Avançar para o conteúdo principal

Caso Bere: Horta chantageou Xanana

Ramos Horta chantageou Xanana para mandar soltar o criminoso de guerra Martenus Bere, líder da milícia pró-autonomia que cometeu uma das maiores atrocidades em Timor, massacrando centenas de timorenses refugiados na Igreja de Suai na sequência da divulgação dos resultados do Referendo de 30/8/1999 - favoráveis à independência - pensando que estariam seguros, que os seus assassinos não se atreveriam a profanar um templo religioso.

O Presidente Horta queria a viva força mandar soltar nas comemorações de 30 de Agosto o criminoso Martenus Bere, como sinal de amizade e boa vontade à Indonésia, mas encontrou oposição do Primeiro-ministro Xanana.

Para levar avante tal medida, Ramos Horta impôs a Xanana a soltura de Bere: libertá-lo sem demora, ou Horta - enquanto Presidente da República - não iria presidir às cerimónias da comemoração do 10º aniversário do Referendo, deixando mal Xanana e o seu governo perante os convidados internacionais.

E para ter a certeza absoluta que a sua vontade de soltar Bere é concretizada pelo Governo, atrasou-se até ao limite às comemorações, comparecendo, só, depois de receber a garantia de Xanana de que a sua vontade será cumprida, dada em pleno palanque, com todos os convidados intenacionais já presentes, enquanto se aguardava a chegada do Presidente Horta para se iniciar as cerimónias.

Comentários

Anónimo disse…
Se isto e verdade amigo, nao na fumo sem fogo em algumas coisas que o TLN escreve!
Estao-se todos a tornar uns MAFIOSOS!!!!!!!!!!!!!!
Anónimo disse…
Dizem que o Quartel General da Fretilin se transferiu para a Presidência da República! Estão lá omo assessores para a defesa e segurança dois incompetentes 1) o Roque Rodrigues, ex-MDefesa, um dos instigadores do conflito de 2006, que tentou desmantelar a F-FDTL em 2006, ideólogo do partido que tentou dar à volta à cabeça ao Matan Ruak contra Xanana; 2) Alcino Barris, ex-MAI e Vice-MAI de Rogério Lobato, que ajudou a desmantelar a PNTL em 2006. Está lá também como chefe de gabinete Gregório Sousa, ex-secretário de estado do conselho de ministros, braço direito de Alkatiri. Estão sempre à roda dele outros proeminentes dirigentes da Fretilin sempre funções oficiais atribuídas. Ramos-Horta colocou na PGR a Ana Pessoa; tentou a pasta de petróleo para o seu compadre Mari Alkatiri, etc., etc.
Por isso, Ramos Horta está a perder confiança e apoio junto dos seus apoiantes e votantes nas eleições presidenciais. Será que nas próximas se recandidata por Fretili? A ver vamos.
Anónimo disse…
O Ramos Horta se for,em 2012,recandaditado pela fretilin,para o segundo mandato,vai perder e perder bem.A ver vamos!
Anónimo disse…
Acho que houve chantagem da Indonesia.

Os lideres timorenses somente agiram para nao deixar que um Bere fosse a causa de uma crise diplomatica que pudesse alastrar para outros problemas com a Indonesia.

Por agora o Bere pode ir livre mas ha de chegar o dia em que ele nao escapara a justica. Pode levar um pouco mais de tempo mas o dia ha de vir. Foi assim que conseguimos a independencia...com paciencia.

Mensagens populares deste blogue

23/01: o modelo ADD do ME pode vir a ser suspenso!

Paulo Portas - no seu discurso de encerramento do Congresso do CDS-PP - solicitou ao Secretário-geral do Partido Socialista José Sócrates para conceder liberdade de voto aos deputados da bancada do PS na votação da proposta do seu partido do diploma de um novo modelo de avaliação do desempenho docente agendada para dia 23/01, 6ª feira.

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!