Avançar para o conteúdo principal

Encontro-me em Timor

Mal desci do aviao a primeira coisa que avisto foi uma bandeira da Fretilin no alto de uma mangueira. E sai do aeroporto vejo ainda mais bandeiras das mesnas cores que a anterior no cimo de coqueiros, duas na ponte de Comoro, mais e mais bandeiras a crescerem nas arvores que ladeiam quase todas as arterias de Dili e arredores.

Comentario do meu acompanhante: no referendum de 1999 (que deu vitoria aos independentistas) as bandeiras da Indonesia cresciam igualmente em cima de arvores e casas e montanhas; no entanto, o resultado foi aquilo que se viu.

Tenho mais historias para vos contar. Mas fica para a proxima. E dificil ter acesso a net em Timor.

Comentários

Anónimo disse…
Boa estadia e cá estaremos para ler as histórias que nos quiser contar!

A propaganda Fretiliniana mete impressão ... Nesse caso trata-se de poluição visual ... As pessoas deveriam ser poupadas!

Cumprimentos,
M.
Anónimo disse…
Faco das palavras da moriae as minhas. Especialmente sobre as historias que tera para nos contar e acredito nao serao poucas.

Mas tem toda a razao. Essa historia das bandeiras da Fretilin a crescerem do topo das arvores e postes, etc faz nos voltar a 1999 quando Timor ficou pintado de branco e encarnado do "mera-putih" e como diz foi o que se viu.

Mais um acto desesperado de quem claramente entrou em queda livre mas nao quer conformar-se com o facto.
Em 2012 a queda sera maior.

Boa estadia e quando beber o leite daqueles cocos frescos acabadinhos de ser colhidos do coqueiros pense tambem nos seus leitores que ca estaremos para ouvir mais novas.
Anónimo disse…
Estás em Timor? Porreiro!
Anónimo disse…
Cá estamos a reler :-)

Mensagens populares deste blogue

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!

Língua materna como língua de instrução: estupidez e teimosia do ME timorense

O melhor caminho para desenvolver as línguas maternas timorenses - vulgo línguas nacionais - é constituir equipas de estudiosos falantes nativos de cada uma das línguas (com a ajuda e colaboração de linguistas) para as estudar, analisar e estruturar a sua morfologia e sintaxe, e posterior aprovação da sua norma ortográfica pelo Parlamento Nacional a fim de haver uniformização no seu uso e ensino, evitando que uma mesma palavra tenha três ou quatro grafias diferentes. A política educativa deve estar integrada na estratégia de defesa e segurança nacional. Não deve servir, nunca, para abrir brechas na segurança e unidade do país. A educação não se limita apenas a ensinar a ler e a escrever ("literacia") e a ensinar efectuar operações aritméticas ("numeracia"). Num país multilingue - como o nosso - e de tradição oral é imperativo haver uma língua de comunicação comum a todos os falantes das cerca de uma vintena de línguas nacionais. Neste momento, o tétum já preenche es