Avançar para o conteúdo principal

Timor: pós-eleições 2

Mário Carrascalão, presidente do PSD em Timor

"A crise será reacendida se a Fretilin for para o poder"
Mário Viegas Carrascalão


Jorge Simão

Numa altura em que o presidente Ramos-Horta tenta um compromisso de consenso entre todas as partes para a formação do novo governo em Timor, o líder do terceiro partido mais votado diz que não deve haver contemplações com a Fretilin.
Entrevista de Micael Pereira, enviado especial a Timor-Leste
Aceitaria participar num governo em que a Fretilin decide quem será o primeiro-ministro?Nós temos acordos assinados dentro da nossa coligação e vamos tentar implementá-los.
Mas sabe que o presidente da República está a tentar um acordo a contento de todas as partes. Teríamos de ter Xanana Gusmão como primeiro-ministro. Gostaria de ver essa solução. Por que é que quando Ramos-Horta era primeiro-ministro ele não arranjou um compromisso com Alkatiri para poder governar? Em vez disso, transformou-se num boneco de Alkatiri durante um ano. Ele próprio reconhece isso. Quem mandava era Alkatiri. Mas nós não somos como Ramos-Horta. Ele tem um título de Prémio Nobel a defender. Nós não. Temos de travar a caminhada para o buraco.
Imagine que é primeiro-ministro uma figura mais independente mas ligada à Fretilin. Não. Um primeiro-ministro tem de ter mão pesada e conhecer os problemas. Tem de ter competência.
Não estão abertos a qualquer tipo de compromisso com a Fretilin?A porta para uma coligação com a Fretilin está fechada. Está fechada para nós e está fechada para o PD (Partido Democrático). Não sei se está aberta para o CNRT. O que está aberto é a possibilidade de todos os timorenses com capacidade poderem colaborar com um governo imposto pela maioria. E criado pela maioria. Não nos vamos sujeitar ao que o dr. Ramos-Horta quer. É um direito dele, mas nós sabemos o que queremos. Não queremos cá paninhos quentes. Em Timor, estamos à beira do abismo. Não queremos continuar nesse caminho devido a indefinições e indecisões. Chegou este período do ano passado até aqui, com Xanana indeciso e indefinido, com receio de tomar decisões. Não vamos por esse caminho. Xanana não é mais o presidente nem o comandante. É o presidente de um partido, como qualquer outro. E Ramos-Horta é presidente da República porque teve o apoio da oposição. Ele sabe disso. Por si só, ficaria pela primeira volta. Não seria presidente da República.
Então, que lugar é que vê para si, com o número de votos que obteve (15,8% ainda sem a contagem estar encerrada)?O meu partido tem um acordo assinado com a ASDT e um outro acordo assinado entre o PSD/ASDT e o PD. Portanto, vamos obedecer aos termos de referência que foram acordados. Nem será uma decisão minha.
O plano é o partido mais votado de entre o vosso acordo decidir o primeiro-ministro e o segundo mais votado decidir o presidente do parlamento?Exactamente. No cenário de Xanana Gusmão ser primeiro-ministro eu não colocarei qualquer obstáculo.
E se houver elementos da Fretilin nesse governo?Não dou hipótese de haver quaisquer elementos da Fretilin no governo.
Ana Pessoa e Estanislau da Silva, por exemplo?Não. Só as pessoas que não são de Timor ou que não saem das tertúlias de Díli pensam que isso é possível. Seríamos enforcados. Se eu fizesse isso teria de pintar a minha cara de preto para as pessoas não me reconhecerem na rua. Este é um período negro da nossa história, que já passou e que não queremos reabrir. E eu não quero dar o mínimo contributo para que essa reabertura se faça. Se há indivíduos da Fretilin que queiram trabalhar para o governo em moldes diferentes, nós estaremos abertos, desde que não sejam indivíduos agarrados aos princípios radicais de Alkatiri e companhia. Alkatiri pode moldar-se à situação hoje, mas terá sempre um objectivo, que é tentar depois fazer mudar as coisas. Timor teve uma experiência muito má nos últimos cincos, que levou a este país a um estatuto de estado quase falhado. Não podemos ter contemplações, sejam eles amigos, irmãos ou pais.
Não acha que há um risco de a base de apoio da Fretilin achar ilegítima uma governação que exclua o partido mais votado?Qual partido mais votado? Um partido mais votado com uma minoria, que ganha com 30 por cento? Toda a gente sabe que mesmo esses 30 por cento são conseguidos através de ameaças e situações de estado quase de emergência que foram criadas em distritos como Viqueque, Baucau e Lautem, onde outros partidos não tiveram possibilidade de fazer campanha. Puderam manipular tudo como quiseram e amedrontar as pessoas. Não são 30 por cento genuínos. Fui a Viqueque ver. Não pudemos fazer campanha porque as pessoas tiveram medo de sair de casa, porque foram ameaçadas pelos 43 polícias que estão em Viqueque e que são activistas da Fretilin. Acha que isso é um resultado normal? A Fretilin deve ir para a oposição, deve ir para o parlamento ajudar a construir o país como oposição. A Fretilin deve ser oposição e ao fim de cinco anos voltar com a lição aprendida e saber como é que os da oposição se sentem quando são reduzidos a um estatuto pior do que cães. Têm de aprender que não é fácil e que ser da oposição não significa ser inimigo do país, como eles pensavam. Eles estavam no caminho certo e todos os outros eram traidores e golpistas. Vão aprender ou então ficam calados e aí passarão a ser carneirinhos. É altura de pôr as coisas nos seus lugares e não há melhor momento do que este. Venha Ramos-Horta, venha quem quiser. Não conseguem levar-nos a uma coligação com a Fretilin. Com alguns elementos que trabalharam para o país sim, nunca com o partido.
Essa postura não pode fazer reacender a crise?É exactamente a situação contrária. A crise será reacendida se a Fretilin for para o poder. Veja-se o caso de Covalima. Estavam taco a taco e a electricidade apaga-se durante mais de uma hora. Quando foi das eleições presidenciais foram relatados 152 casos com chefes de suco, mas o Tribunal de Recurso tomou decisões políticas em vez de decisões judiciais. Nós vamos acabar com isso. Não podemos seguir o que os forasteiros pensam que deve ser feito em Timor. Temos de ser realistas. O que se diz na RTP Internacional tem de cair por terra. Não são os outros que vão endireitar o país, somos nós. Só assim vamos evitar que haja aqui uma guerra civil.

Publicado quinta-feira, 5 de Julho de 2007 8:03 por Expresso Multimedia

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!

Língua materna como língua de instrução: estupidez e teimosia do ME timorense

O melhor caminho para desenvolver as línguas maternas timorenses - vulgo línguas nacionais - é constituir equipas de estudiosos falantes nativos de cada uma das línguas (com a ajuda e colaboração de linguistas) para as estudar, analisar e estruturar a sua morfologia e sintaxe, e posterior aprovação da sua norma ortográfica pelo Parlamento Nacional a fim de haver uniformização no seu uso e ensino, evitando que uma mesma palavra tenha três ou quatro grafias diferentes. A política educativa deve estar integrada na estratégia de defesa e segurança nacional. Não deve servir, nunca, para abrir brechas na segurança e unidade do país. A educação não se limita apenas a ensinar a ler e a escrever ("literacia") e a ensinar efectuar operações aritméticas ("numeracia"). Num país multilingue - como o nosso - e de tradição oral é imperativo haver uma língua de comunicação comum a todos os falantes das cerca de uma vintena de línguas nacionais. Neste momento, o tétum já preenche es