do país e das pessoas foram factores que motivaram essa escolha.

Foi nos anos seguintes à dobragem do milénio.

Depois, esteve no Kosovo. Quando foi necessário partir para o Afeganistão, os responsáveis pela Diocese das Forças Armadas pediram ao Pe. Gusmão para se reintegrar e partir com os militares. E foi, como em todas as missões militares, presença amiga junto dos militares, promovendo gestos de ajuda e dinamizando a celebração da fé entre os militares. (Num Natal, convido os militares presentes no Afeganistão a ajudar as comunidades religiosas que descobrira por aquelas paragens. E recolheu 3000 Euros.) Por outro lado, experimenta a possibilidade de povos viverem em harmonia, tendo opções religiosas diferentes. Nos Balcãs, chegavam a promover encontros inter-religiosos. Foi aliás nesta região que os militares portugueses, nomeadamente os mais graduados, começaram a cultivar o gosto da leitura da Bíblia.

O Pe. Gusmão testemunha que em campo, durante as missões, tem mais tempo para a oração. No Afeganistão, um coronel italiano decidiu rezar com o capelão português… todas as noites…

in Agência Ecclesia, 17-01-2009

Comentários

Pessoas como o Padre Gusmão dão-nos ânimo! Entre os Timorenses há grandes heróis :-)

Abraço,
M.
Sebastião disse…
O Padre Constâncio Gusmão foi colega, no Seminário de Dare, do Vice-PM José Luís Guterres e Vice-PN Vicente Guterres.

Quase todos os actuais políticos, tanto do poder como da oposição, estudaram no Seminário de Dare.

Abraço.
Sebastião
Anónimo disse…
Sebastiao!

Entre (eles), o Zacarias e o Ze Barreto, que em 1975, no seminario de Lalian, ainda jovens, tiveram em nos os mais katuas, "um olho de guarda".
Tu es o Sebastiao Guterres, irmao do padre Apolinario?

Mensagens populares deste blogue

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!

Língua materna como língua de instrução: estupidez e teimosia do ME timorense

O melhor caminho para desenvolver as línguas maternas timorenses - vulgo línguas nacionais - é constituir equipas de estudiosos falantes nativos de cada uma das línguas (com a ajuda e colaboração de linguistas) para as estudar, analisar e estruturar a sua morfologia e sintaxe, e posterior aprovação da sua norma ortográfica pelo Parlamento Nacional a fim de haver uniformização no seu uso e ensino, evitando que uma mesma palavra tenha três ou quatro grafias diferentes. A política educativa deve estar integrada na estratégia de defesa e segurança nacional. Não deve servir, nunca, para abrir brechas na segurança e unidade do país. A educação não se limita apenas a ensinar a ler e a escrever ("literacia") e a ensinar efectuar operações aritméticas ("numeracia"). Num país multilingue - como o nosso - e de tradição oral é imperativo haver uma língua de comunicação comum a todos os falantes das cerca de uma vintena de línguas nacionais. Neste momento, o tétum já preenche es