Avançar para o conteúdo principal

Moção de censura da Fretilin ao Governo discutida e votada na próxima semana

Vai ser agendada, possivelmente, para a semana a discussão e votação da moção de censura da Fretilin ao Governo, subscrita também pela coligação Aliança Democrática-KOTA/PPT (de Manuel Tilman e Jacob Xavier).

Mas vai ser um esforço inglório para Mari Alkatiri, porque a moção não vai passar no Parlamento. Para passar é necessária uma maioria absoluta, isto é, são necessários 33 votos para conseguir passar a moção de censura: coisa impossível para Alkatiri. Ora façamos as contas: somando 21 deputados da Fretilin com 2 de AD-KOTA/PPT (subscritores da moção) mais 3 deputados do PUN da Fernanda Borges dá 26 no total. Não dá, camaradas! Só se, por absurdo, ou por ambição, ou por uma agenda qualquer a nós desconhecida, o líder de um dos partidos da coligação governamental que não o CNRT - porque o do CNRT é o próprio Xanana - der instruções aos seus deputados para votarem a favor. Aí sim, poderão ter a maioria absoluta necessária de 33 votos. Um parêntesis: já há quem se mexa, demarcando-se do PM Xanana no caso Bere!

Nesta legislatura, a distribuição dos lugares no Parlamento é a seguinte: Fretilin - 21, CNRT - 18, Coligação ASDT/PSD - 11, PD - 8, PUN - 3, AD-KOTA/PPT - 2, UNDERTIM - 2. Um total de 65 lugares.

E a coligação governamental AMP é constituída por CNRT com 18 mais a Coligação ASDT/PSD 11 deputados (distribuídos por ASDT 5 e PSD 6) mais PD com 8 deputados. Totalizam 37 lugares.

Comentários

Anónimo disse…
Pois eh, a Fretilin Maputo bem que tenta e tenta mas nao consegue nem vai conseguir com mais esta mocao de censura.

Obviamente que vai ser derrotada porque nao eh do interesse nacional fazer-se eleicoes anticipadas.

A paz reina e ninguem quer mudar isso.

O que o povo mais quer eh paz e estabilidade para poder viver em sossego e procurar cuidar das suas familias.

Alkatiri vai ter que esperar ate as proximas eleicoes em 2012 para ver confirmado que o povo nao o quer.
Anónimo disse…
«Um parêntesis: já há quem se mexa, demarcando-se do PM Xanana no caso Bere!»

Quem é o corajoso do círculo da AMP que tentou subrepticiamente afrontar ou não se mostrar solidário com Primeiro-Ministro Xanana Gusmão?

Esse fulano está queimado. Ou vai saltar fora agora ou em 2012 vai cantar fado noutra freguesia!
Anónimo disse…
O político a quem se refere o anónimo anterior é o ainda MNE Zacarias Costa, presidente do PSD.

É preciso cuidado com este moço. Corre rumores que o ministro Zacarias Costa se prepara para deitar abaixo o mítico comandante das montanhas, o PM Kay Rala Xanana Gusmão, da liderança do governo e da AMP. Os seus apoiantes gabam-lhe a inteligência, esperteza e grande apuro na oportunidade política. Dizem que não custou nada a Zacarias Costa afastar o veterano Mário Carrascalão da presidência do PSD, e que numa primeira oportunidade irá afastar também o Xanana da liderança da AMP e do cargo de primeiro-ministro para ser ele o PM.

«O Zacarias é muito inteligente e esperto, pois afastou sem dificuldade o Mário Carrascalão. Chegará, tarde ou cedo, a vez de Xanana.», ouvi dizer isso não de uma só pessoa, mas de várias!

Chamo a atenção do CNRT e de quem tenha acesso a Xanana Gusmão para este facto. Se é boato ou não, não me compete avaliar.

«Quem avisa seu amigo é.», diz o ditado.
Anónimo disse…
É evidente que não há fumo sem fogo. A equipa do TLN, com os srs. doutores que enredaram Zacarias da Costa em Portugal vão-lhe fazer a cabeça, estão-lha a tentar fazer.

Roque Rodrigues dizia que não tinha coragem de dar "ordens" aos veteranos, duvido que Zacarias da Costa se arme em esperto tal qual Mari com Xanana.

Embora até ache que Zacarias da Costa ficava bem como PM mas que fosse para Xanana descansar e as novas gerações subissem nos destinos do país. Não se esqueçam de Lasama... estão a esquecer-se. Para isso é preciso que se mantenha o mesmo rumo e não que Zacarias da Costa sirva de trampolim ao Grupo de Maputo. Parece-me total suicídio político. A mais veremos.
Anónimo disse…
Decorreu ontem a discussão e votação da Moção de Censura apresentada pela Fretilin e Kota, tendo sido derrotada por 39 votos da AMP.

Votaram a favor apenas 25 deputados da Fretilin, AD-Kota/PPT e PUN.

Faltou à discussão e votação o deputado Francisco Xavier do Amaral, por motivos de saúde.

Mensagens populares deste blogue

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!

Língua materna como língua de instrução: estupidez e teimosia do ME timorense

O melhor caminho para desenvolver as línguas maternas timorenses - vulgo línguas nacionais - é constituir equipas de estudiosos falantes nativos de cada uma das línguas (com a ajuda e colaboração de linguistas) para as estudar, analisar e estruturar a sua morfologia e sintaxe, e posterior aprovação da sua norma ortográfica pelo Parlamento Nacional a fim de haver uniformização no seu uso e ensino, evitando que uma mesma palavra tenha três ou quatro grafias diferentes. A política educativa deve estar integrada na estratégia de defesa e segurança nacional. Não deve servir, nunca, para abrir brechas na segurança e unidade do país. A educação não se limita apenas a ensinar a ler e a escrever ("literacia") e a ensinar efectuar operações aritméticas ("numeracia"). Num país multilingue - como o nosso - e de tradição oral é imperativo haver uma língua de comunicação comum a todos os falantes das cerca de uma vintena de línguas nacionais. Neste momento, o tétum já preenche es