Avançar para o conteúdo principal

Um Pouco de Futurologia

Candidatam-se nas próximas eleições legislativas de 30 de Junho treze partidos e coligações (Undertim, CNRT, PR, PDRT, PDC, UDT, PMD, PST, ASDT/PSD, Kota/PPT, Fretilin, PNT e PUN) para uns poucos cinquenta (não tenho o número preciso) assentos parlamentares. Com a "lei dos 5%", proposta e aprovada pela bancada parlamentar do ainda partido maioritário Fretilin, em que se preconiza que só terão direito a assento no Parlamento Nacional timorense partidos que conseguirem, no mínimo, 5% do total de votos validamente expressos nas eleições. Esta lei tem "a virtude" de "varrer" os partidos minúsculos com assento parlamentar que estavam a ter excessivo protagonismo, nas plenárias, nada consentâneo com a sua pequenez, e a incomodar em demasia o poder reinante. Com esta lei, alguns dos partidos pequenos, se não todos, não terão um único assento no PN. Assim, os actuais partidos pequenos com representação parlamentar que concorrem sozinhos nestas legislativas ( PDC, PST, PNT e a UDT) serão banidos do PN. Será um verdadeiro "tsunami" para "os pequeninos"! Por essa sua virtude de "varridela sanitária", a referida lei deveria passar a chamar-se "Lei Tsunami"!
A propósito da "lei dos 5%", a Frelimo, no início da era do multipartidarismo após a guerra civil que opôs a Renamo, legislou nesse sentido e, apenas, foi revogada na recta final da presidência Chissano.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

23/01: o modelo ADD do ME pode vir a ser suspenso!

Paulo Portas - no seu discurso de encerramento do Congresso do CDS-PP - solicitou ao Secretário-geral do Partido Socialista José Sócrates para conceder liberdade de voto aos deputados da bancada do PS na votação da proposta do seu partido do diploma de um novo modelo de avaliação do desempenho docente agendada para dia 23/01, 6ª feira.

Comandos Timorenses - Rostos (1)

Capitão Chung discursando numa festa de confraternização da Associação de Comandos com os refugiados timorenses no ano de 1978. No palco, estão em primeiro plano o capitão Chung (passou à reserva com o posto de coronel) e ao fundo as crianças do coro Loro Sa'e, dirigido pelo maestro Cornélio Vianey da Cruz. Vicente Guterres, actual deputado do Parlamento Nacional timorense  - e ex-Presidente do mesmo parlamento que renunciou ao cargo em 5 de maio de 2016 - em frente ao Monumento dos Comandos, no Regimento dos Comandos de Amadora. Foto tirada em Maio de 1982. Fez o curso de Comando no 1º turno de 1982.