Avançar para o conteúdo principal

Amanhã, 19/09: GREVE NACIONAL DE PROFESSORES

LUTAR É AGORA!!

Caros colegas:

No rescaldo da "Jornada Nacional de Reflexão", muitas escolas ainda não nos fizeram chegar qualquer informação sobre as respectivas reuniões. Percebemos que muitos colegas andem confusos sobre os seus reais deveres e quais as consequências exactas da não entrega ou da não reformulação dos Objectivos Individuais. Sobre esta questão recomenda-se a leitura do texto "Av. Des.:Que obrigações para os professores", no site da FENPROF [www.fenprof.pt].

Relembramos que, nesta fase, suspender o processo, significa apenas não entregar os O.I. Esta posição é individual, de acordo com a consciência de cada um e sem riscos. Ela deve, no entanto, ser assumida pelos profs de cada Escola como posição colectiva. Se o for, por larga maioria, deve ser assumida de forma pública (com um texto) e comunicada superiormente: evitará assim, até da parte do PCE, eventuais pequenas "perseguições" individuais.

*Não deverá haver lugar a declarações individuais de recusa da avaliação* até porque não é isso que estamos a fazer!

Têm surgido em algumas Escolas inquéritos individualizados, para que cada prof diga o que tenciona fazer. Percebe-se que, na esmagadora maioria dos casos, o PCE apenas pretende organizar a sua parte do trabalho, mas só teria que marcar os prazos de entrega de objectivos e requerimentos previstos no Dec. Reg. E esperar....É bom que os profs se organizem, reúnam e tomem posições claras. Porque é imperioso que, antes dos prazos, aumentem claramente as posições públicas, mas também porque isso clarifica a situação dentro de cada Escola.

Quanto à GREVE, no dia de hoje, não há muito a dizer: em boa parte das escolas que contactámos, estarão profs à porta, a partir das 8h30. Às 15h00, entregaremos o doc do abaixo assinado no Governo Civil.

VAMOS FAZER UMA GRANDE GREVE: NÃO MORREREMOS NA PRAIA.

SPZS (recebido via e-mail)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!

Língua materna como língua de instrução: estupidez e teimosia do ME timorense

O melhor caminho para desenvolver as línguas maternas timorenses - vulgo línguas nacionais - é constituir equipas de estudiosos falantes nativos de cada uma das línguas (com a ajuda e colaboração de linguistas) para as estudar, analisar e estruturar a sua morfologia e sintaxe, e posterior aprovação da sua norma ortográfica pelo Parlamento Nacional a fim de haver uniformização no seu uso e ensino, evitando que uma mesma palavra tenha três ou quatro grafias diferentes. A política educativa deve estar integrada na estratégia de defesa e segurança nacional. Não deve servir, nunca, para abrir brechas na segurança e unidade do país. A educação não se limita apenas a ensinar a ler e a escrever ("literacia") e a ensinar efectuar operações aritméticas ("numeracia"). Num país multilingue - como o nosso - e de tradição oral é imperativo haver uma língua de comunicação comum a todos os falantes das cerca de uma vintena de línguas nacionais. Neste momento, o tétum já preenche es