Avançar para o conteúdo principal

CPLP vai ter centros de excelência

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa vai dispor de uma rede de Centros de Excelência de formadores militares.

A proposta foi avançada por Portugal e aprovada hoje por unanimidade na reunião de ministros da Defesa da CPLP, que está a decorrer em Timor-Leste.

No balanço da reunião o ministro da Defesa, Nuno Severiano Teixeira, explicou à Renascença o papel de Portugal nestes Centros de Excelência.

“Portugal tem, desde logo, disponibilidade para essa formação, para disponibilizar os formadores para essa formação. Cada um dos países identificará quais são as áreas de especialização que lhe interessam com um objectivo que é comum: especialização das operações de paz. É um projecto muito importante para a CPLP e é importante para cada um dos países em particular”, disse.

Agora os oito estados-membros da organização têm um ano para apresentar um plano operacional para pôr em marcha estes Centros de Excelência de formadores militares.

No plano bilateral, o ministro da Defesa reafirmou o compromisso português na continuação dos programas de cooperação militar com Timor-Leste.

Amanhã Severiano Teixeira vai encontrar-se com o Presidente Ramos Horta.


CC

Rádio Renascença, 17-05-2008

Comentários

Mensagens populares deste blogue

23/01: o modelo ADD do ME pode vir a ser suspenso!

Paulo Portas - no seu discurso de encerramento do Congresso do CDS-PP - solicitou ao Secretário-geral do Partido Socialista José Sócrates para conceder liberdade de voto aos deputados da bancada do PS na votação da proposta do seu partido do diploma de um novo modelo de avaliação do desempenho docente agendada para dia 23/01, 6ª feira.

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!