Avançar para o conteúdo principal

Ministros da Defesa da CPLP reúnem-se em Díli

Ministros da Defesa da CPLP se reúnem no Timor Leste

Lisboa, 14 maio (Lusa) - Os ministros da Defesa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) realizam seu décimo encontro no próximo fim de semana, em Dili.

Cabo Verde, representado pela ministra Maria Cristina Fontes Lima, entrega, na ocasião, a presidência rotativa do fórum ministerial ao Timor Leste.

O encontro dos países da CPLP, que começa no sábado, pretende desenvolver os acordos existentes entre Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.

Na reunião, Portugal vai defender a criação de uma rede de centros de excelência no setor da defesa, com o objetivo de permitir a troca de experiências entre os países da CPLP em treinamento e formação.

A intenção é criar áreas de especialidade militar em cada Estado-membro da CPLP. Portugal aponta, por exemplo, que Moçambique poderia apostar em seu centro de fuzileiros navais de Catembe.

A iniciativa portuguesa foi debatida durante a visita do ministro luso da Defesa, Nuno Severiano Teixeira, a Moçambique, em março passado.

Como é habitual, a reunião de ministros da Defesa da CPLP também vai abordar questões como a segurança internacional e a cooperação técnico-militar.

Paralelamente ao encontro, Nuno Severiano Teixeira vai se reunir com o presidente timorense, José Ramos-Horta, e com o primeiro-ministro e ministro da Defesa, Xanana Gusmão, para debater a cooperação bilateral entre Portugal e o Timor Leste.

Lusa (Brasil)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

23/01: o modelo ADD do ME pode vir a ser suspenso!

Paulo Portas - no seu discurso de encerramento do Congresso do CDS-PP - solicitou ao Secretário-geral do Partido Socialista José Sócrates para conceder liberdade de voto aos deputados da bancada do PS na votação da proposta do seu partido do diploma de um novo modelo de avaliação do desempenho docente agendada para dia 23/01, 6ª feira.

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!