Avançar para o conteúdo principal

O pergaminho do século XXI

Os entusiastas dos livros digitais (vulgo ebooks) afirmam que a actual configuração do livro, tal qual como a conhecemos, irá desaparecer dentro de algumas décadas, sendo substituída pelo chamado livro de suporte digital. Esta "Boa Nova" apregoada por esses novos "apóstolos" da nossa era traz imensas vantagens para os professores "nómadas", que saltitam de escola em escola, o que implica também transportarem a "casa às costas" para a instalarem no seu novo poiso, pois não terão necessidade de arrastar atrás de si todos os seus papiros volumosos e pesadões. Uma outra vantagem é a partir do nosso computador pessoal termos acesso a livros sem entrarmos em nenhuma biblioteca tradicional, poupando assim tempo e dinheiro nas deslocações, bastando apenas descarregar o seu conteúdo digital no nosso computador pessoal. Para os saudosistas do papiro e do pergaminho já existe um utensílio, o Softbook, que simula o livro-papel, podendo folheá-lo página a página, sublinhar ou comentar passagens (com uma canetal digital) e com uma capacidade para "armazenar até 100 mil páginas de texto ou imagens".


Textos de referência:


- Jorge Nascimento Rodrigues, Os Primeiros Livros Digitais



- Jorge Nascimento Rodrigues, O "papel" do futuro ou como Gutemberg ficaria de boca aberta


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!

Língua materna como língua de instrução: estupidez e teimosia do ME timorense

O melhor caminho para desenvolver as línguas maternas timorenses - vulgo línguas nacionais - é constituir equipas de estudiosos falantes nativos de cada uma das línguas (com a ajuda e colaboração de linguistas) para as estudar, analisar e estruturar a sua morfologia e sintaxe, e posterior aprovação da sua norma ortográfica pelo Parlamento Nacional a fim de haver uniformização no seu uso e ensino, evitando que uma mesma palavra tenha três ou quatro grafias diferentes. A política educativa deve estar integrada na estratégia de defesa e segurança nacional. Não deve servir, nunca, para abrir brechas na segurança e unidade do país. A educação não se limita apenas a ensinar a ler e a escrever ("literacia") e a ensinar efectuar operações aritméticas ("numeracia"). Num país multilingue - como o nosso - e de tradição oral é imperativo haver uma língua de comunicação comum a todos os falantes das cerca de uma vintena de línguas nacionais. Neste momento, o tétum já preenche es