Avançar para o conteúdo principal

DREN: opinião de Miguel Portas

A educadora de infância

A entrevista que a directora da DREN, Margarida Moreira, deu esta semana ao DN é um monumento de fidelidade à asneira. Orgulha-se a senhora de, no ano passado, ter aberto 778 processos, sendo o do professor Charrua, ‘um deles’. Extraordinário! Margarida Moreira abre mais de três processos por dia e nem descansa ao domingo. Pelo Norte, as coisas estão tão tortas, que não se vê outra solução, senão a de trocar de povo rapidamente. Verdade! A educadora infantil revela que está uma «campanha em curso» contra ela, porque «em dois anos mexeu em muitos interesses». Quais, pergunta a jornalista? «Havia uma coisa sórdida, mafiosa», garante Margarida. Em vários gabinetes de apoio a deficientes, pagavam-se indevidamente subsídios de ensino especial a miúdos que não o eram, apenas porque pertenciam a famílias pobres. Ela acabou com isso: «Reduzimos em milhões e milhões de euros os encargos da segurança social», conclui, orgulhosa. Lê-se e não se acredita. Admito que o Estado não faça vista grossa à lei, só porque quem o tenta enganar seja uma família pobre. Até aí, ainda posso ir, embora o bom senso recomendasse outras prioridades. O que não se entende é que a senhora fale «em milhões e milhões de euros», o que configuraria, na região Norte, uma fraude de dezenas e dezenas de milhares de famílias. E menos ainda que se exiba orgulho pela façanha, classificando-a de «luta sem quartel» aos «interesses». Esta conversa já releva da pura e simples insanidade.

Demência, pois. O inquérito revelará se o comentário do professor Charrua foi insulto ou piada de mau gosto. Mas Margarida Moreira não se limita a dar a sua opinião. Ela define, também, uma filosofia: «numa iniciativa desportiva, se alguém insultar o árbitro, o que é que acontece? E no talho da sua rua, se alguém insultar o patrão o que é que lhe acontece?» OK, ela está sob pressão, a vida não é fácil, e devia ter metido férias. Mas nestes exemplos só se descortina uma lógica razoável: a do arraial de tabefes como justiça informal. Qualquer outra, entupiria de tal modo os serviços de Justiça que lá se iam «os milhões e milhões de euros» recuperados no combate aos «interesses» dos pobres…

A directora reconhece ainda ter despachado seis professores, um dos quais cego. «Por alguma razão obscura?», interroga-se. Não, garante. «Mandei-os embora porque deixaram de ser necessários». Aliás, como se sabe, «há que emagrecer os serviços». É de uma frieza de estarrecer. E revela uma cultura. Não apenas a de sempre, que cultiva a autoridade pelo exercício da força. Revela, principalmente, a moderna, a do socratismo, que manda cortar a direito, sempre e sempre a direito. Em nome do défice, claro…Numa crónica recente, Eduardo Prado Coelho recomendava judiciosamente a Mário Lino que se abstivesse de abrir a boca em público. Razoável. O engenheiro até pode saber de obras, mas no que é mesmo especialista é a cavar a sepultura do Governo. Sucede que, ao pé de Margarida Moreira, o ministro passa por um simples e simpático menino de coro dos presidentes de câmara do Oeste.
Publicação: Saturday, June 16, 2007 8:00 AM por MiguelPortas

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!

Língua materna como língua de instrução: estupidez e teimosia do ME timorense

O melhor caminho para desenvolver as línguas maternas timorenses - vulgo línguas nacionais - é constituir equipas de estudiosos falantes nativos de cada uma das línguas (com a ajuda e colaboração de linguistas) para as estudar, analisar e estruturar a sua morfologia e sintaxe, e posterior aprovação da sua norma ortográfica pelo Parlamento Nacional a fim de haver uniformização no seu uso e ensino, evitando que uma mesma palavra tenha três ou quatro grafias diferentes. A política educativa deve estar integrada na estratégia de defesa e segurança nacional. Não deve servir, nunca, para abrir brechas na segurança e unidade do país. A educação não se limita apenas a ensinar a ler e a escrever ("literacia") e a ensinar efectuar operações aritméticas ("numeracia"). Num país multilingue - como o nosso - e de tradição oral é imperativo haver uma língua de comunicação comum a todos os falantes das cerca de uma vintena de línguas nacionais. Neste momento, o tétum já preenche es