Timor-Leste: Cerveja e "karaoke" para Salsinha no comando conjunto
Díli, 01 Mai (Lusa) - A rendição de Gastão Salsinha foi celebrada terça-feira à noite, no comando conjunto em Díli, Timor-Leste, com uma festa que juntou os captores e os capturados da operação "Halibur" em torno de muita cerveja e muita música.
O ex-tenente Gastão Salsinha, principal arguido no processo em curso sobre os ataques ao Presidente da República e ao primeiro-ministro, jantou terça-feira no comando conjunto, no Bairro do Farol, numa mesa de oficiais da operação "Halibur".
Salsinha e os seus homens estiveram na festa até cerca das 22:30 (hora local), afirmaram à agência Lusa vários participantes do convívio.
"Houve muita cerveja, muita música e karaoke", afirmou um elemento das forças que, durante quase três meses, perseguiram os fugitivos do 11 de Fevereiro pelos distritos ocidentais do país.
"Divertiram-se todos", resumiu à Lusa o comandante da "Halibur", tenente-coronel Filomeno Paixão.
Durante o jantar com oficiais do comando conjunto, militares e polícias timorenses confraternizaram e abraçaram os 13 fugitivos.
No exterior do salão de conferências onde funciona o comando da "Halibur", houve música até tarde, com elementos das forças de segurança cantando em "karaoke" e dançando.
"A festa podia ouvir-se em minha casa", afirmou à Lusa o ex-primeiro-ministro Mari Alkatiri, secretário-geral da Fretilin.
Mari Alkatiri vive a cerca de duzentos metros do comando conjunto da "Halibur".
Gastão Salsinha foi entregue às autoridades judiciais no dia seguinte, quarta-feira, para o primeiro interrogatório no âmbito do processo relativo aos ataques de 11 de Fevereiro.
Salsinha e cinco elementos do seu grupo estão desde hoje em prisão preventiva.
PRM
RTP Online, 1-05-2008
Comentários