Avançar para o conteúdo principal

Eleições presidenciais 2012: CNRT deve apresentar o seu próprio candidato

CNRT e Xanana devem apresentar nas presidenciais de 2012 um candidato forte e ganhador a fim de ganhar balanço e ânimo político para vencer as legislativas de 2012; porque perdendo o candidato do CNRT e Xanana nas presidenciais à favor de uma outra candidatura, perde-se o balanço e ânimo político necessários para uma campanha legislativa ganhadora.

Comentários

Anónimo disse…
Carta Aberta a José Ramos Horta


Caro José

Conhecemo-nos em Díli em 1971 quando sonhaste ser jornalista e aprendias qualquer coisa no sentido de escrevinhares umas espécies de notícias para a RTP e para o jornal local "A Voz de Timor". Soube que o teu nome deveria ser respeitado porque descendias de alguém que merecia a maior consideração pelo seu passado de lutador anti-fascista e deportado político.
Estranhei os teus escritos de louvor aos governadores colonialistas bem como as ladainhas [a bordo do helicóptero do general Kaulza de Arriaga] em Moçambique, fazendo sobressair a acção das Forças Armadas portuguesas contra os "terroristas" da Frelimo.
Estranhei que após o 25 de Abril em Portugal te tivesses transformado em militante activo pró-independentista quando no passado em nada tinhas colaborado com o Movimento Revolucionário para a Libertação de Timor (MORELTI).
Estranhei que tivesses transformado uma Associação Social-Democrata (ASDT) numa frente comunista (FRETILIN).
Estranhei em 1975 que o presidente Nicolau Lobato tivesse manifestado na minha casa de Lisboa uma total falta de confiança em ti.
Estranhei que tivesses ido a Jakarta como representante da FRETILIN e tivesses permitido que a secreta indonésia te fotografasse na companhia do Alarico Fernandes (tenho essa foto) no gabinete do general Ali Muortopo, chefe das Forças Armadas indonésias, a receber um embrulho contendo alegadamente notas de dólares americanos.
Estranhei que tivesses sido dos poucos dirigentes da FRETILIN a ser avisado da invasão militar indonésia de 1975.
Estranhei que na Austrália tivesses passado de um cidadão normal, acessível, humilde, trabalhador, [nos tempos em que jogavamos ténis e passavas o Natal em minha casa], para um "doutor" que emprestava dinheiros a juros e viajava pelo mundo a fim de recolher os donativos dirigidos à resistência timorense.
Estranhei que o Comité do Prémio Nobel, quando pensou no bispo Ximenes Belo para laureado, tivesse sido pressionado pelo lobi indonésio para introduzir também o teu nome.
Estranhei que após a independência de Timor-Leste te tivesses transformado num interesseiro político traindo tudo e todos.
Não estranhei que quisesses ser ministro dos Negócios Estrangeiros, primeiro-ministro e Presidente da República porque já sabia há muitos anos que essa era a tua grande ambição.
Estranhei que tivesses deixado matar o major Alfredo Reinado que já te tinha salvo a vida.
Não estranhei que existisse alguém em Timor-Leste interessado em dar-te um tiro através de um atentado logo que qualquer confusão o permitisse.
Não estranhei que continuasses a ter a maioria dos jornalistas das capitais deste mundo bem domesticada para a divulgação da tua promoção pessoal e política.

Mas estranhei muito, muitíssimo, abrir o blogue TIMOR LOROSAE NAÇÃO e verificar que o tal "senhor Ferreira de Wollongong, Austrália" serviu, e serve, para denegrir, desmantelar e destruir todo o teu trabalho e ambição que semeaste durante mais de duas décadas.
Já tinha ficado zangado contigo quando me cobraste juros indecentes e vergonhosos sobre um pequeno empréstimo pessoal que te solicitei. Mas nunca imaginei ter que escrever estas linhas para simplesmente te dizer que és um parvo, ambicioso, vaidoso e complexado a quem o dinheiro conspurcou uma mente sadia e que, por tudo isso, te deixaste cair no abismo do ridículo e da sem vergonha como o demonstra a fotomontagem aqui reproduzida.

Sem abraço e sem cumprimentos

João Severino

24.10.2009




tags: timor-leste

por joãoeduardoseverino
link do post | comentar | ver pauladas (11) | adicionar aos favoritos
tags | partilhar

http://pauparatodaaobra.blogs.sapo.pt/tag/timor-leste

Mensagens populares deste blogue

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!

Língua materna como língua de instrução: estupidez e teimosia do ME timorense

O melhor caminho para desenvolver as línguas maternas timorenses - vulgo línguas nacionais - é constituir equipas de estudiosos falantes nativos de cada uma das línguas (com a ajuda e colaboração de linguistas) para as estudar, analisar e estruturar a sua morfologia e sintaxe, e posterior aprovação da sua norma ortográfica pelo Parlamento Nacional a fim de haver uniformização no seu uso e ensino, evitando que uma mesma palavra tenha três ou quatro grafias diferentes. A política educativa deve estar integrada na estratégia de defesa e segurança nacional. Não deve servir, nunca, para abrir brechas na segurança e unidade do país. A educação não se limita apenas a ensinar a ler e a escrever ("literacia") e a ensinar efectuar operações aritméticas ("numeracia"). Num país multilingue - como o nosso - e de tradição oral é imperativo haver uma língua de comunicação comum a todos os falantes das cerca de uma vintena de línguas nacionais. Neste momento, o tétum já preenche es