Avançar para o conteúdo principal

Colômbia: Nativos inauguram primeiro canal de televisão indígena

Bogotá, 17 Mai (Lusa) - Os indígenas kankuamos que habitam no Norte da Colômbia inauguraram esta semana a TV Kankuama, o primeiro canal de televisão dirigido por uma comunidade aborígene no país, revelou o governo colombiano.

O primeiro canal de televisão étnico do país funcionará na povoação de Atánquez, na Serra Nevada de Santa Marta, e será gerido por 34 kankuamos que se especializaram em desenho, produção e gestão televisiva e que ficarão responsáveis pela programação relacionada com a sua cultura.

O canal, coordenado pelo antropólogo Patrick Morales, tem o apoio da Comissão Nacional de Televisão, do Ministério de Comunicações e do canal regional Tele Caraíbas.

"O propósito deste canal é recuperar as tradições culturais e simbólicas da região, afectadas por diversos processos de colonização e pelo conflito armado colombiano", afirmou a presidência colombiana em comunicado.

Acrescentou que "os processos de produção e orientação filosófica do canal estarão nas mãos das autoridades kankuamas e dos habitantes da zona, de acordo com os princípios de autonomia e respeito pela multiculturalidade consagrados na Constituição".

Os kankuamos, uma tribo em risco de extinção, foram afectados pela presença de guerrilheiros de esquerda e paramilitares de direita.

Na Serra Nevada de Santa Marta, vivem também os aborígenes arhuacos, koguis e wiwas (ou arzarios).

A região, que incluiu as zonas de Magdalena, Cesar e Guajira, está classificada como Património da Humanidade e Reserva da Biosfera e é considerada a montanha mais alta do mundo face à sua proximidade com o mar, nascendo diversos rios nos seus cumes.

HSF.

Lusa/fim

Expresso Online, 17-05-2008

Comentários

Mensagens populares deste blogue

23/01: o modelo ADD do ME pode vir a ser suspenso!

Paulo Portas - no seu discurso de encerramento do Congresso do CDS-PP - solicitou ao Secretário-geral do Partido Socialista José Sócrates para conceder liberdade de voto aos deputados da bancada do PS na votação da proposta do seu partido do diploma de um novo modelo de avaliação do desempenho docente agendada para dia 23/01, 6ª feira.

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!