Avançar para o conteúdo principal

14 de Abril: Dia Mundial do Café

Hoje, 14 de Abril, é o Dia Mundial do Café.

O café Timor era (é?) considerado um dos melhores cafés do mundo. Destaca-se, de entre outras qualidades importantes do café timor para os apreciadores deste néctar, o seu aroma. Antes de aparecer no mercado (em Timor, claro!) o café moído na fábrica, esta bebida estimulante era integralmente preparada em casa, passando por três fases: fritura à seco (sem óleo ou azeite, mas pode-se-lhe juntar uma ou outra colherada de manteiga para apurar o aroma), moagem e decantação, num coador de pano. O aroma sente-se, até pelas vizinhanças, com particular intensidade durante a fritura dos grãos - e realçado este cheiro aromático e convidativo para um saboroso e estimulante sorvo deste nectar dos deuses (roubei este qualificativo maia do chocolate) quando acrescentado uma colherada de manteiga Butter, dizem os mais velhos. A manteiga Butter era um produto australiano que se vendia muito em Timor até à invasão indonésia.

Há um lote de café timor que é muito mais caro que qualquer outro, mesmo produzido pelo mesmo pé do cafeeiro. É o café laco (laku, em tétum). Este grão é consumido pelo laco - o único marsupial timorense - para apenas digerir a polpa saborosa e sumarente do café, logo um fruto bem maduro, fermentado no estômago do bicho, logo sujeito a acção de ácido estomacal, mais tarde expulso em forma fezes pelo animal e recolhido pelos agricultores. Por isso, nas regiões onde existem plantações de café os lacos não são caçados, como acontece no distrito de Lautém (onde não se encontra nem um pé sequer de caféeiro).

O café é o segundo maior produto de exportação de Timor. Todos os timorenses se orgulham deste seu produto. Mas não é um produto nativo. Foi introduzido, em fins do século XIX e princípios do século XX, pelo governador português Celestino Silva, que tinha como cognome, O Rei de Timor. Dizem que a SAPT - Sociedade Agrícola Pátria e Trabalho era fundada por O Rei de Timor. Consta que Celestino Silva deixou também a sua semente através de uma princesa timorense para além da semente de café da qual os timorenses tanto se orgulha. Assim, os seus descendentes podem reclamar a herança (plantações de café e imóvel da SAPT) deste visionário governador que estão neste momento na posse do Estado e de alguns particulares. A SAPT era propreitária de plantações de café em Ermera, dizem.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!

Língua materna como língua de instrução: estupidez e teimosia do ME timorense

O melhor caminho para desenvolver as línguas maternas timorenses - vulgo línguas nacionais - é constituir equipas de estudiosos falantes nativos de cada uma das línguas (com a ajuda e colaboração de linguistas) para as estudar, analisar e estruturar a sua morfologia e sintaxe, e posterior aprovação da sua norma ortográfica pelo Parlamento Nacional a fim de haver uniformização no seu uso e ensino, evitando que uma mesma palavra tenha três ou quatro grafias diferentes. A política educativa deve estar integrada na estratégia de defesa e segurança nacional. Não deve servir, nunca, para abrir brechas na segurança e unidade do país. A educação não se limita apenas a ensinar a ler e a escrever ("literacia") e a ensinar efectuar operações aritméticas ("numeracia"). Num país multilingue - como o nosso - e de tradição oral é imperativo haver uma língua de comunicação comum a todos os falantes das cerca de uma vintena de línguas nacionais. Neste momento, o tétum já preenche es