Avançar para o conteúdo principal

Distribuição de deputados pelos partidos e coligações

Com a 'fuga' de Xavier do Amaral e do seu partido ASDT para se aliarem a Fretilin de Mari Alkatiri, abre-se uma nova crise no país do crocodilo. Importa recordar aqui e agora a distribuição dos deputados pelos partidos e coligações.

Fretilin - 21 deputados
CNRT - 18 deputados
Coligação PSD/ASDT - 11 deputados (PSD 6 e ASDT 5)
PD - 8 deputados
PUN - 3 deputados
AD-KOTA/PPT - 2 deputados
UNDERTIM - 2 deputados

Total: 65 deputados

Nenhum partido obteve uma maioria clara parlamentar, nas eleições de 30/6, capaz de por si sustentar um governo. Assim, a única saída era formar alianças pós-eleitorais. A Fretilin 'namorou' com alguns partidos, nomeadamente o PD e UNDERTIM, mas não chegando a 'casamento'. O CNRT conseguiu aliar-se com a Coligação PSD/ASDT e PD para formar a Aliança para a Maioria Parlamentar (AMP), formando um bloco parlamentar de 37 deputados.

A AMP inicial, antes da 'fuga' do Xavier do Amaral para se juntar a Fretilin, era uma aliança do CNRT (18), Coligação PSD/ASDT (6+5=11) e PD (8), totalizando 37 deputados (maioria absoluta). Agora, tirando 5 deputados do ASDT, ficam 32 deputados, num total de 65. Assim, AMP 'actual' precisará de mais um deputado para fazer passar o próximo orçamento do Estado. E onde é que Xanana vai buscar este deputado? Pode ir buscá-lo a UNDERTIM de L7 (L Sete) ou a PUN de Fernanda Borges.

Outro cenário que se poderia colocar era, tendo como partido-motor Fretilin, como ficaria a contabilidade em termos de fidelidade.
  1. Primeira hipótese: Fretilin 21 + ASDT 5 + KOTA 2 = 28
  2. Segunda hipótese: Fretilin 21 + ASDT 5 + KOTA 2 + UNDERTIM 2 = 30
  3. Terceira hipótese: Fretilin 21 + ASDT 5 + KOTA 2 + UNDERTIM 2 + PUN 3 = 33
  4. Quarta hipótese: Fretilin 21 + ASDT 5 + KOTA 2 + UNDERTIM 2 + 3 dissidentes do PD = 33
  5. Quinta e última hipótese: Xavier do Amaral rói a corda da plataforma política assinada no 1º de Maio de 2008 e volta ao ponto de partida, ou seja, a ASDT volta a fazer parte da AMP, ficando assim inalterável a distribuição de deputados.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

23/01: o modelo ADD do ME pode vir a ser suspenso!

Paulo Portas - no seu discurso de encerramento do Congresso do CDS-PP - solicitou ao Secretário-geral do Partido Socialista José Sócrates para conceder liberdade de voto aos deputados da bancada do PS na votação da proposta do seu partido do diploma de um novo modelo de avaliação do desempenho docente agendada para dia 23/01, 6ª feira.

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!