Avançar para o conteúdo principal

Dissecação sumária do último texto alucinatório do dono do TLN

Tenho pejo em publicar os três textos, mais os seus comentários, publicados antes do fechar de portas, do dono do blogue Timor Lorosae Nação, que diz chamar-se António Veríssimo (e que assina o seu penúltimo texto com as iniciais AV - MM, e apresenta um perfil de asno no blogger e no facebook - neste último é "amigo" de algumas figuras públicas conhecidas da nossa praça, como pude verificar há pouco, se entretanto não os tiver já apagado), [Talvez essas individualidade saibam de quem é que se trata, podendo vir a servir de testemunhas num futuro processo judicial.]; contudo, faço aqui uma pequena desmontagem do último texto antes do encerramento do TLN.

Neste último texto, para além de falsamente acusar Xanana de "assassino no processo 11 de Fevereiro" e acrescentar que "o dr. do TR Claudio Ximenes sabe o que eu sei (ele, António Veríssimo sabe) e mais ainda..." [Quem mais saberá?!! ], faz rasgado elogio a três políticos, um da oposição e dois da AMP, como sendo a melhor alternativa (qualquer um deles) a Xanana, afirmando que "o melhor para Timor-Leste o melhor é Carrascalão [Qual deles: Mário, João?], Alkatiri, Lasama..." [Essa pontuação reticências deve querer dizer o quê? Há mais algum político nas sua listagem de alternativa a Xanana? Para mim é frustração, impotência...]

AV começa o terceiro parágrafo com este desabafo: "Por mim estou cansado de escrever verdades e não ver reacções de facto." [Que verdades? Foram só mentiras, difamações. Este parágrafo traduz bem a sua frustração por os timorenses não cairem nas suas mentiras.] Termina este parágrafo pondo em causa o reconhecimento pelo Estado português ao feito do Comandante da GNR que, a 11 de Fevereiro, comandou o pelotão que pôs a salvo a família do PR Xanana.

O último parágrafo denota que AV (ou seja lá quem assina com estas iniciais) se encontra num estado de extrema frustração por não conseguir os seus intentos, os seus propósitos, fala em ele não ter tido "a possibilidade de publicar todos os documentos" [Que documentos?], acrescentando que "Felismino sabe isso..." [Quem é Felismino?], misturando português com o crioulo de Cabo Verde, e o parágrafo todo pontuado com quase só reticências, o que denota extrema frustração e impotência. [Os psiquiatras / psicólogos devem ter uma explicação para o facto.] AV termina este parágrafo agradecendo a sua interlocutora [Imaginária? Heterónimo?] Lucrécia em crioulo: "Tou numa boa noite di ká, quarida Lucrécia, bigado! Eles ki avancem... Obrigado Lucrécia, mesmo!"

Finalmente, ainda no último parágrafo, AV, dirigindo-se a AV [Ele próprio? Ou um outro, seu heterónimo?] e os demais [Da "Fábrica"?] diz que "AV e o resto que deviam saber há imenso tempo" o que lhe está a provocar a extrema frustração e o enorme desespero (penso eu) por não conseguir os seus intentos desetabilizadores de Timor-Leste "o que me está a meter uma raiva do caraças", terminando o texto com o convite [A quem?]: "avancem lá oh malandros e espertos!" [Quem?]

Comentários

Anónimo disse…
Lendo isto fico com a impressao que o AV acabou por perceber que estava a remar contra a mare.

Mas o problema dele foi ser lento na comprensao e talvez lento em aceitar que mesmo os camaradas da Fretilin por quem ele muito se esforcava ja ha muito que se tinham conformado com a futilidade das accoes desestabilizadoras promovidas pelo TLN.

Ja ninguem ouvia ou 'reagia' ou estava preparado para continuar a gastar o seu tempo como colaboradores de um blog sem consequencia.

Da a entender que frustracao do AV tenha sido dirigida os camaradas Fretelins que em outros tempos enchiam o blog com as tais 'reaccoes' e elogios as 'verdades' por ele publicadas no TLN.

Abandonado pelos proprios camaradas Fretilins, ele percebeu que a unica saida possivel era meter a viola no saco e dizer adeus. Possivelmente a primeira coisa que fez foi agarrar uma garrafa de tintol de que tanto dizia gostar para afogar as magoas.

Nem o MTRM lhe conseguiu consolar com a sua presenca.

Coitadinho. Tanta ingratidao dos camaradas! Depois de tanto trabalho a propagandear as 'verdades' da Fretilin foi assim que lhe pagaram.

Lucrecia, ve la se consolas o AV. Ele precisa de um colo.
Anónimo disse…
No inicio deste ano inaugurou-se mais um blog satelite da Fabriqueta que vai ter de mudar de nome, alias ja mudou. Se se vir com alguma atencao verifica-se que desde o "Economista" Serra Tatamailau ao Tatolicismo vs Augusto Santos Junior vs Alex Tilman, passando pelo Taxeira, A N Bela e o Monstro, Azinheiras e Tolentos, Marias e Pedrucos da Zizi, As Amadas e os Franquinhos, estao la todos, indisfarcaveis. Batista, Batista e a sua vida de marinheiro que da cabo dela, da vida e do marinheiro.

http://www.facebook.com/photo.php?pid=343605&id=1669273553&fbid=1069334788142

Esta personagem sempre me fez muita especie mas nao eh so ele.

Dizia, o trampolim esta instalado desde Janeiro no blog TIMOR HAU NIAN DOBEN. Tem sido notorio desde o seu inicio a parceria entre o TLN e este blog. A Paulinha tambem la ta. Ta na hora.

Vai uma aposta?

Os comentarios neste citado blog estiveram, desde que nasceu o blog, controlados. Agora comecaram a aparecer alguns comentarios convenientes, tudo controladinho que veem ai novos tempos. Eleicoes oblige.

Ja agora, nao eh o Arsenio Bano que esta abaixo do "Doben", na fotografia de cabecalho do TIMOR HAU NIAN DOBEN? Nao me digam que eh o pessoal do PSD/Zac a usurpar-se da Frete, coitadinhos. Era coisa que faziam no TLN, talvez. Ah descarada. Chatearam-se.

E para terminar, esse referido blog, editou pelo menos um dos ultimos post de Verissimo do TLN. Indo ver agora ja la nao estah. Era o tal post Av MM que saiu no TLN mas que no TIMOR HAU NIAN DOBEN ja so era assinado MM. Nao eh verdade?

Porque? Eh curioso. O futuro o dira.
Anónimo disse…
Já tinha reparado há já algum tempo neste blogue www.timorhaunia doben.blogspot.com pelo discurso e também pelo aspecto gráfico.

Já tinha reparado também que tem os mesmos genes que o aparentemente falecido www.timorlorosaenacao.blogspot.com.

Já tinha reparado também que as personagens de que fala o comentarista anterior são a tal equipa (donos e autores e colaboradores) da tal "fabriqueta" de blogs que tenta a todo o custo e por todos os meios ao seu alcance, na blogosfera, destruir politicamente o Homem: XANANA.

Já tinha reparado também que fazem parte da tal equipa os bem instalados na era colonial, os meninos e meninas de bem, tipo meninos e meninas da linha de Caascais, cujos pais eram donos e senhores do resto da população timorense, e nunca se misturavam com os timorenses porque moravam na "Casa Grande" e os timorenses na "sanzala".

Já tinha reparado também que esta equipa de cinquentões e sexagenários estão estão em contacto permanente nas chamadas redes sociais da blogosfera, nomeadamente no facebook.

Já tinha reparado também que o que os move é apenas vingança por Xanana os ter apeado do poder, poder esse que diziam iriam detê-lo por 50 anos (tal como Hitler dizia dos mil anos do seu III Reich), acusando-o de tudo o que mau aconteceu, ou poderá vir a acontecer no futuro.

Mas meus caros, AV-MM, ou apenas AV, ou apenas MM, Tacheira, Batista, Pedregulhos e Chichis, etc., etc. Admiro-me é o Batista passar ultimamente a fazer parte também da tal equipa: mas, já tinha também notado a sua presença num blogue já desaparecido onde fazia acusações, posterirmemte desmentidas pelo próprio (utilizando um pseudónimo um diqui qualquer), a determinadas individualidades de uma instituição.

Mas, calma meus caros: em 2012 convençam o Povo Timorense de que sois os melhores, melhor que Xanana, maior que Xanana, e de certeza os timorenses haverão de vos dar algumas migalhas para encherem o vosso papo...

VIVA XANANA.
Anónimo disse…
Chegou a Díli a 'Brigada Reumática' de apoio e propaganda da política do Mari. Devem permanecer em Timor por volta de três semanas.

Mensagens populares deste blogue

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!

Língua materna como língua de instrução: estupidez e teimosia do ME timorense

O melhor caminho para desenvolver as línguas maternas timorenses - vulgo línguas nacionais - é constituir equipas de estudiosos falantes nativos de cada uma das línguas (com a ajuda e colaboração de linguistas) para as estudar, analisar e estruturar a sua morfologia e sintaxe, e posterior aprovação da sua norma ortográfica pelo Parlamento Nacional a fim de haver uniformização no seu uso e ensino, evitando que uma mesma palavra tenha três ou quatro grafias diferentes. A política educativa deve estar integrada na estratégia de defesa e segurança nacional. Não deve servir, nunca, para abrir brechas na segurança e unidade do país. A educação não se limita apenas a ensinar a ler e a escrever ("literacia") e a ensinar efectuar operações aritméticas ("numeracia"). Num país multilingue - como o nosso - e de tradição oral é imperativo haver uma língua de comunicação comum a todos os falantes das cerca de uma vintena de línguas nacionais. Neste momento, o tétum já preenche es