Avançar para o conteúdo principal

Sandra Pires: cantora luso-timorense

Fiz várias tentativas para colar um vídeo desta cantora luso-timorense, Sandra Pires, nesta página do meu blogue, mas não tive sucesso. Por isso, passo a falar só da sua pessoa; e numa outra oportunidade, com ajuda, colocá-lo-ei aqui. No entanto, pode-se aceder a este vídeo de uma música cantada em tétum "Hau hakara surat ida", bastando escrever "Sandra Pires" na Youtube.

Sandra Pires nasceu em Timor, de mãe timorense e pai metropolitano (como se costumava designar os naturais de Portugal continental, no passado, antes das independências das antigas colónias portguesas); viveu parte da sua infância e adolescência com os avós em Portugal; e aos 13 anos imigrou para Austrália para se juntar aos seus pais para onde, entretanto, se refugiaram fugidos da guerra civil entre a Fretilin e UDT, em Agosto de 1975. Tendo começado a sua carreira artística na Austrália, cresceu como cantora na Áustria, onde actualmente reside. Fez recentemente vários concertos em Díli e Baucau, como testemunha o vídeo que queria partilhar convosco, mas pela minha "iliteracia informática" não consegui colocá-lo nesta postagem.



Comentários

Anónimo disse…
Olá! Tudo bem contigo? Penso que já vi uma entrevista com esta cantora e gostei das músicas que ela cantou, não sei se estou confundindo. Como está a Floribela? Agora estou morando em Espanha, deixei a escola. O meu e-mail é arq-marcia@hotmail.com. Manda notícias, um beijinho
Anónimo disse…
Olá Márcia,
Falou-se aqui na escola que já te mudaste para a Espanha. Deste mal com a escola? Ou encontraste algo melhor, algum projecto na terra de nustros hermanos?
A Frolibela foi para uma quinta de um senhor que se dedica à caça. Soube mais tarde quando dei pela falta dela. Disseram-me que foi dada ao referido senhor pela mãe do João Paulo, nosso aluno do 7º. Fiquei com pena, porque ela vinha todos os dias comer à nossa casa, e minha afeiçoou-se muito a ela! Penso que está a ser ne tratada; ou prefiro pensar assim! A Floribela estava prenha quando a levaram. Mando-te uma mensagem depois pelo e-mail. Beijinhos e abraço ao teu marido. Sebastião
Anónimo disse…
Quando vais escrever um post novo há duas opções, creio que no canto superior direito, uma é algo como "redigir" e outra é "html" ou "editar html"... Clicas nessa do html e colocas lá o código para "embed" que está no vídeo do youtube, depois é só clicares em post ou gravar, ou lá o que é.

Mensagens populares deste blogue

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!

Língua materna como língua de instrução: estupidez e teimosia do ME timorense

O melhor caminho para desenvolver as línguas maternas timorenses - vulgo línguas nacionais - é constituir equipas de estudiosos falantes nativos de cada uma das línguas (com a ajuda e colaboração de linguistas) para as estudar, analisar e estruturar a sua morfologia e sintaxe, e posterior aprovação da sua norma ortográfica pelo Parlamento Nacional a fim de haver uniformização no seu uso e ensino, evitando que uma mesma palavra tenha três ou quatro grafias diferentes. A política educativa deve estar integrada na estratégia de defesa e segurança nacional. Não deve servir, nunca, para abrir brechas na segurança e unidade do país. A educação não se limita apenas a ensinar a ler e a escrever ("literacia") e a ensinar efectuar operações aritméticas ("numeracia"). Num país multilingue - como o nosso - e de tradição oral é imperativo haver uma língua de comunicação comum a todos os falantes das cerca de uma vintena de línguas nacionais. Neste momento, o tétum já preenche es