Avançar para o conteúdo principal

Fretilin - as legislativas

A Fretilin, actual partido do poder, começou a sua campanha eleitoral para as legislativas de 30/6 no distrito de Viqueque, terra natal do seu presidente Lu Olo, cujos eleitores votaram maioritariamnete no candidato da Fretilin nas últimas presidenciais.

No entanto, há um facto que é legítimo questionar: Os comícios da Fretilin, mesmo nesse distrito, e mesmo com as presenças do seu secretário-geral, Mari Bim Amude Alkatiri, e do seu presidente, Lu Olo, só conseguem mobilizar gente para encher pavilhões, em flagrante contraste com as enchentes de milhares de militantes e simpatizantes, em campo aberto, nos comícios das presidenciais. Em Timor, nos meios políticos, há já quem utiliza este dado para baptizar 'a outrora toda poderosa Fretilin' de "partido do pavilhão" (à semelhança do 'partido do táxi' quando no tempo em que o CDS apenas conseguia eleger quatro deputados para a Assembleia da República)!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!

Língua materna como língua de instrução: estupidez e teimosia do ME timorense

O melhor caminho para desenvolver as línguas maternas timorenses - vulgo línguas nacionais - é constituir equipas de estudiosos falantes nativos de cada uma das línguas (com a ajuda e colaboração de linguistas) para as estudar, analisar e estruturar a sua morfologia e sintaxe, e posterior aprovação da sua norma ortográfica pelo Parlamento Nacional a fim de haver uniformização no seu uso e ensino, evitando que uma mesma palavra tenha três ou quatro grafias diferentes. A política educativa deve estar integrada na estratégia de defesa e segurança nacional. Não deve servir, nunca, para abrir brechas na segurança e unidade do país. A educação não se limita apenas a ensinar a ler e a escrever ("literacia") e a ensinar efectuar operações aritméticas ("numeracia"). Num país multilingue - como o nosso - e de tradição oral é imperativo haver uma língua de comunicação comum a todos os falantes das cerca de uma vintena de línguas nacionais. Neste momento, o tétum já preenche es