Faleceu hoje, 6/3, cerca das 8:30 horas, no Hospital Nacional Guido Valadares, vítima de cancro dos intestinos, Francisco Xavier do Amaral, candidato ao cargo de Presidente da República nestas eleições presidenciais 2012.
Xavier do Amaral proclamou a independência unilateral - a 28 de Novembro de 1975 - da República Democrática de Timor-Leste, e se tornou também o seu primeiro Presidente da República. Apesar de a Fretilin, na Assembleia Constituinte de 2001-2002, reconhecer e inscrever na Constituição da RDTL que a data da proclamação da independência do país é a 28 de Novembro de 1975, não reconheceu - de forma absurda, negando um facto histórico - o proclamador como sendo o primeiro Presidente da República da RDTL, só o fazendo no final da legislatura de 2002-2007, usufruindo Xavier a partir daí todas as honrarias de ex-titular PR.
O funeral realizar-se-á dia 8/03, 5ª feira, com honras de Estado, no Panteão Nacional, Metinaro. O governo decretou três dias de luto nacional, a partir de amanhã, com bandeira à meia haste em todas as instituições do Estado.
Comentários